Escutas no pão sírio são a nova arma dos hackers para roubar dados

Universidade Tel Aviv

Passwords e outras informações confidenciais podem ser roubadas de computadores portáteis por hackers usando um dispositivo que, além de ser barato, é tão pequeno que pode ser escondido num pão sírio.

Especialistas em segurança da Universidade de Tel Aviv, em Israel, mostraram como o dispositivo capta emissões de rádio de computadores portáteis e pode descarregar dados como chaves criptográficas, reporta a BBC.

Anteriormente, o equipamento usado para esta operação era caro e difícil de ser disfarçado, mas a equipa comandada por Daniel Genkin conseguiu criar um equipamento de escuta usando componentes baratos e pequenos.

A equipa de especialistas descobriu que diferentes actividade comuns num portátil, como jogar jogos electrónicos ou descodificar ou codificar documentos, geram sinais de rádio específicos. Isso ocorre por causa das diferentes solicitações de energia junto da Unidade Central de Processamento (CPU).

Usando um email como isco, os especialistas conseguiram escutar o computador usando o sistema de encriptação de dados.

Recorrendo a uma dose de bom humor, a equipe de Genkin baptizou o aparelho de Instrumento Portátil de Aquisição de Sinais (formando, em inglês, a sigla “Pita”). A sigla é também o nome pelo qual o pão sírio é conhecido na nossa língua.

Na demonstração do Pita, os investigadores mostraram que o sistema funciona a uma distância de até meio metro do computador vítima, e conseguiram decifrar diversos mecanismos de encriptação usados em programas e algoritmos para proteger informações.

Contudo, as empresas de segurança tecnológica reagiram com certa indiferença ao estudo israelita. Steve Armstrong, da companhia britânica Logically Secure, afirmou ao site The Register que o tipo de ataque feito pela equipa de Genkin não é uma grande novidade.

“Teria ficado assustado se conseguissem fazê-lo a 10 metros de distância, num outro quarto. Se o dispositivo precisa de estar a 20 centímetros, não fico impressionado”, disse Armstrong.

ZAP / BBC

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.