Afinal, espionagem industrial pode ser boa para a humanidade

Surpreendentemente, a espionagem industrial pode ter os seus benefícios para a humanidade, nomeadamente para o desenvolvimento económico.

No século XVIII, a Bélgica foi dos primeiros países a industrializar-se após o Reino Unido, tudo graças à espionagem industrial. Lieven Bauwens foi a personalidade responsável por este feito. O espião industrial belga foi enviado para Inglaterra e conseguiu trazer consigo os projetos das máquinas britânicas e ainda alguns trabalhadores especializados.

Quando chegou à Bélgica, montou em Gent a sua própria fábrica têxtil com a ajuda daquilo (e daqueles) que trouxe do Reino Unido. Algumas decisões menos acertadas acabaram por levá-lo à falência, mas o seu empreendedorismo despoletou uma revolução industrial no resto da Europa.

O fenómeno também se alastrou aos Estados Unidos, onde o imigrante britânico Samuel Slater levou tecnologia roubada no seu país natal, para abrir uma fábrica têxtil. Face a isto, o Reino Unido tentou travar o problema, tornando ilegal a emigração de trabalhadores especializados e a exportação de maquinaria.

Mas de que forma é que a espionagem industrial pode ser útil para o crescimento económico? Simples. De acordo com o OZY, alguns países mais humildes podem desenvolver-se rapidamente a nível económico e tecnológico ao roubarem as inovações de outras nações.

Então, a espionagem industrial serviu como base para um crescimento económico significativo em vários países ocidentais. Ironicamente, são agora estes mesmo países que se preocupam com este tipo de espionagem, desta feita por parte de países asiáticos, como por exemplo a China.

“Se observarmos a perspetiva da humanidade, aquilo que é melhor para todos nós, muitas vezes a espionagem industrial e económica é uma força benéfica“, reconhece o professor universitário Klaus Solberg Søilen.

Acusações da Huawei roubar tecnologia norte-americana é apenas mais um episódio de uma saga que dura já há centenas de anos. Contudo, agora são os países asiáticos que lideram várias inovações e aplicam a lei da propriedade intelectual de forma a que países menos desenvolvidos lhes roubem a tecnologia.

Segundo estudos económicos recentes, se durante a Guerra Fria, a Alemanha Oriental não tivesse feito espionagem industrial à Alemanha Ocidental, a sua diferença entre produtividade seria 9% maior até 1989.

Contudo, a nível particular, a espionagem industrial consegue ser bastante danosa. “Muitas vezes, é prejudicial para uma nação e, em particular, para uma empresa“, explica Søilen. Assim sendo, apesar de ter benefícios para a humanidade, pode ser ruinosa para alguns países e empresas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Hackers podem facilmente piratear satélites (e transformá-los em armas)

Piratear satélites pode não ser assim tão complicado quanto pensamos. Os hackers podem simplesmente desligá-los ou até mesmo usá-los como armas. No mês passado, a SpaceX tornou-se a operadora da maior constelação de satélites ativos do …

Gelo a cair num buraco faz barulhos estranhos (e parece uma batalha de lasers)

Alguma vez pensou o que se ouve quando deixamos cair gelo num buraco gelado profundo? Já não precisamos de pensar mais - e já podemos ouvir. O vídeo do pedaço de gelo a cair num buraco …

Tribunal recusa exumar corpo. Rosa Grilo conhece sentença a 3 de março

A leitura do acórdão no processo do homicídio do triatleta ficou agendada, esta terça-feira, para o dia 3 de março. De acordo com o Diário de Notícias, a defesa de Rosa Grilo pediu a exumação do …

Revelados documentos que provam a investigação de OVNIs por parte do Pentágono

Documentos recentemente divulgados mostram que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos (EUA) financiou estudos sobre Objetos Voadores Não Identificados (OVNI's), contradizendo declarações recentes do Pentágono. Em 2017, o New York Times revelou a existência de …

"Nem sei onde é Alcochete". Pinto da Costa ouvido como testemunha de Bruno de Carvalho

O presidente do FC Porto foi ouvido, esta terça-feira, como uma das testemunhas do ex-dirigente leonino no julgamento da invasão à academia do Sporting, em Alcochete, que está a decorrer no tribunal de Monsanto, em …

A nova obra de Bansky só durou dois dias

A nova obra do artista britânico Banksy, que apareceu na véspera do Dia dos Namorados em Bristol, foi coberta por um grafite cor-de-rosa dois dias depois. A imagem de uma menina a atirar flores vermelhas com uma …

Mais de cem médicos assinam carta a exigir fim da "tortura" de Assange

Mais de cem médicos assinaram uma carta, divulgada esta terça-feira, na qual pedem que o fundador do Wikileaks receba tratamento médico adequado.  Através de uma carta publicada, esta terça-feira, na revista científica The Lancet, mais de uma …

Espiões russos foram à Irlanda investigar cabos submarinos de Internet. Teme-se que os cortem

Esta segunda-feira, o mundo entrou em estado de alerta: agentes secretos da Rússia foram descobertos na Irlanda, numa missão para mapear a localização exata dos cabos submarinos que conectam a Europa à América do Norte. Não …

Telmo Correia eleito líder parlamentar do CDS-PP por unanimidade

O deputado foi eleito, esta terça-feira, presidente do Grupo Parlamentar do CDS-PP, sucedendo a Cecília Meireles, numa votação em que contou com os votos favoráveis dos restantes quatro eleitos centristas. O anúncio foi feito no Parlamento …

Site de genealogia "salva" homem preso há 15 anos por um crime que não cometeu

Ricky Davis é a primeira pessoa a ser libertada com recurso a testes modernos de ADN no estado da Califórnia e o segundo nos Estados Unidos. Ricky Davis tinha 20 anos quando Jane Hylton, de 54 …