/

Espermatozoide com 50 milhões de anos descoberto por acaso na Antártida

1

Bomfleur et al, Biology Letters

O espermatozóide mais velhinho do mundo

O espermatozóide mais velhinho do mundo

Cientistas suecos descobriram um espermatozóide animal com 50 milhões de anos, o mais antigo encontrado até agora. A descoberta aconteceu num casulo na Antártida.

Segundo os investigadores do Museu Sueco de História Nacional, o espermatozóide pertence a um animal de uma família que inclui minhocas e sanguessugas,

Acredita-se que a descoberta, divulgada num artigo publicado na Biology Letters, seja 10 milhões de anos mais velha que o registo anterior.

Os cientistas responsáveis pela descoberta dizem que o esperma fóssil Clitellata é muito parecido com o esperma de vermes de lagostas, que se alimentam de matérias encontradas na parte externa do corpo do animal.

“Pode parecer que a amostra está preservada em condições perfeitas mas, no final, a estrutura em si está fossilizada”, disse à BBC o paleontólogo Benjamin Bomfleur, líder da equipa que descobriu o espermatozóide.

“Temos a forma exterior e a forma das células do espermatozóide preservadas. Podemos até ter a formação anatómica interna das células do espermatozoide ainda preservada, mas não temos ainda a certeza acerca isso”, acrescentou.

“Mas, mesmo que a anatomia esteja preservada, o material que o compõe está alterado, pelo que não é o material orgânico original que compõe o esperma passado dos animais”.

A descoberta foi feita por acaso por Stephen McLoughlin, membro da equipa de Bomfleur, enquanto analisava amostras de rochas da Antártida.

Segundo Bomfleur, ambos já haviam estudado casulos fossilizados e sabiam que podiam conter micro-organismos.

“Analisámos os casulos através de diferentes métodos microscópicos para ver se continham alguma coisa dentro”, diz Bomfleur, “mas foi uma surpresa encontrar esperma”.

A equipa quer, agora, analisar mais exames de casulos antigos, na perspectiva de que descobertas semelhantes possam ser feitas.

“Acreditamos que levantamentos de casulos antigos podem abrir uma janela única para a história evolutiva de uma gama de micro-organismos invertebrados que não têm registo fóssil”, conclui o cientista.

ZAP / BBC

1 Comment

  1. Se descobriram um espermatozoide brevemente vão encontrar moças de há milhões de anos a praticar nudismo na praia o que vai ser muito mais interessante.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.