Espada de Alexandre III vendida em Paris por 244.700 euros

drouot.com

Uma espada com uma figura gravada, que pertenceu ao czar Alexandre III, foi vendida por 244.700 euros, encerrando o leilão da coleção de peças relacionadas com a história napoleónica, do príncipe Luís II do Mónaco.

Desta mesma coleção, no passado dia 16 de novembro foi arrematado um chapéu do imperador Napoleão por mais de 1.884.000 euros.

O chapéu armado “de forma tradicional, em feltro referido como de castor preto”, e que foi usado pelo imperador Napoleão, foi arrematado por Lee Tae Kyun, um dos dirigentes do grupo alimentar sul-coreano Harim.

A espada de Alexandre III (1845-1894) é totalmente em filigrana de prata, com o punho em latão dourado, e foi uma oferta do soberano à princesa Yourievskaia, sua segunda mulher.

drouot.com

A espada de Alexandre III, em filigrana de prata com o punho em latão dourado

A espada de Alexandre III, totalmente em filigrana de prata, com o punho em latão dourado

A coleção de cerca de mil peças, relacionadas com a história de Napoleão Bonaparte, foi constituída por Luís II (1870-1949), bisavô de Alberto III, atual soberano do Principado do Mónaco.

Entre os lotes arrematados figura uma águia em bronze de um estandarte, um modelo de 1804, por 109.500 euros.

Um par de pistolas, que pertenceu ao príncipe Eugénio de Beauharnais (1781-1824), que foi vice-rei de Itália, príncipe de Veneza, grão-duque de Frankfurt, duque de Leuchtenberg e príncipe de Eichstatt, foi adquirido por 35.000 euros.

Os manuscritos desta coleção, segundo a agência noticiosa francesa, geraram um verdadeiro entusiasmo; uma carta de Napoleão sobre a guerra contra a Inglaterra, dirigida ao ministro da Guerra, Louis-Alexandre Berthier, datada de 18 de junho de 1803, foi arrematada por 19.600 euros, quase dez vezes mais que a estimativa original.

Outra missiva do imperador, dirigida ao general Honoré Théodore Maxime Cazan, felicitando-o pelas suas façanhas na campanha de Austerlitz, foi adquirida por 49.700 euros.

Uma panela em cobre do serviço de campanha do Imperador e que foi também do rei Luís XVIII (1755-1824), foi adquirida por 19.300 euros.

Por 18.000 euros foi arrematado um trajo constituído por um vestido branco, par de meias de tecido, um par de botas e um manto branco de linho, que pertenceu ao filho do imperador, o Rei de Roma, Francisco Carlos José Bonaparte, que nasceu em 1815 e viveu apenas 37 dias.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos encontram o primeiro geoglifo do mundo em forma de touro

Um geoglifo em forma de touro foi encontrado num sítio arqueológico localizado no sul da Sibéria, informou o Instituto de História e Cultura Material da Academia de Ciências da Rússia. Apesar do touro ser um símbolo …

"O BE teve um mau resultado." Catarina Martins assume derrota, mas deixa aviso a Moedas

No day after, e já com a notícia consolidada da vitória de Carlos Moedas em Lisboa, Catarina Martins não hesitou em assumir a derrota do Bloco de Esquerda. Lisboa era a Câmara mais relevante para o …

Voto útil pode explicar vitória de Moedas (que precisa da esquerda para governar Lisboa)

Carlos Moedas está forçado a fazer acordos para governar a Câmara de Lisboa que tem uma maioria de esquerda de 10 vereadores contra 7 dos partidos à direita. O novo autarca da capital já disse …

É uma práctica comum dos atletas - mas será verdade que os banhos de gelo ajudam os músculos?

Os banhos de gelo trazem benefícios para atletas que treinem a resistência, mas podem ser prejudiciais para quem se dedica a treinar a força. É uma práctica recorrente entre os atletas e até entre pessoas comuns …

Sem maioria absoluta, Moreira começa a fazer contas à vida - mas acordo com a oposição pode estar longe

Rui Moreira voltou a garantir a liderança da autarquia portuense para os próximos quatro anos, mas sem maioria absoluta. Assim, terá de começar a pensar em possíveis acordos. PS e Bloco de Esquerda recusam compromissos. …

Twitter suspende conta de André Ventura

O presidente do partido Chega, André Ventura, tem desde segunda-feira a conta oficial no Twitter suspensa, facto que está a ser denunciado por páginas de movimentos ligados à extrema-direita naquela rede social. “Conta suspensa. O Twitter …

Governo britânico ordena ao Exército que ajude na crise dos combustíveis

O Reino Unido ordenou esta segunda-feira ao Exército que se prepare para ajudar na atual crise de combustíveis do país, depois de um fim de semana em que os britânicos acorreram aos postos de abastecimento, …

Pela primeira vez, cientistas demonstram que reprodução assexuada pode ser bem-sucedida

Pela primeira vez, uma equipa de cientistas demonstrou que a reprodução assexuada pode ser bem-sucedida a longo prazo. Os estudos foram feitos com o ácaro Oppiella nova. Até agora, a sobrevivência de uma espécie animal por …

Governo deverá anunciar esta terça-feira a extinção da task force

O Governo deverá anunciar, esta terça-feira, a extinção da task force responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19, liderada pelo vice-almirante Henrique Gouveia e Melo. De acordo com o jornal online Observador, que soube desta …

Primeiro-ministro dos Países Baixos com segurança reforçada após ameaças de rapto

Aumento das medidas de segurança está relacionado com uma crescente ameaça direta, mas também com a crescente onda de crimes violentos que os Países Baixos está a viver. O primeiro-ministro dos Países Baixos, Mark Rutte, passou, …