Especialistas vão tratar as “doenças” da Igreja dos Jerónimos até fazer 500 anos

DGPC

Área com patologias a intervencionar no Mosteiro dos Jerónimos

Uma equipa de especialistas em conservação e restauro do património vai tratar das “doenças” da igreja dos Jerónimos até 2022, data em que o monumento mais visitado do país, com 2,5 milhões de entradas anuais, celebra 500 anos.

A intervenção – em curso desde 2013 – foi apresentada aos jornalistas por responsáveis da Direção-Geral do Património (DGPC) e da World Monuments Fund Portugal (WMF Portugal), que apoia o projeto científica e financeiramente.

“É um projeto de grande importância porque é fundamental a prevenção e a recuperação do património do país”, sublinhou o diretor-geral do Património, Nuno Vassallo e Silva, antes da visita às abóbadas que estão a ser intervencionadas.

O Plano de Conservação e Restauro das Abóbadas da Igreja do Mosteiro dos Jerónimos começou em 2012 e está estimado num total de dois milhões de euros, segundo a tutela, que considera o projeto “urgente”.

A igreja dos Jerónimos, com entrada livre, é o monumento mais visitado do país, com 2,5 milhões de entradas anuais, calculados pela DGCP com base nas entradas nos claustros (pagas), que em 2014 ascenderam a 807.845 visitantes.

No local, e após terem sido realizados estudos de investigação, os especialistas estão a tratar as “doenças” das pedras de Lioz usadas para construir o monumento há quase 500 anos, uma obra da responsabilidade de João de Castilho (1470-1552) que dirigiu a empreitada entre 1517 e 1522.

Foram definidas estratégias e metodologias de intervenção para tratar a degradação do monumento, um problema “recorrente” desde o século XIX, sobretudo devido à humidade e à poluição.

DGPC

Estaleiro de obra nos Jerónimos

Estaleiro de obra nos Jerónimos

De acordo com o arquiteto Delgado Rodrigues, da Comissão Científica da WMF, a última grande intervenção na igreja dos Jerónimos data dos anos 1960.

Depois de fazerem uma profunda limpeza dos vários tipos de pedra de Lioz, os especialistas tratam fissuras, fraturas, e desprendimento de fragmentos, num trabalho moroso que já foi terminado numa das abóbadas, na Sala da Torre Sineira e na nave da igreja.

“Cada centímetro quadrado é objeto de análise, desde as juntas, vão de janelas, zonas erodidas e os buracos são tapados para não deixar entrar poeiras e partículas. De seguida é feita uma harmonização cromática”, explicou aos jornalistas no topo dos andaimes, a 26 metros de altitude, no interior da igreja.

A DGPC estima que o restauro das abóbadas deverá estar concluído em maio deste ano, e terá um custo de 150 mil euros, financiado em dois terços pela WMF Portugal.

Questionado pela Lusa sobre se as várias fases das obras de restauro vão implicar o encerramento total ou parcial da igreja nalgum momento, o arquiteto respondeu que “não será necessário”.

Tudo está montado com segurança e de forma a manter as entradas do público. Estamos a pensar organizar visitas guiadas às obras“, indicou.

A DGPC estima que o restauro das abóbadas deverá estar concluído em maio deste ano, e terá um custo de 150 mil euros, financiado em dois terços pela WMF Portugal.

De acordo com Nuno Vassallo e Silva, além do apoio financeiro da WMF Portugal, os valores para a recuperação “serão retirados dos orçamentos da DGPC e de outros fundos que irão sendo recolhidos”.

Por seu turno, José Blanco, presidente da WMF Portugal, indicou que, para esta segunda fase de restauro – das dez previstas no interior e exterior do monumento – o apoio mecenático veio da Fundação Annenberg, nos Estados Unidos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …

Batalhas de feiticeiros e círculos de demónios. Revelados textos cristãos que não foram incluídos na Bíblia

Os textos da Bíblia como a conhecemos hoje foram "canonizados" pela primeira vez pela Igreja no final do século IV. No entanto, antes disso, centenas de outros textos religiosos circularam por toda a Cristandade. Há mais …

Autoeuropa confirma que não irá renovar contrato a 120 trabalhadores

A administração da fábrica de automóveis Volkswagen Autoeuropa, em Palmela, confirmou, esta quinta-feira, que não vai renovar os contratos a termo de 120 trabalhadores ligados à produção dos veículos MPV (Multi-Purpose Vehicle). "A Autoeuropa reafirmou a …

Glaciar na Islândia "escondia" bombardeiro norte-americano da 2ª Guerra Mundial

Os destroços de um bombardeiro norte-americano B-17 Flying Fortress que colidiu com o glaciar Eyjafjallajökull durante a II Guerra Mundial estão gradualmente a aparecer à medida que a geleira recua devido às alterações climáticas. De acordo …

40 anos depois, assassino de John Lennon pede desculpa pelo crime "desprezível"

Mark David Chapman, o homem que assassinou John Lennon, diz que matou o ex-Beatle por "raiva e ciúmes" e pediu desculpa a Yoko Ono, 40 anos depois. Em 1980, Chapman atingiu John Lennon com quatro tiros …

Reportado o primeiro caso de parkinsonismo após infeção de covid-19

Um homem de 45 anos de Israel revelou sintomas da doença de Parkinson (parkinsonismo) logo depois de ter sido infetado com a covid-19. Tal como frisa o portal IFL Science, os vírus foram já muitas …

Pico da segunda vaga em Portugal poderá ser no início de outubro

Um estudo, publicado esta quarta-feira, indica que o pico da segunda vaga em Portugal poderá acontecer no início de outubro, na semana entre 5 e 11 de outubro.  De acordo com a rádio Renascença, previsões da consultora …

Ex-membro dos Panteras Negras vai ser libertado após 49 anos de prisão

Um ex-membro do Partido dos Panteras Negras, que está na prisão há quase meio século, vai finalmente conseguir a sua liberdade, depois de um conselho de liberdade condicional de Nova York ordenar a sua libertação. Jalil …