Esqueça as vitaminas, a estatura é mesmo hereditária

sergeysus / Flickr

-

Uma colaboração científica internacional permitiu identificar perto de 700 variantes genéticas determinantes para a altura e o peso das pessoas.

A descoberta, publicada na revista britânica Nature Genetics, poderá contribuir para combater determinadas doenças ligadas ao crescimento.

O estudo foi realizado, por cerca de 450 investigadores norte-americanos, europeus e australianos, reunidos sob a liderança do Consortium GIANT (Investigação Internacional de Genética e de Tratados Antropométricos), que examinaram o ADN de mais de 250.000 europeus.

Os cientistas identificaram 697 variantes genéticas, em mais de 400 regiões do genoma implicado no crescimento, ou seja, três vezes mais do que era conhecido até ao momento.

“Podemos agora explicar cerca de 20% da hereditariedade da altura, contra 12% antes”, disse o investigador Tonu Eskio, do Hospital da Criança de Boston, um dos co-autores do estudo.

A altura é determinada por um número muito grande, mas finito, de factores.

Os estudos precedentes já tinham demonstrado que a altura dos indivíduos depende em 80% de factores hereditários e, em 20%, a factores ligados à alimentação ou ao meio ambiente.

Para o professor da universidade britânica de Exeter, em Devon, Tim Frayling, um dos autores do estudo, a pesquisa deve igualmente servir para “tranquilizar pais preocupados”.

“Se os seus filhos não estão a crescer tanto como seria de esperar, não se preocupe”, diz Frayling, “provavelmente, apenas herdaram uma grande quantidade de genes de baixote”.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Dia da Defesa Nacional regressa ao formato presencial a 2 de setembro

O Dia da Defesa Nacional, que está suspenso desde o dia 9 de março devido à pandemia de covid-19, irá regressar ao formato presencial a 2 de setembro, anunciou o Governo esta quarta-feira. Em comunicado, o …

Norte-americano detido depois de usar fundos da covid-19 para comprar um Lamborghini

As autoridades dos Estados Unidos detiveram um empresário que comprou um carro de luxo da marca Lamborghini com dinheiro que recebeu de programas federais para ajudar os afetados pelo novo coronavírus (covid-19). A notícia é …

FC Porto e Benfica disputam Supertaça a 23 de dezembro

O jogo da Supertaça, que vai opor o FC Porto ao Benfica e que deveria a abrir a temporada 2020/21, vai disputar-se a 23 de dezembro, anunciou, esta quarta-feira, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Em …

Especialistas alemães consideram que país já está a ter uma segunda vaga

Especialistas alemães consideram que o país já está a passar por uma segunda vaga de covid-19, ainda que não seja comparável à primeira. De acordo com o sindicato dos médicos Marburger Bund, o país já está …

Governo garante que julho foi o mês com mais testes à covid-19

O mês de julho registou o maior número de testes à covid-19, totalizando 431.178 rastreios e uma média diária de 13.909, revelou, esta quarta-feira, a secretária de Estado da Saúde. Na conferência de imprensa para fazer …

Imprensa chinesa acusa EUA de "abuso de poder" para roubar TikTok

Um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC) acusou esta quarta-feira os Estados Unidos (EUA) de "abusarem do seu poder" para "roubarem" o TikTok, ao forçarem a venda da aplicação de vídeos detida pela empresa …

"Poder militar supremo". Duas semanas de estado de emergência em Beirute

O Governo libanês decretou, esta quarta-feira, o estado de emergência por duas semanas em Beirute, na sequência das explosões no porto da capital. O último balanço feito pelo Governo aponta para 135 mortos. Pelo menos 135 …

43% dos restaurantes pondera avançar para insolvência

Cerca de 43% das empresas de restauração e bebidas e de 17% do alojamento turístico ponderam avançar para insolvência, informa o mais recente inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP). "No …

António Mexia investe 25 mil euros no aumento de capital da EDP

O presidente do Conselho de Administração Executivo da EDP, que se encontra com funções suspensas, subscreveu 7738 ações, num investimento de 24.535 euros, no aumento de capital de mais de mil milhões de euros do …

Liga quer adeptos nas bancadas em setembro. Governo não se compromete

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta quarta-feira, que o organismo está a trabalhar para que a época 2020/21 comece com público nas bancadas. Na conferência "Futebol Profissional e Economia Pós COVID-19", …