/

Misteriosos sinais acústicos numa ilha do México podem ter revelado uma baleia-bicuda desconhecida

Liderado pelo som de misteriosos sinais acústicos na costa do México, um grupo de especialistas em baleias-bicudas acredita ter capturado evidências de uma espécie inteiramente nova.

A descoberta remonta à deteção de um sinal acústico desconhecido chamado BW43, que já havia sido captado na costa da Califórnia e foi novamente detetado nas águas ao norte das Ilhas de San Benito em 2018.

Baleias, golfinhos e marsuínos enviam sinais acústicos através da água, sendo cada um deles único para as diferentes espécies, o que ajuda os cientistas a entender quais delas habitam em que partes do oceano. No entanto, BW43 não era um sinal que pudesse ser vinculado a nenhuma espécie conhecida, o que levantou à perspectiva de uma espécie inteiramente nova.

Um grupo de especialistas em baleias-bicudos do Grupo de Pesquisa de Mamíferos Marinhos da CONANP, do Programa de Reconhecimento Acústico de Baleias e da Sea Shepherd saiu numa expedição para ver o que podiam encontrar.

Os cientistas conseguiram localizar três baleias-bicudas desconhecidas perto das remotas ilhas de San Benito, no México.

Este conjunto de evidências deixou o grupo “altamente confiante” de que realmente descobriram uma espécie de baleia inteiramente nova. A análise inicial do sinal acústico sugere que não correspondia a nenhuma outra espécie conhecida, mas a análise genética ainda está em andamento.

A equipa ainda está à espera desse resultado para confirmar de forma conclusiva a descoberta da nova espécie.

“Vimos algo novo”, disse Jay Barlow, do Programa de Reconhecimento Acústico da Baleia, em comunicado. “Algo que não era esperado nesta área, algo que não corresponde, visual ou acusticamente, a qualquer coisa que se saiba existir. Só me dá arrepios na espinha quando penso que poderíamos ter realizado o que a maioria das pessoas diria que era realmente impossível – encontrar um grande mamífero que existe nesta terra que é totalmente desconhecido para a ciência”.

Embora as baleias sejam geralmente animais de grande porte e, portanto, se pense que podem ser fáceis de localizar, esta não é a primeira vez que uma nova espécie foi descoberta recentemente. Em 2019, os cientistas descobriram uma nova espécie de baleia-bicuda na costa do Japão, onde há rumores de outras espécies de baleia não identificadas a vaguear pelas águas.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.