Espanha tem hoje mais habitantes do que nunca (e muitos são portugueses)

São perto de 47 milhões de habitantes, o maior número de sempre de pessoas a viver em Espanha, fruto da maior subida anual da última década: mais 276 mil pessoas entraram no país em 2018, entre emigrantes espanhóis que regressaram e imigrantes, sobretudo vindos de países europeus como Itália e Portugal, mas também da América Latina e de Marrocos.

Depois de uma crise que fez que centenas de milhares de pessoas deixassem o país (entre 2012 e 2016 foram 400 mil), a recuperação de população está a fazer-se a níveis inéditos, com espanhóis e estrangeiros a escolher a grande economia europeia mais pujante do momento para viver, noticiou na terça-feira o Financial Times, citado pelo Dinheiro Vivo.

Segundo o artigo, Madrid cresceu 2,5% no último ano, no quinto ano consecutivo de progressão do PIB e acima da média europeia, tendo a segunda maior taxa de criação de emprego, logo depois de Berlim.

O ritmo de criação de postos de trabalho, que tem evoluído a uma média de 2% ao ano desde 2015, tem sido um atrativo para o regresso de espanhóis e para trabalhadores italianos e portugueses, que procuram melhores condições económicas e de trabalho.

No último ano, confirmou o Financial Times, aumentou em 10% o número de italianos em Espanha, sendo mais 3% os portugueses ali, a maior percentagem de deslocalização para o país vizinho desde a crise.

E pela primeira vez em sete anos, o número de espanhóis a voltar a casa excedeu o total dos que saíram do país, num momento em que as previsões apontam para um crescimento duas vezes superior ao esperado para a média da zona euro: 2,3% em 2019.

De acordo com as declarações de um professor da Universidade Autónoma de Madrid ao Financial Times, além das razões económicas, pesa na escolha dos vizinhos o facto de Espanha ser um país favorável à construção de uma carreira, ao mesmo tempo que partilha as vantagens de se tratar de um país mediterrânico.

A mesma publicação salientou, no entanto, que é da América Latina, sobretudo da Venezuela, que chegam cada vez mais imigrantes a Madrid, em fuga de um país em crise e à procura de meios de subsistência que já não conseguem ter no seu país de origem – o que pode vir a ser motivo de preocupação, dadas as qualificações pouco especializadas dessa onda de imigração.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Uber cobrou 100 vezes mais a passageiros nos Estados Unidos

Vários passageiros da Uber nos Estados Unidos denunciaram que a empresa lhes cobrou 100 vezes mais do que o preço inicialmente apresentado na aplicação, noticia a BBC. A Uber já reagiu, dizendo que o problema …

Barbie alia-se à ESA para mostrar que as mulheres também podem ser astronautas

A Barbie e a Agência Espacial Europeia (ESA) deram as mãos para incentivar as crianças a tornarem-se na próxima geração de astronautas, engenheiras e cientistas espaciais, realçando as conquistas da única astronauta viva da Europa, …

Filho de Júlio Iglesias e portuguesa querem a sua parte da herança, que pode chegar aos 30 milhões

Agora que foi reconhecido, pelo tribunal, como filho de Júlio Iglesias, Javier Sánchez quer ter direito à sua parte da herança - 30 milhões de euros - e a uma indemnização por danos morais. Segundo divulgou …

Na terceira semana de julho contam-se cisnes no rio Tamisa (e é um assunto real)

Há vários séculos que contar cisnes no rio Tamisa é um assunto sério e real. Swan upping é o nome desta tradição que conta com a participação da coroa britânica. A tradição manda: na terceira semana …

Ciborgues vão dominar a Terra até ao final do século XXI, diz cientista

A ideia de que as máquinas com inteligência artificial irão coexistir, dominar ou até mesmo destruir a humanidade tem ganho destaque na ficção científica. Esta ideia está presente e tem ganho grande popularidade como, por exemplo, …

Concorrência acusa associações de anunciantes e de agências de publicidade de violarem regras de mercado

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou a Associação Portuguesa de Anunciantes (APAN) e a Associação Portuguesa de Agências de Publicidade, Comunicação e Marketing (APAP) "de limitarem o normal funcionamento do mercado ao estipularem uma regra …

Vídeo raro mostra últimos índios isolados da Amazónia para evitar um genocídio

Imagens da tribo isolada Awá, que não mantém contacto com o exterior e que está ameaçada pelo avanço dos madeireiros, na Amazónia, foram divulgadas pela organização não-governamental (ONG) Survival International como uma forma de alerta …

KLM citou estudo sobre lugares onde é mais provável sobreviver

Citando um estudo da Time, a companhia aérea KLM escreveu que "a taxa de mortalidade para os assentos no meio do avião é maior" e foi muito criticada. Após a polémica recente em que a tripulação …

Elefantes são os nossos aliados na luta contra as alterações climáticas

Os elefantes-da-floresta desempenham um papel importantíssimo na luta contra as alterações climáticas, nomeadamente no armazenamento de carbono. No entanto, a espécie está em vias de extinção. Isto de acordo com um novo estudo publicado esta segunda-feira …

Há uma nova pista no misterioso caso do desaparecimento de Emanuela Orlandi

Foram encontradas ossadas de dezenas de pessoas numa cripta junto aos túmulos abertos no Vaticano em busca de Emanuela, mas estes ossários deviam estar vazios. Foram encontrados milhares de ossos numa cripta que se pensava estar …