Escravidão em Pompeia. Arqueólogos encontram quarto de escravos em cidade devastada pelo Vesúvio

4

Uma equipa de arqueólogos fez uma descoberta inédita no Parque Arqueológico de Pompeia: foi encontrado um quarto de escravos na cidade de Civita Giuliana.

O quarto, de 16 metros quadrados, foi encontrado próximo dos estábulos de uma antiga moradia em Civita Giuliana, a aproximadamente 700 metros das muralhas da antiga Pompeia.

A pequena habitação, em “excelente estado de conservação”, terá pertencido a uma família de escravos. A descoberta dá importantes pistas sobre a vida diária deste setor da sociedade antes de a cidade ter sido devastada pela erupção do Vesúvio.

“Esta nova e importante descoberta enriquecerá a compreensão sobre a vida diária dos habitantes da antiga cidade, especialmente desta classe social, da qual ainda pouco se sabe”, disse o ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini.

A CNN detalha que, sob a lei romana, os escravos eram considerados propriedade e não tinham personalidade jurídica.

Sally V / Wikimedia

Sítio arqueológico de Pompeia

A cadeia televisiva detalha que o quarto contém três camas de madeira: duas com 1,7 metros de comprimento, e uma terceira com apenas 1,4 metros, o que pode indicar que o quarto era utilizado por uma pequena família de escravos.

A equipa descobriu também vários artefactos – como ânforas, cântaros e um vaso de cerâmica –, além de uma arca de madeira, que guardava objetos de metal e tecido que poderiam ter feito parte dos arreios dos cavalos.

Pompeia era a casa de cerca de 13 mil pessoas quando foi enterrada debaixo de cinzas, depois da erupção do Vesúvio, no ano 79 d.C..

ZAP //

4 Comments

  1. Ainda existem tantos hoje! Olhem só tantos portugueses sem assistência médica suficiente e terem que andar a pagar milhares de milhões de euros que senhores bem formados deste país “desviam” do local certo e andam por aí impunes!

  2. Claro que eram, só os portugueses é que fizeram escravos… e só nós é que fomos colonizadores…
    Holanda, Inglaterra, França Estados Unidos, etc., não, nunca, jamais.
    E nem sequer hoje ainda colónias, Ceuta, Tânger; Guianas, não é tudo mentira…
    A hipocrisia é um dos maiores venenos dos nossos tempos e quando aliada à estupidez, pode ser mortal não fisicamente (infelizmente) mas social e civicamente.
    E os diversos poderes das chamadas democracias estão cheiinhas desta doença social.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.