Afinal, espionagem industrial pode ser boa para a humanidade

Surpreendentemente, a espionagem industrial pode ter os seus benefícios para a humanidade, nomeadamente para o desenvolvimento económico.

No século XVIII, a Bélgica foi dos primeiros países a industrializar-se após o Reino Unido, tudo graças à espionagem industrial. Lieven Bauwens foi a personalidade responsável por este feito. O espião industrial belga foi enviado para Inglaterra e conseguiu trazer consigo os projetos das máquinas britânicas e ainda alguns trabalhadores especializados.

Quando chegou à Bélgica, montou em Gent a sua própria fábrica têxtil com a ajuda daquilo (e daqueles) que trouxe do Reino Unido. Algumas decisões menos acertadas acabaram por levá-lo à falência, mas o seu empreendedorismo despoletou uma revolução industrial no resto da Europa.

O fenómeno também se alastrou aos Estados Unidos, onde o imigrante britânico Samuel Slater levou tecnologia roubada no seu país natal, para abrir uma fábrica têxtil. Face a isto, o Reino Unido tentou travar o problema, tornando ilegal a emigração de trabalhadores especializados e a exportação de maquinaria.

Mas de que forma é que a espionagem industrial pode ser útil para o crescimento económico? Simples. De acordo com o OZY, alguns países mais humildes podem desenvolver-se rapidamente a nível económico e tecnológico ao roubarem as inovações de outras nações.

Então, a espionagem industrial serviu como base para um crescimento económico significativo em vários países ocidentais. Ironicamente, são agora estes mesmo países que se preocupam com este tipo de espionagem, desta feita por parte de países asiáticos, como por exemplo a China.

“Se observarmos a perspetiva da humanidade, aquilo que é melhor para todos nós, muitas vezes a espionagem industrial e económica é uma força benéfica“, reconhece o professor universitário Klaus Solberg Søilen.

Acusações da Huawei roubar tecnologia norte-americana é apenas mais um episódio de uma saga que dura já há centenas de anos. Contudo, agora são os países asiáticos que lideram várias inovações e aplicam a lei da propriedade intelectual de forma a que países menos desenvolvidos lhes roubem a tecnologia.

Segundo estudos económicos recentes, se durante a Guerra Fria, a Alemanha Oriental não tivesse feito espionagem industrial à Alemanha Ocidental, a sua diferença entre produtividade seria 9% maior até 1989.

Contudo, a nível particular, a espionagem industrial consegue ser bastante danosa. “Muitas vezes, é prejudicial para uma nação e, em particular, para uma empresa“, explica Søilen. Assim sendo, apesar de ter benefícios para a humanidade, pode ser ruinosa para alguns países e empresas.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dar à luz era mais fácil há 2 milhões de anos

Como humanos modernos, desenvolvemos a habilidade de caminhar em duas pernas e temos cérebros grandes. Estas características ajudam-nos a chegar à prateleira de cima e a resolver quebra-cabeças - mas vêm com um preço. As nossas …

Lotes de medicamentos para azia com possível carcinogénio retirados do mercado

O Infarmed ordenou este sábado a recolha e retirada imediata de uma série de lotes de medicamentos protetores gástricos contendo o princípio ativo ranitidina do mercado, depois de ter sido detetada a presença de uma …

Ator de Star Trek morre aos 50 anos

Aron Eisenberg, o Nog de Star Trek: Deep Space Nine, morreu este sábado, com apenas 50 anos. A causa de morte do ator ainda não foi revelada. Morreu Aron Eisenberg, ator que interpretou a personagem Nog, …

Mesmo que não beba, o seu fígado pode sofrer danos causados por álcool

A lesão hepática é uma das consequências bem conhecidas do consumo excessivo de álcool. Mas nem sempre é preciso beber para sofrer delas. Algumas bactérias intestinais produzem álcool e podem danificar o nosso fígado sem lhe …

Colisão gigante de asteróides no Espaço provocou um boom de vida na Terra

Os asteróides desempenharam um "papel divino" na história da vida na Terra. Um novo estudo sugere que um gigantesco boom de biodiversidade na Terra, há cerca de 470 milhões de anos, poderá ter acontecido devido …

Alguns planetas podem orbitar um buraco negro supermassivo em vez de uma estrela

Estamos habituados à ideia de que um planeta orbita estrelas. No entanto, estes corpos celestes podem também existir em torno de buracos negros supermassivos. Os cientistas já haviam adotado a ideia de que há planetas a …

PSD a 3 deputados da maioria na Madeira. CDS afasta geringonças

Miguel Albuquerque, político experiente, apreciador de música e apaixonado por rosas, voltou hoje a vencer as eleições regionais da Madeira, mas tem agora pela frente a ‘espinhosa’ tarefa de negociar um entendimento que garanta estabilidade …

Porto 2-0 Santa Clara | E vão cinco vitórias consecutivas na Liga

O FC Porto respondeu ao triunfo do Benfica no sábado em Moreira de Cónegos com a quinta vitória consecutiva na Liga, na recepção ao Santa Clara, por 2-0. Num jogo morno, com uma segunda parte mal jogada …

Mazda entra na corrida e prepara lançamento do seu primeiro carro elétrico

A Mazda garantiu o lançamento do seu primeiro carro elétrico já no próximo ano. O veículo será apresentado no Salão Automóvel de Tóquio. A corrida dos veículos elétricos acelera a todo o vapor e a Mazda …

Descobertas evidências de um reino bíblico em pleno deserto israelita

A bíblia faz referência a um reino de Edom, do século X antes de Cristo. Novas evidências sugerem que este reino poderá ter estado assente no deserto de Arava, no Israel. A análise de arqueólogos a …