O misterioso escurecimento da Betelgeuse foi oficialmente desvendado

A causa da misteriosa perda de brilho da estrela foi causada por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha.

O “Grande Escurecimento da Betelgeuse”, como passou a ser conhecido, foi um fenómeno que confundiu os astrónomos. Esta estrela, geralmente uma das mais brilhantes no céu, começou a escurecer em setembro de 2019 e, em fevereiro de 2020, o seu brilho já tinha diminuído 35%, um comportamento que nunca tinha sido observado.

Para tentar perceber esta situação, cientistas captaram imagens da sua superfície com a ajuda do Very Large Telescope (VLT), do Observatório Europeu do Sul (ESO), que mostram claramente as mudanças no seu brilho.

A equipa continuou a observar a estrela, tendo captado duas novas imagens, uma em janeiro de 2020 e outra em março do mesmo ano. No mês seguinte, em abril, a Betelgeuse voltou ao seu brilho normal.

Num novo estudo, publicado esta quarta-feira na revista Nature, os astrónomos revelaram que este misterioso escurecimento foi causado por uma nuvem gigante de poeira, expelida pela própria supergigante vermelha, resultado de uma queda na temperatura da sua superfície estelar.

Em comunicado, os investigadores explicam que a superfície de Betelgeuse muda regularmente conforme bolhas gigantes de gás se movem, encolhem e aumentam dentro da estrela.

A equipa concluiu que, algum tempo antes deste “Grande Escurecimento”, a estrela expeliu uma grande bolha de gás que se afastou dela. Quando parte da superfície arrefeceu pouco depois, essa queda de temperatura foi suficiente para que o gás se condensasse em poeira sólida.

“Assistimos diretamente à formação da chamada poeira de estrelas”, disse o astrofísico Miguel Montargès, do Observatório de Paris e da Universidade Católica de Leuven.

“A poeira expelida por estrelas evoluídas frias, tais como a ejeção que assistimos, pode transformar-se nos blocos constituintes de planetas terrestres e vida”, acrescentou Emily Cannon, que também esteve envolvida no estudo.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ensinar crianças a dizer palavrões? Uma cientista acha que é boa ideia

A auto-intitulada "cientista dos palavrões" acredita que ensinar as crianças a usá-los de forma eficiente ajuda os mais novos a perceber como este palavreado afecta outras pessoas. Já se sabia que dizer palavrões é um sinal …

Fósseis misteriosos podem ser uma das provas mais antigas de vida animal na Terra

Elizabeth Turner, cientista numa universidade do Canadá, poderá ter encontrado a prova mais antiga de vida animal na Terra. Uma cientista encontrou possíveis sinais de vida animal multicelular em restos de recifes microbianos de há 890 …

E se o mundo entrasse em colapso? Cientistas descobrem qual o país onde há maior probabilidade de sobreviver

Caso a civilização entre em colapso - uma possível consequência das alterações climáticas - os cientistas já descobriram qual o lugar do mundo onde há maior probabilidade de sobreviver: é na Nova Zelândia. Numa pesquisa, dois …

"Dança quem está na roda", responde Marcelo sobre ausência de Bolsonaro

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse este sábado que "dança quem está na roda" quando questionado pelos jornalistas sobre a ausência do homólogo brasileiro, Jair Bolsonaro, da cerimónia de reinauguração do Museu …

Todos os anos, esta cidade italiana entrega sal ao Papa em mãos

O Sal de Cervia, também conhecido como "sal do Papa", é-lhe entregue todos os anos em mãos. A tradição sofreu algumas interrupções até ter sido recuperada pelo Bispo Mario Marini, que serviu no Pontificado de …

A colisão secreta entre navios soviéticos e britânicos podia ter tido um desfecho drástico

Colisão aconteceu durante um dos períodos mais quentes da Guerra Fria e foi camuflado pela marinha britânica, que tratou de fazer regressar a sua embarcação à base de Devonport durante a noite para evitar dar …

Esta garrafa de tequila demorou seis anos para ser desenvolvida (e contém ouro)

A Clase Azul Spirits é uma empresa que comercializa tequila e está a preparar uma edição limitada para homenagear o legado artesanal do México - de onde a bebida é originária. A 2 de agosto, a …

Covid-19. Milhares de franceses protestam contra passe sanitário

Milhares de pessoas concentraram-se este sábado em Paris para protestar contra o passe sanitário — certificado de vacinação contra a covid-19 que passa a ser obrigatório para entrar em vários locais —, tendo a polícia …

"Toque de Midas" científico. Químicos transformam água purificada em metal dourado

Esta nova descoberta ajuda a entender o estado de transição da água e pode vir a ser importante no estudo de planetas como Neptuno ou Urano. Numa experiência alucinante, cientistas conseguiram transformar água purificada num metal …

Dispositivo movido a energia solar vai transformar água salgada em potável no Quénia

Transformar água do mar em água potável é um processo muito caro e poluente, mas o Climate Fund Manager e a Solar Water Solutions querem mudar isso. A nova solução revolucionária tem uma pegada de …