/

Nova espécie de tiranossauro descoberta no Canadá

Os fósseis descobertos em Alberta, no Canadá, em 2010, permitiram perceber que se trata de uma nova espécie de tiranossauro, um parente próximo do Tyrannosaurus rex.

De acordo com o Live Science, os fósseis com 79,5 milhões de anos descobertos em Alberta, no Canadá, em 2010, pertencem a um tiranossauro agora batizado pelos cientistas de Thanatotheristes degrootorum.

A espécie agora identificada viveu durante o Cretáceo, período que está compreendido entre 145 milhões e 65 milhões de anos, e era uma criatura imponente. Do focinho à cauda, o dinossauro media cerca de oito metros de comprimento, tinha aproximadamente dois metros de altura e dentes com mais de sete centímetros.

Tal como outros tiranossauros, o “ceifador da morte” (“Thanatos” é o deus grego da morte e “theristes” significa “ceifador” em grego) tinha estranhos inchaços no crânio que lhe davam uma aparência monstruosa.

https://twitter.com/Extinct_AnimaIs/status/1226991862101299202?s=20

Mas tinha também uma característica única: um conjunto distinto de sulcos verticais que iam dos olhos ao longo do focinho superior (embora os cientistas ainda não saibam bem qual era o seu propósito).

Os únicos dinossauros que tinham sido encontrados nesta formação rochosa eram herbívoros — Xenoceratops foremostensis e Colepiocephale lambei — o que sugere, segundo Darla Zelenitsky, professora assistente de paleontologia da Universidade de Calgary e uma das autoras do estudo publicado na revista Cretaceous Research, que seriam uma boa fonte de alimento para o T. degrootorum.

Segundo os cientistas, este novo tiranossauro é a espécie mais antiga já encontrada na América do Norte e é também a primeira espécie de tiranossauro anteriormente desconhecida a ser descoberta no Canadá em 50 anos. O daspletossauro tinha sido o último a ser descoberto, no ano de 1970.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.