Há 20 anos que agricultores espanhóis não pagam a água que tiram do Alqueva

Fernando Moital / Flickr

Barragem do Alqueva

Há 20 anos que os agricultores espanhóis tiram água do Alqueva sem pagar qualquer compensação a Portugal, embora sejam obrigados a fazê-lo.

Em 2001, na reunião da Comissão para a Aplicação e o Desenvolvimento da Convenção de Albufeira (CADC), determinou-se a aplicação de uma tarifa aos agricultores espanhóis pelo consumo da água que captam do regolfo do Alqueva. Duas décadas depois, Portugal ainda não recebeu qualquer compensação pelos gastos.

O jornal Público, que avança com a notícia, contactou a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que diz que “está a ser definida a forma de implementação da tarifa no seio da CADC”.

O troço entre os rios Caia e Cuncos, no Guadiana, é anterior à construção da Barragem do Alqueva e, em 1968, ficou decidido que o aproveitamento hidráulico do troço compreendido entre aquelas linhas de água pertence a Portugal.

O presidente do conselho de administração da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA), Pedro Salema, confirma que a situação das captações espanholas localizadas na margem esquerda do Guadiana “foi regularizada em 1999” e que o volume máximo autorizado é inferior a 50 milhões de metros cúbicos por ano.

O volume anual captado, entre 2007 e 2020, “de acordo com os dados que são reportados, varia entre os 17 e os 28 milhões de metros cúbicos”, esclareceu o presidente da EDIA ao Público.

No entanto, a EDIA “tem defendido que as captações na albufeira de Alqueva deverão ser sujeitas a tarifação”. Ao contrário do que acontece nas áreas de regadio do Alqueva, a EDIA não controla a quantidade de água captado pelos espanhóis no Guadiana.

A APA argumenta que as captações “estão obrigadas à instalação e regular funcionamento de caudalímetros para registo dos volumes anuais captados”. Esses valores são, então, comunicados anualmente a Portugal.

Todavia, a Associação de Proprietários e Beneficiários do Alqueva alega que na confluência do rio Chança com o Guadiana, há mais de 20 anos que as autoridades espanholas captam água sem autorização portuguesa.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há uma empresa a transformar as cinzas de entes queridos em diamantes

Uma empresa norte-americana transforma cinzas de entes queridos — e animais de estimação — em diamantes, que podem ser colocados em anéis ou colares. Lidar com a morte de um ente querido é sempre uma altura …

Pianista de aeroporto ganhou 60 mil dólares em gorjetas

Tonee "Valentine" Carter, que toca piano num aeroporto norte-americano, ganhou 60 mil dólares (cerca de 50.800 mil euros) depois de um estranho partilhar um vídeo seu a tocar. Tonee "Valentine" Carter, de 66 anos, não é …

Youtubers denunciam campanha de fake news contra vacina da Pfizer

De acordo com a imprensa brasileira, uma agência de marketing terá tentado que influenciadores digitais de todo o mundo partilhassem desinformação sobre as vacinas contra a covid-19. A denúncia foi feita por alguns dos influenciadores …

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …