/

Espanha com 110 desempregados para cada vaga de emprego

kate hiscock / Flickr

-

Espanha tinha no final de 2013 cerca de 110 desempregados por cada vaga de emprego, seis vezes mais do que no verão de 2007, antes da crise, quando havia 17,5 desempregados por vaga, segundo um estudo hoje divulgado.

O estudo, das consultoras Asempleo e Afi, confirma, porém, que o número de desempregados por vaga era, no final do ano passado, 17,5% menor do que no final de 2012, algo que sugere “uma incipiente recuperação do mercado de trabalho” espanhol.

Segundo o estudo, a redução no último ano deve-se tanto à descida de 1,4% no número de desempregados como ao aumento de 18,8% nas vagas.

Independentemente das melhorias, refere o estudo, o mercado laboral espanhol continua a ser um dos menos eficientes da União Europeia, com Espanha apenas atrás de Chipre, que tem o maior número de desempregados por vaga e muito longe da média europeia de 12,3 pessoas.

Os dados de Espanha ou de Chipre (147 desempregados por vaga) contrastam com os da Alemanha ou Reino Unido, onde o rácio varia entre dois e quatro trabalhadores por emprego anunciado.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.