/

Esqueça cães e gatos, o seu próximo animal de estimação é uma mini-vaca

5

É incontável o número de vezes que os seres humanos usaram e modificaram animais para benefício próprio. Desde ratos de laboratório até porcos geneticamente modificados, os humanos alteram a natureza para encontrar respostas e satisfazer necessidades.

Desta foi a vez das mini-vacas de estimação. É isso mesmo: alguns criadores de gadovendem vacas e touros criados a partir da reprodução seletiva para serem do tamanho de um animal de estimação.

O mais famoso é Dustin Pillard, que cria as mini-vacas na sua quinta, nos EUA. O criador foi destaque em jornais inúmeras vezes desde que começou a produzir micro-gado em 1995, mas as suas vacas em miniatura estão mais pequenas do que nunca.

Dustin ficou familiarizado com o conceito de mini-vacas em 1992, quando participou num leilão de gado e ficou fascinado com os animais. Três anos depois, quando se tornou o dono de um rancho de 10 hectares, comprou cinco destes animais.

As vacas e touros de Pillard têm uma altura média de cerca de 84 centímetros. Os animais são de cores e raças diferentes, como Texas Longhorns, Texas Shorthorns, Jerseys, Dexters, Herefords, Angus, Zebus e Watusis.

O criador vende de 10 a 20 animais por ano, principalmente para os norte-americanos que os criam como animais de estimação. No entanto, a tendência parece estar em crescimento com interessados a aparecer dos quatro cantos do mundo, desde a Europa, ao México, sem esquecer a Argentina.

“Muitos deles têm personalidades como a de um cão. Correm como cães, gostam de pessoas e são tranquilos e sociáveis. Também adoram atenção”, descreve Pillard.

A reprodução seletiva é conhecida por resultar em problemas de saúde, como é o caso de algumas raças de cães e gatos, mas Pillard afirma que as vacas e os touros em miniatura da sua quinta são perfeitamente saudáveis.

“O nosso objetivo é ter um bom rebanho de 25 a 30 animais, todos abaixo de 91 centímetros e todos com menos de 200 quilos – e muita cor”, diz Pillard.

Os touros começam a ser vendidos por cerca de 1.000 dólares (cerca de 840 euros) e Pillard mantém a maioria das vacas para aumentar o rebanho.

5 Comments

  1. Invés de darem estas noticias de vacas dos EUA mais valia defenderem uma raça portuguesa original de mini vacas que é a cachena a ajudarem a espalhar a nossas cachenas e não as vacas americanas!

  2. Então e os peidos que as vacas dão que poluem a atmosfera ? Não vão poluir o ar das casas? A minha casa vai ficar poluida porque o meu vizinho tem um animal que dá peidos e polui? Não,…! Deviam proibir estas vacas nas zonas residenciais.

    • Se para extrair leite se aplica uma ordenhadeira nas tetas da dita é enfiar o tubo do gás directo ao fogão e terá gás metano a alimentar o fogão e voilà acabam-se os maus cheiros

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.