Espetáculo “Spiritus” na Igreja dos Clérigos vence prémio internacional

António Amen / Wikimedia

Igreja e Torre dos Clérigos, no Porto

O espetáculo venceu o prémio de Local Mais Notável nos Remarkable Venue Awards, conseguindo mais de 50 mil votos. A produção estará em exibição nos Clérigos até 7 de janeiro.

O espetáculo de video mapping “Spiritus”, exibido na Igreja dos Clérigos, no Porto, conquistou o título de “Local Mais Notável” nos Remarkable Venue Awards.

Os prémios são organizados pela plataforma Tiqets, especializada na venda de bilhetes online para museus e atrações turísticas. Esta distinção colocou a igreja portuense no topo das preferências numa votação global que contou com mais de 50 mil votos e 56 atrações turísticas de diversos países, como Espanha, Itália, França, Reino Unido, Países Baixos, Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos.

Produzido pelo atelier OCubo, o espetáculo “Spiritus” conseguiu derrotar adversários de peso, como o Palácio de Holyroodhouse, em Edimburgo, o Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, em Madrid, e o Space Center de Houston, o centro oficial de visitas da NASA nos Estados Unidos, explica o JN.

Edoardo Canessa, produtor-executivo do atelier OCubo, destaca a importância de este ser um prémio decidido pelo público e afirma que o reconhecimento internacional “motiva-nos a continuar a inovar para levar cada vez mais longe o nome, a cultura, a criatividade e o legado histórico do nosso país”.

A Irmandade dos Clérigos, que gere o espaço, tem apostado em eventos culturais para assinalar os 250 anos do desaparecimento de Nicolau Nasoni, o arquiteto italiano responsável pelo desenho do conjunto formado pela igreja e torre dos Clérigos.

O espetáculo está em exibição até 7 de janeiro e já foi visto por mais de 100 mil pessoas desde o seu lançamento. Segundo Edoardo Canessa, a experiência foi criada para “celebrar e exaltar a imponência e a arquitetura da Igreja dos Clérigos”.

Além de “Spiritus”, outros locais e eventos portugueses também foram representados em diferentes categorias dos Remarkable Venue Awards, incluindo o Museu do FC Porto, a Casa da Guitarra e o Museu Nacional do Azulejo.

O prémio não só eleva o perfil internacional da Igreja dos Clérigos e da cultura portuguesa, mas também destaca a inovação e criatividade na apresentação do nosso património histórico e cultural.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.