Esqueça cães e gatos, o seu próximo animal de estimação é uma mini-vaca

É incontável o número de vezes que os seres humanos usaram e modificaram animais para benefício próprio. Desde ratos de laboratório até porcos geneticamente modificados, os humanos alteram a natureza para encontrar respostas e satisfazer necessidades.

Desta foi a vez das mini-vacas de estimação. É isso mesmo: alguns criadores de gadovendem vacas e touros criados a partir da reprodução seletiva para serem do tamanho de um animal de estimação.

O mais famoso é Dustin Pillard, que cria as mini-vacas na sua quinta, nos EUA. O criador foi destaque em jornais inúmeras vezes desde que começou a produzir micro-gado em 1995, mas as suas vacas em miniatura estão mais pequenas do que nunca.

Dustin ficou familiarizado com o conceito de mini-vacas em 1992, quando participou num leilão de gado e ficou fascinado com os animais. Três anos depois, quando se tornou o dono de um rancho de 10 hectares, comprou cinco destes animais.

As vacas e touros de Pillard têm uma altura média de cerca de 84 centímetros. Os animais são de cores e raças diferentes, como Texas Longhorns, Texas Shorthorns, Jerseys, Dexters, Herefords, Angus, Zebus e Watusis.

O criador vende de 10 a 20 animais por ano, principalmente para os norte-americanos que os criam como animais de estimação. No entanto, a tendência parece estar em crescimento com interessados a aparecer dos quatro cantos do mundo, desde a Europa, ao México, sem esquecer a Argentina.

“Muitos deles têm personalidades como a de um cão. Correm como cães, gostam de pessoas e são tranquilos e sociáveis. Também adoram atenção”, descreve Pillard.

A reprodução seletiva é conhecida por resultar em problemas de saúde, como é o caso de algumas raças de cães e gatos, mas Pillard afirma que as vacas e os touros em miniatura da sua quinta são perfeitamente saudáveis.

“O nosso objetivo é ter um bom rebanho de 25 a 30 animais, todos abaixo de 91 centímetros e todos com menos de 200 quilos – e muita cor”, diz Pillard.

Os touros começam a ser vendidos por cerca de 1.000 dólares (cerca de 840 euros) e Pillard mantém a maioria das vacas para aumentar o rebanho.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Invés de darem estas noticias de vacas dos EUA mais valia defenderem uma raça portuguesa original de mini vacas que é a cachena a ajudarem a espalhar a nossas cachenas e não as vacas americanas!

  2. Então e os peidos que as vacas dão que poluem a atmosfera ? Não vão poluir o ar das casas? A minha casa vai ficar poluida porque o meu vizinho tem um animal que dá peidos e polui? Não,…! Deviam proibir estas vacas nas zonas residenciais.

    • Se para extrair leite se aplica uma ordenhadeira nas tetas da dita é enfiar o tubo do gás directo ao fogão e terá gás metano a alimentar o fogão e voilà acabam-se os maus cheiros

RESPONDER

As bactérias intestinais podem influenciar a gravidade de um AVC

Uma equipa de investigadores da Cleveland Clinic, nos Estados Unidos, descobriu uma nova associação cérebro-intestino que está a surpreender a comunidade científica. Os resultados do estudo mostram como um metabólito produzido por bactérias intestinais pode amplificar …

O icónico Tamagotchi está de volta, mas desta vez em forma de smartwatch

No ano em que se celebram os 25 anos do Tamagotchi, surge uma nova versão do icónico brinquedo. O Smart é um Tamagotchi na forma de um relógio inteligente, para se usar no pulso. O …

Rã com olhos vermelhos descoberta no Equador. Chama-se Led Zeppelin

Os seus olhos vermelhos cativaram os investigadores, que decidiram batizar de Led Zeppelin uma nova espécie de rã terrestre descoberta no Equador. A Pristimantis ledzeppelin foi descoberta pelos equatorianos David Brito e Carolina Reyes, cientistas do …

Itália 1 - 0 País de Gales | “Azzurri” vencem mas galeses apuram-se

Imparável! Com o apuramento para os “oitavos” já no bolso, a Itália entrou em campo com nada mais, nada menos do que oito mexidas em relação à equipa que tinha iniciado o último jogo, frente …

Casa de banho do século XII encontrada em bar de tapas em Sevilha

Recentemente, um grupo de trabalhadores encontrou uma casa de banho do século XII dentro de um bar de tapas espanhol. A descoberta está a ajudar a perceber como era a vida em Sevilha na época. No …

Suíça 3 - 1 Turquia | Seferovic e Shaqiri “abrem o livro”

A Suíça venceu de forma categórica a Turquia por 3-1, afastou os turcos da prova e terminou o Grupo A no terceiro lugar, com quatro pontos, esperando agora pelo final da fase de grupos para …

Presidente eleito do Irão promete governo "revolucionário e anticorrupção"

O Presidente eleito do Irão, o clérigo ultraconservador Ebrahim Raissi, prometeu hoje formar um governo "trabalhador, revolucionário e anticorrupção", aludindo ao estrito cumprimento dos princípios do sistema teocrático do país. Num comunicado, Raissi apresentou-se como “um …

Na Coreia do Norte, um pacote de café pode chegar aos 80 euros

Residentes norte-coreanos dizem que uma pequena embalagem de chá preto ou um pacote de café podem chegar aos 60 e 80 euros, respetivamente. Esta semana, o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, reconheceu que o …

Mais de 2200 armas entregues à PSP em menos de quatro meses

Mais de 2200 armas de fogo, a maioria das quais espingardas, foram entregues de forma voluntária à PSP, entre 24 de Fevereiro e 15 de Junho, anunciou este domingo aquela força policial. Em comunicado, a PSP …

O Arco do Triunfo vai ser embrulhado em tecido azul e corda vermelha durante 16 dias

O projeto foi pensado por Christo Vladimirov Javacheff e Jeanne-Claude no início dos anos 60, mas nunca se realizou. Agora, o monumento será embrulhado em azul e vermelho entre 18 de setembro e 3 de …