Esqueça cães e gatos, o seu próximo animal de estimação é uma mini-vaca

É incontável o número de vezes que os seres humanos usaram e modificaram animais para benefício próprio. Desde ratos de laboratório até porcos geneticamente modificados, os humanos alteram a natureza para encontrar respostas e satisfazer necessidades.

Desta foi a vez das mini-vacas de estimação. É isso mesmo: alguns criadores de gadovendem vacas e touros criados a partir da reprodução seletiva para serem do tamanho de um animal de estimação.

O mais famoso é Dustin Pillard, que cria as mini-vacas na sua quinta, nos EUA. O criador foi destaque em jornais inúmeras vezes desde que começou a produzir micro-gado em 1995, mas as suas vacas em miniatura estão mais pequenas do que nunca.

Dustin ficou familiarizado com o conceito de mini-vacas em 1992, quando participou num leilão de gado e ficou fascinado com os animais. Três anos depois, quando se tornou o dono de um rancho de 10 hectares, comprou cinco destes animais.

As vacas e touros de Pillard têm uma altura média de cerca de 84 centímetros. Os animais são de cores e raças diferentes, como Texas Longhorns, Texas Shorthorns, Jerseys, Dexters, Herefords, Angus, Zebus e Watusis.

O criador vende de 10 a 20 animais por ano, principalmente para os norte-americanos que os criam como animais de estimação. No entanto, a tendência parece estar em crescimento com interessados a aparecer dos quatro cantos do mundo, desde a Europa, ao México, sem esquecer a Argentina.

“Muitos deles têm personalidades como a de um cão. Correm como cães, gostam de pessoas e são tranquilos e sociáveis. Também adoram atenção”, descreve Pillard.

A reprodução seletiva é conhecida por resultar em problemas de saúde, como é o caso de algumas raças de cães e gatos, mas Pillard afirma que as vacas e os touros em miniatura da sua quinta são perfeitamente saudáveis.

“O nosso objetivo é ter um bom rebanho de 25 a 30 animais, todos abaixo de 91 centímetros e todos com menos de 200 quilos – e muita cor”, diz Pillard.

Os touros começam a ser vendidos por cerca de 1.000 dólares (cerca de 840 euros) e Pillard mantém a maioria das vacas para aumentar o rebanho.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Invés de darem estas noticias de vacas dos EUA mais valia defenderem uma raça portuguesa original de mini vacas que é a cachena a ajudarem a espalhar a nossas cachenas e não as vacas americanas!

  2. Então e os peidos que as vacas dão que poluem a atmosfera ? Não vão poluir o ar das casas? A minha casa vai ficar poluida porque o meu vizinho tem um animal que dá peidos e polui? Não,…! Deviam proibir estas vacas nas zonas residenciais.

    • Se para extrair leite se aplica uma ordenhadeira nas tetas da dita é enfiar o tubo do gás directo ao fogão e terá gás metano a alimentar o fogão e voilà acabam-se os maus cheiros

RESPONDER

Detetadas "partículas fantasma" de radioatividade nas profundezas da Terra

Recorrendo ao detetor Borexino, do laboratório italiano de Gran Sasso, cientistas conseguiram encontrar "partículas fantasma" oriundas das profundezas da Terra. Estas estranhas partículas, monitorizadas pela comunidade científica desde meados de 2007, conta o britânico The …

Uma anã branca "ressuscitou" para devorar a sua companheira mais fraca

Os astrónomos detetaram uma explosão de uma "estrela vampira" em dados colhidos acidentalmente pelo telescópio espacial Kepler. Este fenómeno é um dos eventos mais raros de novas - explosões nuclear cataclísmica numa estrela. As novas ocorrem …

Sporting CP 1-0 Marítimo | Borja dispara rumo ao pódio

O Sporting sofreu, mas levou a “água ao seu moinho”. Na recepção ao um Marítimo consistente, mas pouco perigoso, o “leão” venceu por 1-0, numa partida com poucas ocasiões de golo, mas com domínio claro …

Reino Unido vai tornar públicos registos de avistamentos de OVNIs

A Força Aérea britânica vai disponibilizar todos os documentos sobre os avistamentos de OVNIs online. Até então, os registos eram mantido sob segredo. A Força Aérea Real do Reino Unido decidiu tornar públicos os registos de …

Sobreviventes a um cancro na infância têm maior probabilidade de vir a ter outro

Sobreviventes a um cancro têm uma maior probabilidade cinco vezes maior de vir a ter outro em comparação com a população em geral. O risco vai diminuindo ao longo do tempo desde o primeiro diagnóstico. Pessoas …

Lineker: "Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados"

"Se pusessem a minha equipa de 1990 a jogar contra uma moderna, seríamos assassinados", disse Gary Lineker, antigo internacional inglês, que agora é comentador da BBC. Em entrevista ao The Guardian, o antigo avançado da seleção …

Bater com um cutelo e espezinhar. A massagem que promete livrar de todas as dores

Santiago Terrases oferece uma massagem única, na qual calca as pessoas com os pés e bate-lhes com um cutelo. O norte-americano garante que consegue tirar todas as dores. No estado de Nevada, nos Estados Unidos, está …

"Choveram" propostas de empréstimo por Marega

O emblema portista recebeu vários proposta de empréstimo por Moussa Marega, mas acabou por as rejeitar. O FC Porto apenas abre mão do jogador caso seja paga a cláusula de rescisão. A imprensa francesa avança esta …

Crise de saúde mental nos jovens. Há um sexo mais em risco do que o outro

O uso regular de redes sociais pode afetar a saúde mental dos jovens. No entanto, os seus efeitos podem-se manifestar mais drasticamente em raparigas do que em rapazes. Desde 2010, as taxas de depressão, automutilação e …

PS quer limitar "vistos Gold" aos municípios do interior e às regiões autónomas

O PS entregou hoje uma proposta de alteração ao Orçamento em que limita a concessão dos "vistos Gold" a investimentos feitos por estrangeiros em municípios do interior ou nas regiões autónomas dos Açores e da …