Esferas de pedra antigas tinham um fim surpreendentemente fofinho

Konstantinos Trimmis et al

Anteriormente pensava-se que estas esferas eram usadas como armas ou em jogos onde eram atiradas, mas os cientistas sugerem agora que eram peças em jogos de tabuleiro.

Quando pensamos nos nossos antepassados da Idade do Bronze, é fácil imaginarmos broncos que só sabiam caçar, grunhir, lutar uns com os outros e acasalar. No entanto, a verdade é que estes humanos ancestrais não era muito diferentes de nós e também tinham um lado fofinho.

Ao longo dos anos, foram encontradas cerca de 750 esferas de pedra de diferentes tamanhos, cores e materiais, nas ilhas gregas. Até agora, não se sabia qual era o propósito destas esferas, mas um novo estudo publicado na Journal of Archaeological Science Reports sugere que estas eram usadas em jogos.

“Ao longo da Idade de Bronze ao largo do Mar Egeu ou do leste do Mediterrâneo, vários pequenos artefactos esféricos de pedra foram descobertos. O uso exato destes artefactos continua a ser um mistério”, escrevem os autores.

A nova pesquisa concluiu que estas esferas faziam parte de um sistema de contagem para jogos de tabuleiro. Nos anos 70, a crença dominante era que estas pedras eram como “mísseis” que eram usados em combate ou bolas usadas em desportos.

No entanto, esta última teoria começou a ser posta em causa no século XXI, com os investigadores a apontar que usar bolas feitas de pedra em jogos seria perigoso. “É pouco provável que elas tenham sido usadas como bolas que eram atiradas já que podiam facilmente magoar os jogadores que não as apanhassem”, diz o estudo.

Já a hipótese de serem usadas como armas também é improvável visto que,”de acordo com todos os exemplos deste período e de períodos mais tardios”, estes “mísseis” eram geralmente “mais pesados do que a maioria das esferas” encontradas na Grécia e também com uma forma mais próxima de um ovo.

As esferas podem ser divididas em dois grupos principais de acordo com o tamanho e e tinham cavidades criadas pelo uso, o que levou os cientistas a chegar à hipótese dos jogos de tabuleiro.

Konstantinos Trimmis et al

Os autores acreditam que seriam as peças de um jogo semelhante ao xadrez ou às damas e caso esta teoria seja verdade, seria um dos jogos de tabuleiro mais antigos alguma vez descoberto, relata o IFLScience.

“A importância social das esferas, como indicada pela forma como foram depositadas nas cavidades específicas, apoia ainda mais a ideia de que as esferas faziam parte de um jogo que era jogado para a interação social”, afima Konstantinos Trimmis, arqueólogo da Universidade de Bristol e co-autor do estudo, citado pelo SciTechDaily.

“Esta descoberta dá mais pistas sobre a interação social na Idade do Bronze no Egeu”, acrescenta o investigador.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.