Várias escolas de Tóquio pedem “certificados de cabelo real” aos alunos

As escolas japonesas são conhecidas pela sua rigidez relativamente à aparência dos seus alunos, tanto que os estudantes que não seguem o padrão de “cabelo liso e preto” têm de apresentar provas.

Dados divulgados, esta semana, pelo Conselho Metropolitano de Educação de Tóquio mostram que 44,6% das 177 escolas secundárias da cidade solicitam este tipo de “certificados de cabelo real”.

De acordo com a empresa de media Vice, os alunos que não seguem o padrão de “cabelo liso e preto” têm de apresentar provas de que os seus cabelos são mesmo naturais, sendo que o certificado tem de ser assinado por um encarregado de educação. Algumas escolas pedem até fotografias de infância para terem a certeza.

Há muito que as regras escolares do país são criticadas pela sua rigidez, sendo consideradas violadoras da liberdade de expressão dos jovens. A cor da roupa interior e das meias, o formato das sobrancelhas e o comprimento das saias estão entre algumas dessas restrições.

“Dizer a um estudante que o seu cabelo natural está errado, é como dizer que a sua identidade está errada. E é também claramente racista“, afirmou ao mesmo site Hiromi Kuroi, porta voz de uma organização não governamental que recolhe informações sobre esta regulamentação escolar.

“Alguns destes alunos não têm escolha a não ser aceitar esta discriminação. Estou preocupada com os efeitos negativos na sua saúde mental”, lamentou.

Em 2017, uma estudante de Osaka decidiu processar a sua escola por danos emocionais, depois de os professores lhe terem exigido repetidamente que pintasse o cabelo, originalmente castanho, de preto.

Inicialmente, a aluna acedeu ao pedido, mas depois parou de o fazer. Foi então que começou a ser discriminada pelo estabelecimento escolar, tendo sido impedida de frequentar algumas aulas e barrada das visitas de estudo.

No passado dia 16 de fevereiro, o Tribunal Distrital desta cidade japonesa obrigou o Governo local a pagar-lhe 330 mil ienes japoneses, cerca de 2500 euros, menos de 15% da indemnização solicitada pela jovem, agora com 21 anos. Apesar desta compensação, o juiz determinou que a aplicação destes regulamentos não violava a lei.

ZAP ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Football Leaks. Consultor de cibersegurança aponta para ataque único à Doyen

A intrusão no sistema informático da Doyen terá resultado de um único ataque conduzido por uma pessoa e não várias, defendeu na quarta-feira o consultor inglês de cibersegurança contratado pelo fundo de investimento, no julgamento …

Cavaco Silva volta a estar ausente das cerimónias do 25 de Abril

O ex-Presidente da República já informou que não vai marcar presença na cerimónia comemorativa dos 47 anos do 25 de Abril, este domingo, no Parlamento, por continuar "a respeitar as regras sanitárias". Fonte oficial do gabinete …

No dia da Terra, os líderes mundiais juntaram-se para "passar à ação"

A Casa Branca organizou uma Cimeira de Líderes sobre o Clima, que decorre de forma virtual e durante dois dias. Começou esta quinta-feira, dia em que se comemora o Dia da Terra, e junta cerca …

Detido em Itália homem que terá fornecido arma ao autor do atentado de Nice em 2016

Um homem que teria fornecido uma arma ao autor do atentado com um caminhão na cidade francesa de Nice, em 14 de julho de 2016, foi detido na Itália, anunciaram na quarta-feira vários veículos de …

"Invisibilidade" do LGBTI nos Censos é alvo de críticas

A Associação ILGA Portugal - Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual, Trans e Intersexo e o Bloco de Esquerda estão a criticar os Censos 2021 devido à ausência de perguntas relacionadas com identidade de género, o que …

Rússia vai dar início à retirada de tropas perto da fronteira com a Ucrânia

A Rússia anunciou que vai iniciar, esta sexta-feira, a retirada das suas tropas concentradas perto da fronteira com a Ucrânia e na Crimeia anexada, referindo que os exercícios foram concluídos. "As tropas demonstraram a sua capacidade …

KPMG desconhecia problemas no BESA que justificassem reserva às contas

A KPMG Portugal afirmou, numa carta enviada à comissão de inquérito do Novo Banco, que desconhecia factos no BES Angola que pudessem levar a uma opinião com reservas às contas do BES. A KPMG Portugal desconhecia …

Ferro Rodrigues está "perfeitamente de acordo" com Marcelo sobre enriquecimento ilícito

O presidente da Assembleia da República (AR) concorda com o Presidente quanto à urgência de melhorar a lei contra o enriquecimento ilícito e diz que isso pode ser feito sem pôr em causa princípios constitucionais. Numa …

Índia regista subida drástica de infeções e mortes. EUA com 200 milhões de vacinas tomadas

O número de novas infeções pelo coronavírus dispararam na Índia, com a falta de preparação do Governo e a forma como a pandemia tem sido gerida apontadas como causas para a subida dos casos e …

Técnicos de diagnóstico. Depois de mais uma coligação da oposição, Executivo avalia o que fazer

Depois de mais uma coligação da oposição, o Governo "está a avaliar" o que irá fazer em relação à aprovação das mudanças na carreira de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica.  De acordo com o semanário …