Espectáculo de dança em Igreja de Leiria causa polémica e indignação

(dr)

Espectáculo de dança na Igreja da Misericórdia em Leiria

Cerca de três meses depois da realização de um espectáculo de dança na Igreja da Misericórdia, em Leiria, estala a polémica, com a divulgação de imagens da performance nas redes sociais. Os vereadores locais do PSD e a Igreja Católica mostram-se chocados e indignados com os movimentos e com os trajes dos bailarinos.

O tema foi debatido na reunião da Câmara Municipal de Leiria da passada quarta-feira, relata o Público, dando nota da indignação dos vereadores do PSD na autarquia, bem como da Diocese local, depois de confrontados com imagens publicadas na Internet.

Em causa está um espectáculo de dança moderna realizado no âmbito do festival de artes performativas Metadança, e que teve lugar na Igreja da Misericórdia de Leiria. Este espaço deixou de ser usado para fins religiosos em 2014, por decisão do então Bispo de Leiria-Fátima, agora Cardeal António Marto, e foi transformado no Centro de Diálogo Intercultural.

“A Igreja da Misericórdia não é um espaço público e profano qualquer” e “não pode ser utilizado para fins considerados contra os princípios da moral e da ética cristãs”, lamenta o vereador do PSD Fernando Costa em declarações divulgadas pelo jornal Região de Leiria.

“Eu que sou cristão, católico, não praticante, sinto-me ofendido por o senhor vereador da Cultura estar a tratar a Igreja da Misericórdia como um palco qualquer, como se não tivesse sido uma igreja, como se não estivesse lá um altar e as imagens religiosas”, critica ainda Fernando Costa, notando que um espectáculo que ofende “as tradições religiosas é inapropriado” e “inadmissível”.

Já o vereador Álvaro Madureira, também do PSD, refere à mesma publicação que “choca ver jovens com vestimentas menos adequadas, em cima do altar, em posições que chocam para o contexto e para o espaço”.

Nas redes sociais, há várias pessoas a manifestarem-se contra a realização do espectáculo em que os bailarinos surgem em tronco nu e as bailarinas apenas vestidas com cuecas e soutien.

No blogue Senzapagare fala-se mesmo de “dança sensual”, considerando-se que foi dado “um uso sórdido, e por isso ilegítimo” ao local, “com a agravante acrescida de que foram deixadas na igreja as imagens sacras e até o sacrário”. “Aquelas imagens escandalizaram os fiéis e é-lhes devida uma explicação e uma reparação do mal feito”, frisa-se ainda.

O blogue O Dogma da Fé é ainda mais crítico, mencionando “uma obra coreográfica com alguns contornos orgíacos e satânicos” e falando de um “acto de dessacralização da antiga Igreja”.

A organização do Metadança explica ao Público que “o festival e a equipa formada por alunos da Escola Superior de Dança e que contribuiu para a criação desta performance não veiculou qualquer tipo de manifestação anti-religiosa ou quis utilizar a Igreja para fins sórdidos, sendo que a fisicalidade e a coreografia apresentada no local não evocam nem se enquadram no conceito de sórdido”.

O vereador da Cultura da Câmara assegura ao Jornal de Leiria que não chegou à autarquia “qualquer reclamação”, notando também que esta “não visiona previamente” os espectáculos a serem apresentados, nem tem que os autorizar, o que “seria censura”.

A Diocese de Leiria, por seu turno, pede “bom-senso a fim de respeitar a memória histórica e os símbolos cristãos do edifício”, como cita o Jornal de Leiria.

SV, ZAP //

PARTILHAR

36 COMENTÁRIOS

  1. Realmente… Para além de uma falta de respeito, é de uma extrema falta de sensibilidade cultural e artística… até porque “arte” sem cultura é como a ignorância com bom aspecto…

    • Mas qual diocese?!
      A diocese de Leiria não manda nem decide nada neste edifico – eles que tomem conta do que é deles (e das cenas que certos padres fazem), que já não é pouco!!
      Muito menos dá lições de moral a quem quer que seja, já que são eles quem controla o maior negócio da Igreja Católica/Vaticano em Portugal: a burla de Fátima!!
      Isso é que é uma vergonha!!!

  2. Então querem ver que não a imagens de santos em “fraldas” ou cuecas na igreja, até Cristo muitas vezes é representado na cruz com uns “calções”.

    • O que a mim me espanta são os comentários idiotas!
      Como católico não gosto nem de uma coisa nem de outra, nem de pedófilos nem de desrespeito pelos simbolos religiosos.
      E não me venham com cantigas: dançar em sima de um altar de uma Igreja e dizer que não se pretendia ultrajar ou demonstra sinismo ou uma falta de cultura enorme… ou ambas… já nada me espanta! Analfabetos funcionais!

