“Espero ser premiado pela inversão do banco”, diz Presidente do Novo Banco

José Sena Goulão / Lusa

António Ramalho, presidente do Novo Banco

O presidente do Novo Banco, António Ramalho, disse esperar receber a sua fatia do prémio de dois milhões de euros reservados aos aos gestores da instituição.

“Espero que seja premiado pela inversão do banco”, disse quinta-feira na SIC Notícias, numa iniciativa CEO Banking Forum, do semanário Expresso, SIC Notícias e Accenture.

A atribuição de prémios no valor de 2 milhões aos administradores do Novo Banco tem gerado polémica, uma vez que a instituição bancária tem tido consecutivamente prejuízos desde a sua criação na resolução do BES (em 2014) e tem recebido dinheiro do Fundo de Resolução bancário para se recapitalizar.

A atribuição dos prémios foi decidida em 2019, mas estes só poderão ser pagos em 2022, depois de concluído o plano de reestruturação.

Em declarações na SIC, António Ramalho considerou a questão dos prémios está a ser mal percecionada pelo público. Se as pessoas tivessem “o cuidado de ler”, considerou, saberiam que os prémio não são um direito adquirido e que, até 2022, o valor pode descer já que em causa está o cumprimento do plano de Bruxelas na sequência da venda ao Lone Star e ao compromisso de o Fundo de Resolução injetar até 3,89 mil milhões na instituição.

O presidente do Nobo Banco sublinhou que há dois anos que cumpre os objetivos quando até a Comissão Europeia considerava que seria difícil.

Questionado sobre se o Novo Banco vai gastar todo o dinheiro que está no mecanismo de capital contingente (3,89 mil milhões de euros, já gastou quase 3 mil milhões), António Ramalho afirmou não poder adiantar valores, escreve o Expresso. “As necessidades de capital do banco é que vão ditar. Não sei dizer“.

Sobre a capitalização do Novo Banco por parte do Fundo de Resolução, o presidente executivo fez questão de sublinhar que “quando decidiram fazer entradas de capital às prestações foi para ser apenas na medida do necessário”. “Por isso não sei se serão necessários os 3,89 mil milhões ou menos”, acrescentou.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. É muito estranho que os objectivos sejam ter constantemente prejuízos, não acham estranho?
    Prémios? Realmente quem fala em prémios estando o novo banco com constantes prejuízos não tem um pingo de vergonha na cara e muito menos respeito pelos Portugueses que cumprem com as suas obrigações ao contrário do novo banco!

  2. Não fez aquilo para que foi contratado?
    No desempenho das nossas funções também temos prémios?
    Não lhe basta o reconhecimento pessoal como acontece com todos os que têm orgulho no que fazem?
    Novo Banco ou Legião Estrangeira?

RESPONDER

Cortina do abraço permite às famílias reencontrar os familiares num lar de São Paulo

Abraçar, tocar e até dançar. Uma cortina do abraço permite que filhos visitem seus pais residentes numa casa de repouso em São Paulo. O empresário Bruno Zani, autor da criação, pretende agora colocar a cortina …

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas com os amigos

Os golfinhos aprendem a utilizar ferramentas não só com as suas progenitoras mas também com os seus pares, concluiu uma nova investigação levada a cabo por cientistas da Universidade de Leeds, no Reino Unido. De acordo …

Entre uma "história de recusas" e uma “opção clara” pelos interesses do grande capital

A líder do BE disse hoje que a legislatura do Partido Socialista tem sido a “história das recusas” tanto sobre um acordo no final das eleições 2019, seja na recusa dum Orçamento Suplementar para lá …

Homem morre nos Estados Unidos depois de receber mais de 50 choques taser na sua detenção

Dos agentes da polícia da cidade de Wilson, no estado norte-americano do Oklahoma, foram nesta quarta-feira acusados de homicídio em segundo grau pela morte de um homem durante a sua detenção. De acordo com o …

TESS fornece novas ideias sobre um mundo ultra-quente

Medições do TESS (Transiting Exoplanet Survey Satellite) da NASA permitiram aos astrónomos melhorar bastante a sua compreensão do ambiente bizarro de KELT-9b, um dos planetas mais quentes conhecidos. "O factor de estranheza de KELT-9b é alto," …

Bill Gates elenca quatro pilares-chave para combater a pandemia

O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo. Segundo o norte-americano, …

Tesla já vale mais do que a Toyota, Disney e Coca-Cola

As ações da Tesla chegaram esta quarta-feira a um preço recorde de 1.120 dólares por ação, levando a empresa de Elon Musk a superar a cotação de mercado de grandes empresas como a Coca-Cola ou …

"Não é solução para o país". Costa rejeita Bloco Central e uma esquerda "só para os salários"

O secretário-geral socialista garantiu hoje que vai manter o rumo político e não haverá "Bloco Central" PS/PSD, frisando que recusa aceitar que a esquerda seja incapaz de se entender sobre uma visão comum para o …

RTP contestada por incluir "Baile dos Pretos" na corrida às 7 Maravilhas da Cultura Popular

Um grupo de deputados do PS pede explicações à ministra da Cultura e contesta a RTP por causa de uma das candidaturas finalistas ao programa "Sete Maravilhas da Cultura Popular" que vai começar a ser …

Vieira tramado por "cunha" de Rangel. Juiz pagava 19 mil euros por almoço e fugia a multas com documentos de migrantes

A magistrada Maria José Morgado está a ultimar a acusação da "Operação Lex" e, nesta altura, é quase certo que levará a julgamento o juiz Rui Rangel e Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, além …