Esqueça cães e gatos, o seu próximo animal de estimação é uma mini-vaca

É incontável o número de vezes que os seres humanos usaram e modificaram animais para benefício próprio. Desde ratos de laboratório até porcos geneticamente modificados, os humanos alteram a natureza para encontrar respostas e satisfazer necessidades.

Desta foi a vez das mini-vacas de estimação. É isso mesmo: alguns criadores de gadovendem vacas e touros criados a partir da reprodução seletiva para serem do tamanho de um animal de estimação.

O mais famoso é Dustin Pillard, que cria as mini-vacas na sua quinta, nos EUA. O criador foi destaque em jornais inúmeras vezes desde que começou a produzir micro-gado em 1995, mas as suas vacas em miniatura estão mais pequenas do que nunca.

Dustin ficou familiarizado com o conceito de mini-vacas em 1992, quando participou num leilão de gado e ficou fascinado com os animais. Três anos depois, quando se tornou o dono de um rancho de 10 hectares, comprou cinco destes animais.

As vacas e touros de Pillard têm uma altura média de cerca de 84 centímetros. Os animais são de cores e raças diferentes, como Texas Longhorns, Texas Shorthorns, Jerseys, Dexters, Herefords, Angus, Zebus e Watusis.

O criador vende de 10 a 20 animais por ano, principalmente para os norte-americanos que os criam como animais de estimação. No entanto, a tendência parece estar em crescimento com interessados a aparecer dos quatro cantos do mundo, desde a Europa, ao México, sem esquecer a Argentina.

“Muitos deles têm personalidades como a de um cão. Correm como cães, gostam de pessoas e são tranquilos e sociáveis. Também adoram atenção”, descreve Pillard.

A reprodução seletiva é conhecida por resultar em problemas de saúde, como é o caso de algumas raças de cães e gatos, mas Pillard afirma que as vacas e os touros em miniatura da sua quinta são perfeitamente saudáveis.

“O nosso objetivo é ter um bom rebanho de 25 a 30 animais, todos abaixo de 91 centímetros e todos com menos de 200 quilos – e muita cor”, diz Pillard.

Os touros começam a ser vendidos por cerca de 1.000 dólares (cerca de 840 euros) e Pillard mantém a maioria das vacas para aumentar o rebanho.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Invés de darem estas noticias de vacas dos EUA mais valia defenderem uma raça portuguesa original de mini vacas que é a cachena a ajudarem a espalhar a nossas cachenas e não as vacas americanas!

  2. Então e os peidos que as vacas dão que poluem a atmosfera ? Não vão poluir o ar das casas? A minha casa vai ficar poluida porque o meu vizinho tem um animal que dá peidos e polui? Não,…! Deviam proibir estas vacas nas zonas residenciais.

    • Se para extrair leite se aplica uma ordenhadeira nas tetas da dita é enfiar o tubo do gás directo ao fogão e terá gás metano a alimentar o fogão e voilà acabam-se os maus cheiros

RESPONDER

Imagem revela possíveis camadas de arenito em Marte

O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da agência espacial dos Estados Unidos capturou uma incrível imagem da superfície do Planeta Vermelho. O Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA está em órbita há quase 14 anos. O instrumento …

A nova aquisição da NASA é uma "balança" para exoplanetas

No ponto mais alto das montanhas Quinlan, com vista para o deserto de Sonora, que se estende pelo sul do Arizona, o NEID recolheu as suas primeiras observações, conhecidas coloquialmente pelos astrónomos como a "primeira …

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …