Especialistas vão tratar as “doenças” da Igreja dos Jerónimos até fazer 500 anos

DGPC

Área com patologias a intervencionar no Mosteiro dos Jerónimos

Uma equipa de especialistas em conservação e restauro do património vai tratar das “doenças” da igreja dos Jerónimos até 2022, data em que o monumento mais visitado do país, com 2,5 milhões de entradas anuais, celebra 500 anos.

A intervenção – em curso desde 2013 – foi apresentada aos jornalistas por responsáveis da Direção-Geral do Património (DGPC) e da World Monuments Fund Portugal (WMF Portugal), que apoia o projeto científica e financeiramente.

“É um projeto de grande importância porque é fundamental a prevenção e a recuperação do património do país”, sublinhou o diretor-geral do Património, Nuno Vassallo e Silva, antes da visita às abóbadas que estão a ser intervencionadas.

O Plano de Conservação e Restauro das Abóbadas da Igreja do Mosteiro dos Jerónimos começou em 2012 e está estimado num total de dois milhões de euros, segundo a tutela, que considera o projeto “urgente”.

A igreja dos Jerónimos, com entrada livre, é o monumento mais visitado do país, com 2,5 milhões de entradas anuais, calculados pela DGCP com base nas entradas nos claustros (pagas), que em 2014 ascenderam a 807.845 visitantes.

No local, e após terem sido realizados estudos de investigação, os especialistas estão a tratar as “doenças” das pedras de Lioz usadas para construir o monumento há quase 500 anos, uma obra da responsabilidade de João de Castilho (1470-1552) que dirigiu a empreitada entre 1517 e 1522.

Foram definidas estratégias e metodologias de intervenção para tratar a degradação do monumento, um problema “recorrente” desde o século XIX, sobretudo devido à humidade e à poluição.

DGPC

Estaleiro de obra nos Jerónimos

Estaleiro de obra nos Jerónimos

De acordo com o arquiteto Delgado Rodrigues, da Comissão Científica da WMF, a última grande intervenção na igreja dos Jerónimos data dos anos 1960.

Depois de fazerem uma profunda limpeza dos vários tipos de pedra de Lioz, os especialistas tratam fissuras, fraturas, e desprendimento de fragmentos, num trabalho moroso que já foi terminado numa das abóbadas, na Sala da Torre Sineira e na nave da igreja.

“Cada centímetro quadrado é objeto de análise, desde as juntas, vão de janelas, zonas erodidas e os buracos são tapados para não deixar entrar poeiras e partículas. De seguida é feita uma harmonização cromática”, explicou aos jornalistas no topo dos andaimes, a 26 metros de altitude, no interior da igreja.

A DGPC estima que o restauro das abóbadas deverá estar concluído em maio deste ano, e terá um custo de 150 mil euros, financiado em dois terços pela WMF Portugal.

Questionado pela Lusa sobre se as várias fases das obras de restauro vão implicar o encerramento total ou parcial da igreja nalgum momento, o arquiteto respondeu que “não será necessário”.

Tudo está montado com segurança e de forma a manter as entradas do público. Estamos a pensar organizar visitas guiadas às obras“, indicou.

A DGPC estima que o restauro das abóbadas deverá estar concluído em maio deste ano, e terá um custo de 150 mil euros, financiado em dois terços pela WMF Portugal.

De acordo com Nuno Vassallo e Silva, além do apoio financeiro da WMF Portugal, os valores para a recuperação “serão retirados dos orçamentos da DGPC e de outros fundos que irão sendo recolhidos”.

Por seu turno, José Blanco, presidente da WMF Portugal, indicou que, para esta segunda fase de restauro – das dez previstas no interior e exterior do monumento – o apoio mecenático veio da Fundação Annenberg, nos Estados Unidos.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Medina confirma que ex-vereador Manuel Salgado é um dos visados na investigação da PJ

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa confirmou, esta terça-feira, que um dos visados na investigação da Polícia Judiciária (PJ) a suspeitas de crimes de abuso de poder e corrupção é o ex-vereador do Urbanismo …

Jeff Bezos quer transformar a Amazon no "melhor empregador da Terra"

O CEO da Amazon admitiu que é preciso fazer mais pelos trabalhadores e revelou que um dos seus principais objetivos é fazer da empresa "o melhor empregador da Terra". As más condições de trabalho a que …

Montenegro "hipotecou-se" à China (e agora quer a ajuda da Europa para se libertar)

Montenegro aceitou um empréstimo gigante da China para construir uma rodovia. Agora, o minúsculo país montanhoso quer ajuda da União Europeia (UE) para pagar a dívida. A situação em Montenegro é o mais recente conflito numa …

Punir os 12 clubes da Superliga Europeia? O tiro pode sair pela culatra

A UEFA ameaça punir os clubes que participem na Superliga Europeia. No entanto, tomar medidas precipitadas pode fazer com que o tiro saia pela culatra. O mundo do futebol foi abalado pelo anúncio de uma Superliga …

Criados 280 postos para vacinar 100 mil pessoas por dia

Duzentos e oitenta postos de vacinação rápida e de resposta reforçada estão a ser criados em todo o país para se conseguir vacinar 100 mil pessoas por dia, disse esta terça-feira à agência Lusa o …

Portugal e França promovem intercâmbio de árbitros nas ligas profissionais

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta segunda-feira, que vai promover, juntamente com a Federação Francesa de Futebol (FFF), um intercâmbio de árbitros. "Portugal e França vão promover um intercâmbio de árbitros no seguimento do …

Novo Banco vendeu carteira de malparado por valor inferior às próprias garantias

O deputado do PSD Alberto Fonseca apontou esta terça-feira que o Novo Banco vendeu a carteira de crédito malparado Nata II por um valor inferior às suas próprias garantias, baseando-se no relatório da Deloitte à …

ANA "não tem interesse económico". Montijo é a "solução mais rápida"

O presidente da comissão executiva da ANA - Aeroportos de Portugal disse, esta terça-feira, que a empresa "não tem interesse económico" numa das soluções para a expansão aeroportuária em Lisboa em vez de outra, mas …

Taiwan vende vacinas da AstraZeneca a 17 euros para evitar que expirem

Com lotes da vacina da AstraZeneca em risco de expirarem, devido a resistência à sua toma entre grupos prioritários, Taiwan começou esta segunda-feira a administrá-las a qualquer pessoa, por 17 euros. Horas depois de o sistema …

Mourinho: "Não preciso de fazer uma pausa, estou sempre no futebol"

O treinador português disse, esta segunda-feira, que "não necessita de fazer uma pausa", após deixar o comando técnico do Tottenham, e frisou estar "sempre no futebol". Embora não se tenha alongado muito, José Mourinho falou pela …