/

Espanha recupera subsídio para ajudar jovens a saírem de casa dos pais

1

partyofeuropeansocialists / Flickr

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez

Espanha vai recuperar o subsídio de apoio aos jovens para o arrendamento de casas. Um anúncio feito pelo primeiro-ministro de Espanha, Pedro Sánchez, que envolve um apoio mensal de 250 euros para pessoas entre os 18 e os 35 anos.

Este subsídio para a habitação visa ajudar à emancipação dos mais jovens, nomeadamente para conseguirem sair de casa dos pais.

O apoio destina-se a jovens com rendimentos inferiores a 23.725 euros anuais.

Assim, os que forem elegíveis de acordo com os critérios que não são ainda totalmente conhecidos, vão receber 250 euros mensais durante dois anos.

Nos casas das famílias mais carenciadas, o Estado poderá também ajudar com o pagamento de 40% do valor do arrendamento.

Os critérios da atribuição do subsídio ainda vão ser definidos e o Governo vai “limitar o alcance do abono para reduzir o seu impacto nas contas públicas“, como avança o El País.

A medida representa um investimento público de 200 milhões de euros e as ajudas devem chegar a entre 40 mil e 50 mil jovens, segundo anunciou Sánchez.

Esse valor está, contudo, muito abaixo dos quase 600 mil jovens até aos 35 anos, com rendimentos baixos, que vivem em casas arrendadas, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística de Espanha, citados pelo El País.

Quase cinco milhões de jovens entre os 18 e os 35 anos ganhavam, em 2019, menos de duas vezes o salário mínimo interprofissional (que então equivalia a 25.200 euros)”, aponta ainda o jornal.

Este subsídio para apoio à habitação dos mais jovens foi lançado, inicialmente, em 2009 como “uma renda básica de emancipação”. No primeiro ano de aplicação, abrangeu 167 mil jovens e no segundo abarcou 320 mil, segundo dados do El País.

Mas a crise viria a travar a medida, durante os anos de austeridade.

Agora que Sánchez recuperou a ideia, há receios de que o apoio do Estado acabe por levar a um aumento nos preços dos arrendamentos, não apenas para os jovens, mas para toda a população, como aconteceu precisamente em 2009.

ZAP //

1 Comment

  1. Subsídio de renda jovem como cá existe há muitos anos! Na Espanha tinha sido suspendido, pelos vistos, mas Portugal, como é um país muito mais rico do que a Espanha, há anos que continua com essas mordomias para os meninos que querem sair da casa dos paizinhos, sem terem meios para isso. É para isso que vai o dinheiro dos nossos impostos. E o pior, é que muitos desses subsidiados são filhos de gente rica! Antigamente, os filhos começavam a trabalhar cedo, se não casavam, continuavam a morar com os pais e ajudavam ao sustento da casa. Agora, ganhem pouco ou muito, arrendam casa, vão para lá morar com a namorada do momento, e como não têm de pagar renda do bolso deles, gastam o correspondente em noitadas, férias, etc. E temos de ser nós a sustentar essas estroinices todas. Não olham pelos pais velhos, atirando-os depois para um lar, quando não os abandonam por completo. É só ver a malta nova que passa os dias nas esplanadas, tudo bem arreado, e sem fazer nenhum. Devem viver de expedientes obscuros, na volta ainda arrendam o apartamento para o qual recebem subsídio de renda jovem a turistas, facturando uns bons milhares por mês!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.