Espanha. Novo limite de velocidade de 30 km/hora em 70% das ruas

A partir de esta terça-feira, em sete de cada dez ruas das cidades espanholas vai ser obrigatório reduzir a velocidade de 50 para 30 km/hora, medida que será aplicada em estradas com apenas uma via por sentido de circulação.

Segundo noticiou a TSF, a medida visa reduzir as mortes por atropelamento que, em 2019, chegaram às 519, na sua maioria, peões e ciclistas. As vítimas mortais que ocorrem dentro da cidade representam 30% do total.

“A 50Km/hora em 80 a 90% dos casos a pessoa atropelada morre, enquanto à velocidade de 30km/hora essa percentagem diminui substancialmente para 10%”, explicou o ministro da Administração Interna, Fernando Grande Marlaska na apresentação do projeto.

A medida inclui ruas de sentido único ou de uma só via em cada sentido de circulação. As que tenham duas vias, onde uma é para autocarros e transporte público, as normas são iguais. Nas ruas onde os passeios estejam ao mesmo nível da estrada, a velocidade passa para 20 km/hora.

“O primeiro texto para a modificação da lei apresentou-se em 2010 e levou-se ao Ministério em 2011, mas havia eleições três ou quatro meses depois e deixou-se a lei para depois. Entretanto passaram 10 anos”, disse o diretor da Direção Geral de Trânsito (DGT), Pere Navarro. “Circular a 50 km/hora numa rua de um único sentido é um disparate. Ninguém consegue travar a tempo se aparece qualquer coisa”, referiu.

A diminuição da velocidade levará a uma redução da poluição acústica e atmosférica e dos engarrafamentos, esperando-se ainda que incentive o uso do transporte público e de veículos de circulação mais sustentáveis.

Quanto às coimas, circular a mais de 30 e até 50 km/hora dá direito a 100 euros de multa, entre 51 e 81 km/hora serão 300 euros e 2 pontos e a partir dos 81 km/hora, a multa é de 600 euros e 6 pontos.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …