/

Esplanadas, ginásios e escolas. O que reabre esta segunda-feira

14

Esta segunda-feira, os alunos do 2.º e 3.º ciclos retomam as aulas presenciais, as lojas até 200 metros e os museus reabrem e será possível sentar-se numa esplanada. 

Foi publicado este domingo o decreto-lei que regulamenta o novo estado de emergência até 15 de abril e que permite avançar no processo de desconfinamento. Apesar de terem sido levantadas algumas medidas, o dever geral de recolhimento mantém-se, assim como algumas restrições.

A decisão de avançar com a segunda fase do plano de desconfinamento foi tomada na quinta-feira em Conselho de Ministros e anunciada pelo primeiro-ministro no mesmo dia.

Esta segunda-feira, vão regressar às aulas presenciais os alunos dos 2.º e 3.º ciclos e voltam a abrir os ATL para as mesmas idades.

As lojas até 200 metros quadrados com porta para a rua vão poder reabrir, tal como as esplanadas de restaurantes, pastelarias e cafés, que poderão funcionar até às 22h30 durante a semana e até às 13h ao fim de semana, num máximo de quatro pessoas por mesa.

As atividades de comércio a retalho não alimentar e de prestação de serviços em estabelecimentos encerram às 21h durante os dias úteis e às 13h aos sábados, domingos e feriados. O comércio de retalho alimentar tem o mesmo horário nos dias úteis, mas fica aberto até às 19h aos sábados, domingos e feriados.

A partir de hoje abrem também os museus, monumentos, galerias de arte, palácios e similares. Equipamentos sociais na área da deficiência e os centros de dia vão poder também voltar à atividade, assim como as feiras e mercados não alimentares, ainda que estes últimos estejam dependentes da decisão municipal.

Nesta segunda fase, são agora permitidas modalidades desportivas de baixo risco, atividade física ao ar livre até quatro pessoas e a reabertura de ginásios sem aulas de grupo.

A proibição da circulação entre concelhos no continente português deixa de estar em vigor a partir desta segunda-feira às 23h59, mantendo-se encerrada a fronteira terrestre entre Portugal e Espanha.

De acordo com o ECO, a nova fase de desconfinamento arranca esta segunda-feira e deverá prolongar-se até 19 abril, quando está prevista a terceira fase.

Liliana Malainho, ZAP //

14 Comments

  1. Há aqui muita coisa que não bate certo. Abrem esplanadas, lojas, museus, galerias, ginásios… mas existe dever de recolhimento?! Então se as pessoas devem estar recolhidas, o que raio é que estão a fazer no museu, na esplanada ou no ginásio?!

    • É… Já com a abertura dos cabeleireiros e salões de estética a “lógica” já andava estragada. O povo já não sabe o que faz e é totalmente irresponsável. Com medidas absurdas como estas é receita para desastre. Isto ultrapassa aos poucos (e são muito poucos) que ainda se preocupam em não espalhar o vírus (conscientemente ou inconscientemente).

      • Absurdo é alguém não ser capaz de perceber uma coisa tão básica e, mesmo assim, achar que tem capacidade para avaliar e fazer considerações sobre o “povo”!!

      • A ver se este comentário é publicado…
        sr Eu! Por favor esclareça-me. Se é uma “coisa tão básica” que não faz qualquer sentido, porque não tenta iluminar-me com a sua enorme sabedoria?
        Fico então a aguardar o seu esclarecimento, se tal desejar fazê-lo, claro!

      • Pela falta de resposta, parece-me mesmo que não tem argumentos. Pena… Estava tão ansioso por ser ilucidado!…

      • Se nesta altura do campeonato ainda não conseguiste perceber a lógica das medidas, duvido que haja argumentos para te esclarecer.

      • Tal como tu já tinhas demonstrado, é impossível esclarecer quem não quer ser esclarecido porque já sabes tudo e os outros (o “povo”), são ignorantes e irresponsáveis!!

    • Mais do que já vez !!!
      Desemprego, depressão, défice e mortes por outras doenças?

      Achas que o covid é assim tão importante porque até hoje nunca tinhas descoberto que o ser humana morre!!!

      Se vires os números de mortes no total e não só o covid és capaz de ter uma surpresa, podes ver por ti, eles estão no site da DGS

  2. É interessante verificar que os telejornais desta noite quase não falaram de outra coisa que da abertura das esplanadas, penso ser um espelho da mentalidade dominadora do português, não me surpreende por isso o lugar que ocupamos no que toca a desenvolvimento no contexto europeu.

    • E também há quem queira infetar-se e infetar os outros! Liberdade? Parece que só para uns…

      PS: Ninguém quer ficar fechado (exceto os agorafóbicos)! Os poucos que fala (porque são mesmo muiyo poucos o que se preocupam com a sua saúde e dos outros ao seu redor) querem sim o final destes confinamentos. Isso só será possível se as pessaos forem responsáveis. Mas ontem deparei-me com a triste realidade. As pessoas, na sua maioria, não são irresponsáveis… São doidas! Já se apercebeu quantas pessoas viu a circular na rua ontem? E hoje? E já conhece os números de hoje?

      • Resumo do boletim epidemiológico (últimas 24 horas):

        Novos casos de infeção: + 874 (*)
        Óbitos: + 2
        Internados: 502 (menos 32 relativamente a ontem)
        Internados em UCI: 113 (mais um doente do que na véspera)
        Número de casos ativos: – 22 (são agora 24.944 no total)
        Recuperados: + 894

        * Os dados apresentados hoje refletem o atraso de integração de 599 notificações laboratoriais positivas que reportam ao fim de semana, explica a DGS. Ou seja, apenas 275 são referentes a esta segunda-feira. (A PALHAÇADA HABITUAL, OU DESCULPA ESFARRAPADA.)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.