Escutas levam Ministério Público a suspeitar que terrenos no Brasil pertencem a Vieira

O Ministério Público baseia-se em escutas telefónicas entre Luís Filipe Vieira e José António dos Santos para suspeitar que o ex-presidente do SL Benfica será o verdadeiro dono dos bens da Imosteps no Brasil.

O papel ativo de Luís Filipe Vieira acontece após o empresário conhecido como ‘Rei dos Frangos’ ter comprado a dívida milionária desta antiga empresa de Vieira, ao Novo Banco, por 9 milhões de euros.

Antes da compra, Vieira terá dito a José António dos Santos que iria fazer o melhor negócio da sua vida, avança o Correio da Manhã.

Na chamada telefónica entre os dois arguidos do processo Cartão Vermelho, Vieira terá dito ao ‘Rei dos Frangos’ que era preciso cuidar dos ativos no Brasil, porque esse património ficou ao abandono.

A Imosteps detém dois terrenos para cemitérios privados e um terreno urbano, com direito de construção, no bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

O antigo presidente das ‘águias’ insistia que era necessário rentabilizar estes terrenos. Numa das conversas, sobre o terreno no bairro da Barra da Tijuca, Santos disse a Vieira: “Tu é que sabes, aquilo é teu”.

“Pelo nosso lado, não se afigura verosímil que no caso da Tijuca a expressão ‘tu é que sabes, aquilo é teu’ seja coloquial no sentido de que tu é que sabes mexer nesse assunto lá no Brasil”, lê-se no despacho final do juiz de instrução criminal Carlos Alexandre.

Assim, o Ministério Público suspeita que Luís Filipe Vieira e José António dos Santos tenham simulado um negócio, com o ex-líder ‘encarnado’ a continuar a ser o dono da sociedade.

De acordo com o Correio da Manhã, a compra da dívida da Imosteps livrou Vieira do aval pessoal que dera ao Novo Banco como garantia do pagamento da dívida da Imosteps.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Eu suspeito que sou o dono do mundo e não vos estou a cobrar renda!!!
    A suspeita vem porque uma vez me disseram que eu tinha o meu mundo a meus pés.

    Isto explica o porque do MP ter mega-processos que na opinião pública já estão ganhos e depois chega a tribunal e os advogados de defesa limpam o chão com os Sr.s do MP.
    Em tribunal as suspeitas tem de ser provadas … com provas inequívocas e sem margem de interpretação.
    Neste caso tem de apresentar o título de propriedade!

RESPONDER

Catarina Martins volta a bater o pé e Jerónimo sublinha: "Ainda não há Orçamento"

Marcelo Rebelo de Sousa recebeu, esta terça-feira, o Bloco de Esquerda, o PCP e o CDS, em mais uma ronda de reuniões com os partidos com assento parlamentar. Se o objetivo do Presidente da República era …

Simone Biles, Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

Simone Biles. O ouro olímpico não é sinónimo de paz, muito menos interior

Na sequência do escândalo Nassar, a opinião pública dos EUA concordou que não valia tudo no caminho até ao ouro olímpico — principalmente quando está em causa a dignidade humana. Com a sua principal estrela …

"Sinto que desci ao inferno". Polícias recordam ataque ao Capitólio

"É assim que vou morrer", "sinto que desci ao inferno" e "corri o risco de ser morto" são alguns dos relatos de polícias que estavam na invasão ao Capitólio. Começaram as audiências na comissão da Câmara …

Pandemia aumentou o preço dos carros usados. Venda de veículos novos caiu a pique

A procura por usados aumentou com a pandemia. Com menos carros novos a saírem dos concessionários, também por causa da crise dos chips, a oferta de usados é escassa, levando os preços a subirem. Um choque …

Jogos Olímpicos: três polémicas de arbitragem em 24 horas

Depois da pontuação controversa no surf, uma decisão que quase ninguém entendeu, no basquetebol e no judo. A arbitragem não é, ou não é suposto ser, o foco de qualquer edição dos Jogos Olímpicos. E não …

Rui Vitória quer levar Manafá para o Spartak Moscovo

O Spartak Moscovo, treinado por Rui Vitória, desistiu da contratação de Gabriel e apresentou agora uma proposta por Wilson Manafá. Desde que chegou a Moscovo para treinar o Spartak, Rui Vitória tem sondado alguns jogadores que …

Centro de Migrantes de Caxias seria pago pelo SEF com carros apreendidos e obras eram feitas por presos

As obras feitas para a construção de um Centro de Migrantes no complexo prisional de Caxias terão sido pagas pelo SEF com carros apreendidos. O Centro de Instalação Temporária de migrantes no complexo prisional de Caxias …

Afinal, declaração de pertença à Maçonaria ou Opus Dei não será obrigatória

A obrigatoriedade de os políticos e altos cargos públicos declararem a sua pertença e funções em associações como as desportivas, políticas e de carácter secreto foi aprovada no Parlamento este mês. Jorge Lacão esclareceu que a …

Futebol: Alemanha já está fora dos Jogos Olímpicos

Alemães chegaram à final em 2016 mas, desta vez, nem passaram da fase de grupos. Campeão Brasil continua no torneio masculino. Brasil e Alemanha foram as seleções finalistas da edição anterior dos Jogos Olímpicos, em 2016. …

Portugal perto de surpresa no andebol e Ana Catarina Monteiro faz história na natação

No andebol, a equipa olímpica portuguesa esteve muito perto de surpreender a vice-campeã mundial Suécia. Na natação, Ana Catarina Monteiro teve um resultado histórico. A seleção portuguesa de andebol perdeu por 29-28 frente à vice-campeã mundial …