Espuma tóxica invade uma das praias mais famosas da Índia. Banhistas ignoram os riscos

Uma espuma branca tóxica cobriu uma das praias mais famosas da Índia, em Chennai, pelo quarto dia consecutivo na segunda-feira, criando um novo risco de poluição para o país.

Esta é a maior praia urbana da Índia e recebe dezenas de milhares de visitantes diariamente. Apesar dos alertas feitos aos pescadores para não entrarem no mar nesta região, as crianças brincam e os turistas tiram fotografias, sem notar o cheiro azedo que emana da espuma, segundo conta a AFP.

A espuma também é um visitante recorrente na praia, aparecendo todos os anos quando as chuvas das monções levam a poluição para o mar. A espuma será o resultado de uma mistura de resíduos de detergente e outros detritos, levados pelo vento e pelas ondas numa espuma.

Em declarações à agência de notícias, Pravakar Mishra, cientista do Centro Nacional de Pesquisa Costeira, disse que apenas 40% das águas residuais de Chennai são tratadas. O restante do esgoto da cidade de mais de sete milhões de pessoas é levado diretamente para o mar.

A espuma pode causar irritação e danos à pele. Uma autoridade ouvida pelo The Indian Express, citada pela BBC, afirmou que a poluição levaria “um ou dois dias” para ser diluída.

Jeyaseelan, um pescador, disse à AFP que o valor do peixe que capturou caiu para zero, já que os habitantes locais suspeitam que o peixe esteja contaminado pela poluição visível na praia.  Em 2016 e 2017, o escoamento da poluição causou a extinção de peixes em massa na costa perto de Chennai.

A poluição é um problema crescente na Índia. A poluição atmosférica obstruí as áreas urbanas em rápida expansão do país e as práticas inadequadas de saneamento de água criaram cursos de água tóxicos.

Em 2017, foram vistos meia dúzia de cães azuis brilhantes num subúrbio de Mumbai. Os cães tinham entrado no rio Kasadi perto de uma planta industrial que estava a libertar corante azul diretamente na hidrovia.

Poluição plástica e outros tipos de lixo também estragam as praias. “A poluição é agora uma ameaça maior para as praias da Índia do que o aumento do mar”, concluiu Mishra.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Moro não assinou exoneração de ex-diretor da Polícia, admite Presidência do Brasil

A Secretaria-Geral da Presidência brasileira admitiu na segunda-feira que o agora ex-ministro da Justiça Sergio Moro não assinou o decreto de exoneração de Maurício Valeixo da direção-geral da Polícia Federal, confirmando a versão original do …

Norte foi região que mais contribuiu para aumentar produtividade do trabalho no país

O Norte foi a região que mais contribuiu para aumentar a produtividade laboral entre 2000 e 2017, crescendo 20% quando a Área Metropolitana de Lisboa subiu 3,3%, revelou na segunda-feira a Comissão de Coordenação e …

Vai nascer uma praia fluvial nas margens do Alqueva em 2021

Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, devendo começar a funcionar no verão do próximo ano. Uma nova praia fluvial começou a ser construída nas margens do Alqueva, junto à aldeia …

Câmara de Bragança vai ajudar com até 100 euros a pagar renda

As famílias mais vulneráveis do concelho de Bragança vão poder contar com um apoio financeiro até 100 euros mensais para pagar a renda. A Câmara de Bragança vai ajudar as famílias do concelho em situação vulnerável …

Parlamento chumba lay-off para sócios-gerentes, mas acaba com teto de faturação ao apoio

A Comissão de Economia chumbou, esta terça-feira, o alargamento do lay-off simplificado aos sócios-gerentes. Por outro lado, aprovou o fim do teto de faturação para aceder ao apoio a estes portugueses. A proposta do PSD, BE …

Comissão Europeia admite que Portugal fica "em desvantagem" nas ajudas estatais

Margrethe Vestager, vice-presidente executiva da Comissão Europeia, admite que países como Portugal, com menor capacidade orçamental do que Estados-membros como Alemanha ou França, fiquem “em desvantagem” nas ajudas estatais em altura de crise gerada pela …

Comissão aprova levantamento da imunidade parlamentar a José Silvano

Fontes parlamentares dizem que o também secretário-geral do PSD é arguido no processo das falsas presenças no Parlamento. Silvano afirmou ter sido informado da decisão de levantamento da imunidade e que “nada tinha a opor”. A …

FC Porto está de olho em Santos Borré para o ataque

Rafael Santos Borré tem brilhado ao serviço do River Plate esta temporada. O FC Porto quer o avançado internacional colombiano para a próxima época. O FC Porto está interessado na contratação de Rafael Santos Borré para …

A bóia de salvação da Suíça é a economia forte e diversificada

A economia suíça, forte e diversificada, deverá resistir à crise que se avizinha. Com a fronteira com o norte de Itália, o país agiu cedo e prepara-se agora para revitalizar a economia. A tempestade ainda não …

CDS tem duas prioridades para o plano de estabilização (mas sai de São Bento sem garantias)

O presidente do CDS-PP indicou hoje que não tem garantia por parte do Governo de que as propostas que apresentou serão acolhidas no orçamento suplementar e salientou que “não foi celebrado nenhum tipo de compromisso”. Francisco …