Escola ameaça expulsar menino “fascista” de 4 anos

Um menino de apenas quatro anos de idade está habituado a saudar os colegas, no jardim de infância que frequenta, com o gesto típico da saudação fascista, com o braço direito esticado. A situação insólita está a chocar a localidade de Cantú, em Itália.

A chamada “saudação romana“, que foi adoptada pelo Partido Fascista Italiano e também pelo Partido Nazi, é proibida em Itália, um facto que leva os responsáveis do jardim de infância em causa a ameaçarem expulsar o menino, caso não deixe de fazer o gesto fascista.

Poderia até ser uma mera brincadeira de criança – uma imitação inocente de uma saudação conotada com a Extrema Direita -, mas é, afinal, reflexo da educação que lhe foi incutida pelos pais.

Uma das educadoras do jardim de infância, citada pelo jornal La Repubblica, salienta que quando confrontaram os pais com este gesto anormal do filho, eles reagiram com espanto.

“O que tem de estranho? Queremos dar-lhe uma educação rigorosa e, ao mesmo tempo, natural”, terá dito o pai da criança, nas palavras da educadora citadas pelo diário. O pai do menino terá 30 anos de idade, a mãe 29.

Após várias conversas com elementos da instituição sobre o assunto, “disseram claramente quais são os seus ideais políticos, reivindicando com firmeza o ensino da saudação romana ao filho”, conta a mesma educadora.

Quando os responsáveis da escola frisaram que a saudação é proibida pela Lei italiana e que não é propriamente um gesto adaptado a um menino de 4 anos que frequenta uma escola, o pai terá mostrado com orgulho a tatuagem de uma cruz suástica.

Perante as divergências evidentes, a escola ameaçou os pais da criança com a sua expulsão da instituição, caso ele continuasse a fazer o polémico gesto.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Queria ver se fizesse uma saudação com o punho fechado chateavam o miúdo e os pais!!!…Afinal, está provado que Estaline, Mao e outros que tais foram muito piores que os fascistas e nazis!!! Depois a saudação romana foi uma usurpação desses mesmos fascistas e nazis, porque é um sinal de respeito. Os soldados quando juram fidelidade à Pátria fazem-no de braço esticado…Mas esta censura explícita resulta de um bloqueio mental comunistóide que prevalece na UE, sobretudo por parte de muitos que até se dizem de direita, mas transportam genes herdados da esquerda comunista que os fazem ter estas “comichões”…

    A.S.

  2. Meu caro A.S,
    Com que então está provado que:
    “está provado que Estaline, Mao e outros que tais foram muito piores que os fascistas e nazis!!!”
    A sério? Está provado onde e por quem?
    Deixe de dizer asneiras por favor. Na 2a Guerra Mundial, provocada pela Alemanha Nazi e pela Itália fascista, morreram cerca de 60 milhões de pessoas. Estranha que em Itália esteja proibida a saudação fascista? Então é porque não aprendeu nada na escola.

    • Está provado pelos relatórios das entidades internacionais. Estaline, Mao, Lenine, Pol Pot, Kim Pai Filho e Neto, Irmãos Castro foram muito piores (mais de 10 vezes) que Hitler e Mussolini juntos. HItler: 6 milhões de mortos directos; Estaline (“Uncle Joe” ou “Tio Zé” ou “Tizé”): 32 milhões de mortos (contando apenas os soviéticos). Paulo Valente é um cassetes ressaviádo porque os portugueses votaram em Salazar como o maior português de sempre contra os votos massívos dos “cassetes” no burr0 branco do Cunhal Miserável. Até a Odete Santos fez figura de urso na RTP em directo para toda a gente ver como são os comunas sem a máscara.

    • Seria outro tema… Só a sanguinolenta vida (pensamento) de Mao, que imperou na China (1949 e 1976), estima-se que foram mortos até 75 milhões de chineses, para não falar de Lenine e Staline…
      Reparo que, depois daquele nosso 25 de abril, ainda havia/há ‘indefectíveis’ maoístas, leninistas e stalinistas em Portugal…
      É claro que ninguém deve branquear ditaduras sanguinárias (expansionistas ou não)

  3. Com os romanos foi assim. Foram copiados por outros. Nós fazemos ‘continência’ com o mesmo significado!
    Qual a necessidade de linguagem mímica que o homem tem?
    Os símbolos criam-se e associam-se conforme a história e o comportamento assimilado! No caso é um gesto conotado com más memórias.
    Outro ‘gesto verbal’ que é um mimo: De pequenino se torce o pepino… Mil palavras que valerão menos que um simples gesto!

RESPONDER

Friends: regresso da série está em negociações

De acordo com o The Hollywood Reporter, encontram-se a decorrer negociações que podem levar a uma reunião da série intemporal Friends. Este retorno seria um trunfo exclusivo da plataforma HBO Max, que ainda não foi …

NASA rebatiza Ultima Thule. Antigo nome foi associado ao nazismo

O nome do Ultima Thule deu polémica e a NASA decidiu mudá-lo. A controvérsia surgiu pelo nome dado inicialmente ao mundo gelado do Cinturão de Kuiper estar vinculado à ideologia nazi. O anúncio foi feito esta …

Vídeo mostra orcas a perseguirem tubarões-brancos na África do Sul

O tubarão-branco é visto como o maior predador dos oceanos. Mas um novo vídeo mostra que nem este animal está assim tão seguro, sendo na verdade uma presa para outras espécies. De acordo com o Science …

Descoberta a primeira vespa polinizadora da época dos dinossauros

Uma equipa de cientistas encontrou a primeira vespa polinizadora (prosphex anthophilos), que conviveu com dinossauros há cerca de 100 milhões de anos. O animal foi encontrado num fragmento de resina fossilizada em Mianmar, na Birmânia, segundo …

China está a vender drones assassinos ao Médio Oriente

A China está a vender drones capazes de matar automaticamente, sem necessidade de controlo humano. Os seus principais clientes serão a Arábia Saudita e o Paquistão. Segundo o site Defense One, uma empresa chamada Ziyan está …

Aumento da temperatura pode vir a matar 1,5 milhões de indianos por ano

Se as emissões globais de gases de efeito de estufa não forem interrompidas, cerca de 1,5 milhões de indianos podem vir a morrer anualmente até 2100 devido ao aumento das temperaturas. Os números contam de …

O vencedor do Tour de France, Egan Bernal, pode ter beneficiado de uma vantagem genética

O ponto de viragem da Tour de France deste verão ocorreu no alto de uma montanha nos Alpes franceses. Foi o resultado de anos de treinamento e, de acordo com um estudo divulgado na segunda-feira, …

Mina Chang utilizou uma capa falsa da Time no CV e conseguiu chegar ao Governo de Trump

Mina Chang, vice-secretária adjunta do Gabinete de Operações de Conflitos e Estabilização do Departamento de Estado dos Estados Unidos, mentiu no seu currículo para conseguir alcançar um lugar no Governo de Donald Trump. De acordo com …

Jovem norueguesa controla 450 perfis no Instagram para tentar evitar suicídios

Uma norueguesa de 22 controla 450 perfis privados no Instagram para tentar evitar suicídios, conta a emissora britânica BBC, revelando ainda que a jovem recebeu já o apelido de "salva-vidas" devido ao trabalho que leva …

Espanha vai tentar exumar 31 corpos que se encontram no Vale dos Caídos

As autoridades espanholas vão tentar exumar 31 dos milhares de corpos de pessoas enterradas no Vale dos Caídos, um grande mausoléu onde esteve enterrado o ditador Francisco Franco até ao mês passado. Segundo a agência Associated …