/

Especialistas que aconselhavam Trump sobre a Sida demitem-se em massa

2

Etienne Laurent / EPA

-

Seis membros de uma comissão oficialmente encarregada de aconselhar o Presidente norte-americano sobre a luta contra a Sida anunciaram hoje ter apresentado a demissão devido ao “desinteresse” de Donald Trump na questão.

Os seis especialistas – Scott Schoettes, Lucy Bradley-Springer, Gina Brown, Ulysses Burley, Michelle Ogle e Grissel Granados – afirmam, numa carta publicada na revista Newsweek, que o Governo de Trump “não tem estratégia de luta contra a atual epidemia de HIV/Sida”.

Segundo os signatários da carta, o executivo não solicita “qualquer informação” sobre o assunto junto dos elementos da comissão consultiva, cuja designação em inglês é Presidential Advisory Council on HIV/Aids e que pode contar com até 25 membros.

“O que é ainda mais preocupante, prosseguem, é que o Governo de Trump defende leis que vão prejudicar as pessoas infetadas com HIV e interromper ou fazer retroceder avanços importantes alcançados na luta contra a doença”.

“Não podemos ignorar os muitos sinais enviados pelo Governo, que evidenciam que Donald Trump não leva a sério a atual epidemia e as necessidades das pessoas infetadas com o HIV”, acrescentaram.

Só 40% das pessoas que vivem com HIV nos Estados Unidos têm acesso a tratamentos indispensáveis para a sua sobrevivência, recordam os seis especialistas.

// Lusa

2 Comments

  1. “Donald Trump não leva a sério a atual epidemia” Leva, leva! O que ele quer é fazer dinheiro (mais) com isso… em medicamentos. O mesmo que faz, quando fomenta guerra noutros paises: fazer dinheiro a vender armas. Esta coisa (porque seria demais chamar-lhe “homem”) só pensa em fazer dinheiro… para ele! Infelizmente ninguém (nos Estates) percebeu ainda. Só espero que não percebam tarde demais…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.