Escola ameaça expulsar menino “fascista” de 4 anos

Um menino de apenas quatro anos de idade está habituado a saudar os colegas, no jardim de infância que frequenta, com o gesto típico da saudação fascista, com o braço direito esticado. A situação insólita está a chocar a localidade de Cantú, em Itália.

A chamada “saudação romana“, que foi adoptada pelo Partido Fascista Italiano e também pelo Partido Nazi, é proibida em Itália, um facto que leva os responsáveis do jardim de infância em causa a ameaçarem expulsar o menino, caso não deixe de fazer o gesto fascista.

Poderia até ser uma mera brincadeira de criança – uma imitação inocente de uma saudação conotada com a Extrema Direita -, mas é, afinal, reflexo da educação que lhe foi incutida pelos pais.

Uma das educadoras do jardim de infância, citada pelo jornal La Repubblica, salienta que quando confrontaram os pais com este gesto anormal do filho, eles reagiram com espanto.

“O que tem de estranho? Queremos dar-lhe uma educação rigorosa e, ao mesmo tempo, natural”, terá dito o pai da criança, nas palavras da educadora citadas pelo diário. O pai do menino terá 30 anos de idade, a mãe 29.

Após várias conversas com elementos da instituição sobre o assunto, “disseram claramente quais são os seus ideais políticos, reivindicando com firmeza o ensino da saudação romana ao filho”, conta a mesma educadora.

Quando os responsáveis da escola frisaram que a saudação é proibida pela Lei italiana e que não é propriamente um gesto adaptado a um menino de 4 anos que frequenta uma escola, o pai terá mostrado com orgulho a tatuagem de uma cruz suástica.

Perante as divergências evidentes, a escola ameaçou os pais da criança com a sua expulsão da instituição, caso ele continuasse a fazer o polémico gesto.

ZAP

PARTILHAR

7 COMENTÁRIOS

  1. Queria ver se fizesse uma saudação com o punho fechado chateavam o miúdo e os pais!!!…Afinal, está provado que Estaline, Mao e outros que tais foram muito piores que os fascistas e nazis!!! Depois a saudação romana foi uma usurpação desses mesmos fascistas e nazis, porque é um sinal de respeito. Os soldados quando juram fidelidade à Pátria fazem-no de braço esticado…Mas esta censura explícita resulta de um bloqueio mental comunistóide que prevalece na UE, sobretudo por parte de muitos que até se dizem de direita, mas transportam genes herdados da esquerda comunista que os fazem ter estas “comichões”…

    A.S.

  2. Meu caro A.S,
    Com que então está provado que:
    “está provado que Estaline, Mao e outros que tais foram muito piores que os fascistas e nazis!!!”
    A sério? Está provado onde e por quem?
    Deixe de dizer asneiras por favor. Na 2a Guerra Mundial, provocada pela Alemanha Nazi e pela Itália fascista, morreram cerca de 60 milhões de pessoas. Estranha que em Itália esteja proibida a saudação fascista? Então é porque não aprendeu nada na escola.

    • Está provado pelos relatórios das entidades internacionais. Estaline, Mao, Lenine, Pol Pot, Kim Pai Filho e Neto, Irmãos Castro foram muito piores (mais de 10 vezes) que Hitler e Mussolini juntos. HItler: 6 milhões de mortos directos; Estaline (“Uncle Joe” ou “Tio Zé” ou “Tizé”): 32 milhões de mortos (contando apenas os soviéticos). Paulo Valente é um cassetes ressaviádo porque os portugueses votaram em Salazar como o maior português de sempre contra os votos massívos dos “cassetes” no burr0 branco do Cunhal Miserável. Até a Odete Santos fez figura de urso na RTP em directo para toda a gente ver como são os comunas sem a máscara.

    • Seria outro tema… Só a sanguinolenta vida (pensamento) de Mao, que imperou na China (1949 e 1976), estima-se que foram mortos até 75 milhões de chineses, para não falar de Lenine e Staline…
      Reparo que, depois daquele nosso 25 de abril, ainda havia/há ‘indefectíveis’ maoístas, leninistas e stalinistas em Portugal…
      É claro que ninguém deve branquear ditaduras sanguinárias (expansionistas ou não)

  3. Com os romanos foi assim. Foram copiados por outros. Nós fazemos ‘continência’ com o mesmo significado!
    Qual a necessidade de linguagem mímica que o homem tem?
    Os símbolos criam-se e associam-se conforme a história e o comportamento assimilado! No caso é um gesto conotado com más memórias.
    Outro ‘gesto verbal’ que é um mimo: De pequenino se torce o pepino… Mil palavras que valerão menos que um simples gesto!

RESPONDER

Mais seis mortes, 325 novos casos e 237 recuperados

Portugal regista esta quinta-fira mais seis mortes por covid-19, 325 novos casos de infeção e mais 237 pessoas dadas como recuperadas em relação a quarta-feira, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

"Filme fantástico". Novo livro revela cartas entre Kim Jong-un e Donald Trump

O líder norte-coreano, Kim Jong-un, qualificou o seu relacionamento com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, como um “filme fantástico”, segundo os editores de um livro a ser publicado, que revela a correspondência entre …

Grupo avisa Bruxelas que Portugal pode tornar-se ilha ferroviária na Europa

Um grupo de portugueses ligados ao setor ferroviário alertou a comissária europeia dos Transportes para a possibilidade de Portugal se tornar uma ilha ferroviária na Europa devido ao atraso em adotar "a bitola europeia" nas …

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …