/

Espanha. Novo limite de velocidade de 30 km/hora em 70% das ruas

A partir de esta terça-feira, em sete de cada dez ruas das cidades espanholas vai ser obrigatório reduzir a velocidade de 50 para 30 km/hora, medida que será aplicada em estradas com apenas uma via por sentido de circulação.

Segundo noticiou a TSF, a medida visa reduzir as mortes por atropelamento que, em 2019, chegaram às 519, na sua maioria, peões e ciclistas. As vítimas mortais que ocorrem dentro da cidade representam 30% do total.

“A 50Km/hora em 80 a 90% dos casos a pessoa atropelada morre, enquanto à velocidade de 30km/hora essa percentagem diminui substancialmente para 10%”, explicou o ministro da Administração Interna, Fernando Grande Marlaska na apresentação do projeto.

A medida inclui ruas de sentido único ou de uma só via em cada sentido de circulação. As que tenham duas vias, onde uma é para autocarros e transporte público, as normas são iguais. Nas ruas onde os passeios estejam ao mesmo nível da estrada, a velocidade passa para 20 km/hora.

“O primeiro texto para a modificação da lei apresentou-se em 2010 e levou-se ao Ministério em 2011, mas havia eleições três ou quatro meses depois e deixou-se a lei para depois. Entretanto passaram 10 anos”, disse o diretor da Direção Geral de Trânsito (DGT), Pere Navarro. “Circular a 50 km/hora numa rua de um único sentido é um disparate. Ninguém consegue travar a tempo se aparece qualquer coisa”, referiu.

A diminuição da velocidade levará a uma redução da poluição acústica e atmosférica e dos engarrafamentos, esperando-se ainda que incentive o uso do transporte público e de veículos de circulação mais sustentáveis.

Quanto às coimas, circular a mais de 30 e até 50 km/hora dá direito a 100 euros de multa, entre 51 e 81 km/hora serão 300 euros e 2 pontos e a partir dos 81 km/hora, a multa é de 600 euros e 6 pontos.

Taísa Pagno //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.