      • “dançar em sima de um altar”…
        “sima”?!
        Ora aí está uma boa amostra de falta de cultura e de respeito (pela Língua Portuguesa)!!
        “Analfabetos funcionais”?!
        Pois…
        Além disso, o edifício NÃO é do Vaticano, e já não é uma igreja desde 2014!!

  3. Deviam fazer todos os dias!!!
    Pelo menos o espaço serve para algo mais, e para mais, do que apenas queles que se dizem “bonzinhos”…

    A Igreja é uma ceita como outra qualquer…
    falam falam, mas esquecem-se dos Judeus que perseguiram e mataram…

    são TODOS iguais…

    • Se decidirmos ir defecar em cima da sepultura de um seu ente querido e dizer que é uma performance, certamente também concordará com isso… creio! Os simbolos religiosos e a liturgia católica também fazem parte da cultura nacional e europeia e são protegidos.

      Se quisermos começar a fazer justiça em relação ao passado não vai sobrar ninguém. Os regimes comunistas são responsáveis por mais de 100 milhões de mortos só no último século. Bora lá começar a limpeza?

      Os judeus também mataram muitos cristãos. Bora lá limpar? Os romanos mataram de tudo… por onde começamos? Os islâmicos mataram muito mais e continuam a matar (cerca de 150 000 cristãos por ano só no médio oriente)… bora lá limpar? Os progressistas / liberais curtem matar crianças ainda no ventre materno. São aos milhões por ano. Bora lá arrazar com eles? Quando é que paramos?

  4. “Que vergonha!!!!! E a diocese de Leiria só pede “ bom senso” ?”

    Nem mais: a Igreja Católica em Portugal não passa de uma burocracia, eunuca e anticristã ainda por cima.
    Um nojo.
    Enfim, que esperar quando é encabeçada por um “papa” marxista todo modernaço?
    Vergonha!
    E esses artistecos dançarinos também são culpados, porque ninguém os forçou a tal desplante.
    A “arte moderna” é um embuste.
    Recomendo a leitura sobre alguns dos porquês desta treta no ensaio “The Stolen Century” de Miles Mathis.

    • A Igreja Católica sempre foi uma organização mafiosa anti-cristã!
      Não é por acaso que tem mais dinheiro/património do que qualquer outra empresa/organização do planeta!…
      Claro que a culpa é do “para modernaço”; os outros que violavam e protegiam quem violava crianças enquanto enchiam os bolsos e viviam “à grande e à francesa” com do dinheiro que angariam dos palermas perdão, dos fieis, é que são os verdadeiros cristãos!…
      Já para não falar dos outros papas que tinham filhos e que gostavam de orgias… esses então, eram mesmo muito cristãos!…
      Mas estamos completamente de acordo na parte em que diz que a Igreja Católica (portuguesa e não só) é “um nojo”!!

    • Mais um castrado….e pseudo intelectual…não devemos censurar as formas de arte, só vejo maldade na mente destes articulistas de comentários. Eram mais úteis a coser meias ou a faxinar os lavabos públicos. Maldito facebook que dá tanta coragem aos cobardes. Sou católico mas primeiro que tudo sei pensar e não embarco em folclore.

  5. O espaço já não é local de culto. Deixemo-de hipocrisias e do politicamente correcto. Pessoalmente, tenho muitas dificuldades em qualificar este tipo de “performances” de arte contemporânea, como tal (arte). Mas isso são as limitações próprias de uma besta insensível a estas questões. Agora virem com tretas de respeito para com um local de “culto” que o já não é, é, no mínimo, uma hipocrisia.

  6. Hoje os locais de culto são os estádios de futebol e e a maior catedral é o Estádio da Luz. As igrejas tiveram o seu papel na história de Portugal e agora deveriam ser locais a preservar para o turista visitar. A Igreja Católica ainda tem muita influência na sociedade, e continua a ser uma empresa com várias “franchises” espalhadas por todo o país, mas o lucro de cada paróquia deveria ser investido na educação e em contas poupança das crianças mais carenciadas, para elas poderem assistir aos jogos das melhores equipas do mundo nas catedrais de outros países.

    • Essa de catedral que até é das toupeiras é mais uma provocação à cultura e ao resto do país, pois que seja do meu conhecimento os jogos de futebol jogam-se em estádios e não em catedrais, mas como infelizmente nesse clube têm de ser sempre diferentes e para pior imaginam-se com tal estupidez serem os donos da sabedoria.

  7. Se fossem lésbicas e gays aos beijos e em cenas íntimas…. já podia.
    Até porque quem falasse mal já tinha rótulo: homofóbico.

  8. Realmente a dança, os corpos e a alegria estão desajustadas; música ainda vá lá, desde que seja soturna e não mostre coisas anti-natura como as pernas e as nalgas. As igrejas católicas são conhecidamente locais de culto e celebração de morte, sofrimento, angústia, agonia, culpa, pecados originais ou copiados, recalcamentos milhentos, negação do corpo ( a não ser a do desgraçado morto na versão pregado e na versão deitado para procissões ). Não são (nem a seita vaticana jamais permitiu tais folguedos ) alegria de viver, aceitação e celebração da vida, pensamentos positivos. Sempre vi as igrejas católicas cheias de velhas e beatos sem sabedoria ou bondade alguma, a olhar de soslaio, a julgar culposamente uns e outros ( conforme os fantasmas de cada um ) . A seita vaticana sempre foi só e apenas um conjunto de terrores e ameaças para dominação dos povos analfabetos. Espinhos, terços, corações sangrentos, culpas e pecados. Uma Transilvânia hardcore. Danças e corpos na igreja ??? Credo !! Nunca mais vem o fim do mundo ??

    • Curioso… é que eu sou católico e não me revejo nada no que vossa excelência apregoa! Não há ninguém mais livre, alegre, que celebre a vida e a tome em peso, etc… do que um cristão! O que pode acontecer é que você conheça muita gente religiosa e nunca conheceu um cristão! Também é possível e bastante provável. Não se preocupe a Igreja/Vaticano ainda ira decair mais, mas as suas bases, os seus fundamentos estão a ser renovados á “algum tempo” e há toda uma nova explosão de cristianismo pelo mundo fora, mas como é vivido como nos primeiros séculos, pelas casa, não dá muito (ou nada) nas vistas. Veja lá que até no Qatar, Emirado Árabes Unidos, e outros que tais há comunidades cristãs a crescer debaixo das barbas dos islâmicos e eles nem se dão conta…

  9. O país de facto com tanta evolução onde parece tudo valer e onde nada se sabe distinguir acaba por cair na cultura da ignorância e da falta de respeito que é o que mais se nota no dia a dia.

  10. Felizmente que vejo cada vez mais pessoas de olhos bem abertos em relação à igreja e às religiões no geral. É mais que tempo de acabar com tanta hipocrisia, que esta, tal como as outras religiões, representam. Mergulharam a sociedade e o povo durante centenas de anos na ignorância, no medo, e na hipocrisia, para seu belo prazer, riqueza e domínio e chocam-se com uma coisa destas? Chocado, ficaria Jesus Cristo, se voltasse à Terra, com o que esta gente fez, usando, usurpando, e aproveitando-se do seu nome para encherem os cofres.

  11. A mim choca-me mais o padre da minha freguesia ter uma “amante” a luz do dia todos o sabem e acham normal…nao estou a ver o problema de uma dança….e atè è melitante do cds…

  12. Há tantas salas de teatro fechadas e outras pouco usadas, não há necessidade destes espectáculos serem apresentados numa Igreja.
    Está ao contrário, os antigos cinemas foram alugados para sessões de religião e pelos vistos as igrejas passam espectáculos de dançar, uma forma de arte muito bonita, mas, não!!! dentro de uma igreja..
    .É uma expressão corporal linda e precisa de um espaço aberto para mostrar toda a sua beleza, ou é de muito má qualidade e precisa da igreja para disfarçar.Por favor parem com essas m…….

  13. nao percebi bem se a noticia é para desbloquear a veia anti clerical de certos portugueses se para lançar de novo o ambiente de perseguiçao à igreja portuguesa feita no inicio do seculo xx e efectuada pela geringonças da altura .
    de facto se dançar semi nu em igrejas nao tem nada de espantar para certas mentes tolas… concerteza que mijar encostado a parede do predio da esquina tambem pode ser natural e salutar. ou cantar o hino da zezinha valerio no dia do funeral do semedo ou ainda fazer um baile de mascaras na assembleia da republica, ou servir um pic nic dum qualquer super mercado nos jardins em sao bento…..
    mas numa sociedade cheia de tiques e cheia de recalcamentos como a portuguesa….muita gentinha ja nao sabe o que quer, nem bem nem mal… sao como o robles!!!!

  14. Estamos no fim do mundo… nao ha decoro nem bom senso nem respeito para com os cordeiros de Deus. Basta um cordeirinho tirar uma ideia da cabeça, obcena que seja, e lá vai a carneirada toda em procissao.
    Valha-nos ao menos nao se lembrarem de meter la crianças senao… ainda desapareciam algumas.
    Quem autorizou uma coisa é imbecil.

  15. e sempre a mesma coisa, como aquele sr, que todos vimos na televisão, um japonês que se isolou numa ilha durante 29 anos, recentemente, e ele disse na reportagem ” a religião é a razão de todas as guerras no mundo” o que é completamente verdade, ora se a igreja está vazia serve para outras coisas como esta, que mal é que têm vêr um espectaculo de jovens podiam ser as nossas filhas ou filhos, com educação e bem criadas com educação, só os e as pessoas de maldade e que levam a mal, mas quem não a têm apreciam arte sem maldade, mas enfim religião… não obrigado, mas fè sim .

