Escolas ameaçam pôr crianças em orfanato caso pais não paguem dívidas da cantina

Um agrupamento de escolas da Pensilvânia, nos Estados Unidos, ameaçou levar a tribunal os pais que não paguem as dívidas de almoços dos filhos. Isto poderia levar a que a criança fosse colocada num orfanato.

O agrupamento de escolas de Wyoming Valley West School District, na Pensilvânia, decidiu tomar medidas drásticas contra os pais que não paguem as dívidas de almoços dos filhos. O agrupamento escolar diz que lhe estão a dever quase 20 mil euros em almoços de alunos não pagos. Alguns dos alunos acumulam dívidas na ordem dos 350 euros.

Como tiro de aviso foi escrita uma carta para mais de mil pais. “O seu filho foi mandado para a escola todos os dias sem dinheiro e sem pequeno almoço ou almoço”, lê-se na carta enviada. O agrupamento escolar explica ainda que, em último caso, os pais podem ser levados a tribunal e os seus filhos, consequentemente, colocados num orfanato.

Esta foi uma medida de último recurso, segundo Jospeh Muth, diretor de programas federais. No entanto, os pais não parecem agradados com a situação. “Eu penso que deviam ser retirados os filhos à pessoa que escreveu esta carta”, disse um dos pais, citado pelo Business Insider.

O regulamento do agrupamento escolar não tem nenhuma cláusula que prevê um processo em tribunal em caso de dívidas acumuladas pelo não pagamento dos almoços na cantina. No entanto, está previsto que nas situações em que a dívida é superior a cerca de dez euros, “é feita uma chamada automatizada todas as sextas-feiras” até que a conta seja paga.

Uma agência de serviços sociais da região, a Luzerne County Children and Youth Services, disse ter sido inapropriadamente chamada a uma situação que não lhe diz respeito. “Existimos para proteger e preservar as famílias. A única vez que uma criança é retirada é quando ela não pode ser mantida em segurança na sua casa”, disse a sua diretora, Joanne Van Saun.

Em declarações à CNN, Joanne disse ainda que a sua agência “ajudou muitas crianças e famílias a pagar a renda e a comprar roupas”, defendendo que “as crianças vivem melhor quando estão com as suas famílias”.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …

Todos contra o Chega. Parlamento chumba projeto sobre enriquecimento injustificado

O Parlamento rejeitou projecto de lei de André Ventura sobre enriquecimento injustificado com os votos contra de todos os partidos, exceto do PAN, que se absteve, e da deputada Cristina Rodrigues. O projeto de lei de …

Canon obriga funcionários na China a sorrir para irem trabalhar

Os funcionários do escritório de Pequim da multinacional japonesa são avaliados por um sistema de inteligência artificial que determina se estão felizes o suficiente para trabalhar. A medida foi criticada por invadir a privacidade dos …

Cristiano Ronaldo é o terceiro jogador mais decisivo do Euro 2020 (atrás de um belga e de um italiano)

O italiano Marco Verratti, o belga Kevin de Bruyne e o português Cristiano Ronaldo são os três jogadores mais decisivos do Euro 2020 até agora, altura em que acabou a fase de grupos da prova. …

John McAfee encontrado morto em prisão espanhola

O criador do antivírus McAfee, John McAfee, foi encontrado morto esta quarta-feira na sua cela numa prisão espanhola, aparentemente por suicídio, horas depois de a justiça espanhola ter aprovado a extradição para seu país de …

PS nacional impõe filho de dinossauro do PSD como candidato à Maia. "Inexplicável e duvidoso"

Alguns dias depois da polémica com a escolha do candidato do PS à Câmara do Porto devido a divergências internas, há mais um caso semelhante na Maia. Teresa Almadanim retirou-se da corrida depois de ter …

Computador principal do Hubble deixou de funcionar (e a NASA ainda não sabe porquê)

O Telescópio Espacial Hubble, da NASA, está em "modo de segurança" depois de o computador principal ter deixado de funcionar repentinamente no dia 13 de junho. A 13 de junho, o computador principal do Hubble deixou …