Escócia aprova lei que dá acesso gratuito a produtos sanitários femininos

A Escócia aprovou uma lei que dá acesso gratuito a produtos sanitários para as mulheres que não tenham capacidade financeira de os adquirir, sendo a primeira nação do mundo a ratificar este tipo de legislação.

“À medida que o custo de vida aumenta, o Period Products Act é um raio de esperança que demonstra o que pode ser alcançado quando os políticos se juntam para o bem das pessoas que servimos”, disse à BBC Monica Lennon, deputada do partido Trabalhista.

Desde 2017, cerca de 27 milhões de libras foram aplicados na disponibilização de produtos sanitários femininos em locais públicos.

“Esta medida é mais importante do que nunca num momento em que as pessoas estão a fazer escolhas difíceis devido ao aumento do custo de vida. Não queremos que ninguém fique numa posição em que não tenha acesso a produtos sanitários”, disse Shona Robison, secretária de Estado.

Um estudo levado a cabo pela ONG Hey Girl, antes da pandemia, revelou que uma em cada quatro mulheres na Escócia, em algum momento da sua vida, não teve capacidade financeira para comprar produtos sanitários.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.