  16. Eu até nem me chateava com esta notícia, se a seguir houvessem “performances” na mesquita de Lisboa, numa sinagoga, numa igreja da IURD, numa igreja das Testemunhas de Jeová…
    Vai-se a ver os outros ficaram a sentir-se discriminados!

  17. Vergonha e a existencia de uma caixa de donativos (esmolas) nas igrejas e ninguem saber o valor adquirido nem o seu fim..

  18. Antero Leite

    A raiz do problema está no conceito de Cultura que tem andado subjacente a certos espectáculos. É um sinal do déficit cultural que afecta o nosso País com governos que consideram a Cultura como residual nos Orçamentos.
    Pela Europa fora em pequena capela, igreja ou grande catedral realizam-se recitais e concertos sinfónicos (ver MEZZO na Tv). Ainda a propósito: em exposições de escultura e pintura surgem também certas obras que chocam e provocam (caso de uma célebre escultura com pensos higiénicos que foi recusada no Louvre(

    • Se já não for mesquita (tal como esta já não é uma igreja!) e o dono do edifício autorizar; o que acontece?!
      Indignação no facebook?!
      E mesmo que que seja numa mesquita, igreja ou sinagoga (onde já se fez bem pior!) e não aparecer nas redes sociais – o que acontece?!
      Vão todos para o inferno?

RESPONDER

No Reino Unido, só 22% das pessoas que testaram positivo relataram ter sintomas

Um novo estudo acaba de revelar que, no Reino Unido, apenas 22% dos casos positivos tinha sintomas da covid-19 no dia em que fizeram o teste. Um estudo do Office for National Statistics (ONS) britânico, divulgado …

Administração Trump notifica formalmente o Congresso sobre saída da OMS

O Governo norte-americano informou esta terça-feira o Congresso sobre a sua saída forma da Organização Mundial da Saúde (OMS). A Administração Trump já notificou formalmente o Congresso norte-americano de que os Estados Unidos vão sair da …

“Não vou ser infetado e propagar a covid-19”. Burundi anuncia triagem maciça da população

O Governo do Burundi começou esta segunda-feira uma campanha de triagem maciça da covid-19, decisão que demonstra uma alteração das políticas implementadas pelo novo Presidente do país no sentido de combater mais assertivamente a propagação …

Despedida de Centeno e estreia de Leão. Eurogrupo elege presidente na quinta-feira

A eleição para a presidência do Eurogrupo, na quinta-feira, será a última reunião presidida por Mário Centeno e a estreia europeia de João Leão como ministro das Finanças. A eleição para a presidência do Eurogrupo é …

Governo está a preparar um programa específico de apoio ao Algarve

O Algarve terá um programa específico de apoio, que já está a ser preparado pelo Governo, avançou o ministro da Economia esta terça-feira. O ministro da Economia disse, esta terça-feira, que o Governo está a preparar …

OMS admite transmissão pelo ar e pede que se evitem espaços fechados

Depois do alerta de 239 especialistas, a Organização Mundial de Saúde diz que há novas provas de que o novo coronavírus se transmite pelo ar. A Organização Mundial de Saúde (OMS) admitiu, esta terça-feira, haver novas …

Lufthansa vai cortar mil empregos administrativos (e reduzir novas aeronaves a metade)

Esta terça-feira, a Lufthansa anunciou novas medidas do seu plano de reestruturação que incluem uma redução de mil postos de trabalho nos serviços administrativos. A companhia aérea alemã Lufthansa anunciou, esta terça-feira, que irá reduzir o …

Bloco deixa recado ao PS: voto do Suplementar não estará garantido para o OE2021

Depois de o PCP ter rompido o espírito de acordos à esquerda, foi a vez de o Bloco de Esquerda deixar avisos para 2021. Em entrevista ao portal esquerda.net, divulgada esta terça-feira, Mariana Mortágua deixa claro …

Ferrari vai enfrentar problemas no Mundial de F1 "sem chorar"

O diretor-geral da Ferrari elogiu o talento de Leclerc e mostrou-se preocupado com os problemas que afetaram Sebastian Vettel. O diretor-geral da Ferrari, Louis Camilleri, reiterou esta terça-feira a confiança na equipa e assegurou que a …

Governo russo exige 1,8 mil milhões de euros a empresa mineira por poluição no Ártico

A agência russa de defesa do ambiente exigiu uma indemnização de 147,8 mil milhões de rublos (1,8 mil milhões de euros) ao conglomerado mineiro Norilsk Nickel, pela grave poluição do Ártico com hidrocarbonetos. Em comunicado, a …