Escândalo de fuga de informação confidencial provoca crise no Governo sueco

Socialdemokrater / Flickr

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven

O primeiro-ministro da Suécia, o social-democrata Stefan Löfven, anunciou esta quinta-feira que os ministros do Interior, Anders Ygeman, e Infraestruturas, Anna Johhansson, vão deixar o Executivo após o escândalo provocado no país pela fuga de dados confidenciais de uma agência governamental.

Löfven convocou os meios de comunicação para anunciar a remodelação do gabinete depois da opositora Aliança de Centro-Direita ter confirmado a apresentação de uma moção de censura contra esses dois ministros e o titular de Defesa, Peter Hultqvist, informou a agência “TT”.

Na segunda-feira passada, o primeiro-ministro sueco já tinha reconhecido a “gravidade” do caso no qual se tinha visto envolvida a Agência Sueca de Transportes ao terceirizar a sua gestão informática em 2015.

Segundo a imprensa sueca, o trabalho foi assumido pela IBM e, através dessa empresa, funcionários da República Checa sem as necessárias autorizações tiveram acesso à base de dados da agência, que conta com informação sobre todos os veículos na Suécia.

Essa base de dados inclui informação de veículos policiais e militares, bem como identidades protegidas, registos policiais e rotas de, por exemplo, carros blindados que transportam grandes quantias de dinheiro.

Löfven negou esta quinta-feira que irá levar o país a uma “crise política”, defendeu as mudanças no seu gabinete e mostrou o seu apoio ao titular de Defesa frente às críticas da oposição, que também exige a sua demissão.

No novo governo, a pasta de Infraestruturas passará para as mãos de Tomas Eneroth, enquanto a de Interior será assumida pelo ministro de Justiça, Morgan Johansson. Os assuntos de Imigração, no entanto, sairão da Justiça e passarão a ser geridos por um novo ministério que será assumido por Heléne Fritzon.

O primeiro-ministro sueco anunciou também que o ministro da Saúde, Gabriel Wikström, deixará o cargo por motivos pessoais e que as suas competências passarão a ser assumidas pela ministra da Segurança Social, Annika Strandhäll.

Löfven promoveu as mudanças no Executivo depois dos quatro partidos que formam a Aliança de Centro-Direita terem anunciado que iriam apresentar uma moção de censura contra os ministros por considerar que tinham cometido crime de responsabilidade ao permitir a fuga de informação confidencial.

A agência afetada e as autoridades suecas garantiram que, por enquanto, não há indícios que apontem que a informação tenha passado para as mãos de terceiros ou tenha sido utilizada de maneira inadequada.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Arqueólogos descobriram (e partiram) um ovo com mil anos

Uma equipa de arqueólogos descobriu, na antiga zona industrial de Yavneh, em Israel, um ovo de galinha com mil anos. O ovo estava enterrado no subsolo, onde se manteve preservado durante cerca de mil anos até …

"Já estamos na quarta vaga" e Lisboa é o motor. Especialistas pedem restrições imediatas

Especialistas pedem restrições para a região de Lisboa e Vale do Tejo. Carlos Antunes defende que "já estamos na quarta vaga" e que Lisboa é o motor. Lisboa já passou o patamar dos 240 casos por …

Cessar-fogo quebrado. Israel lança ataque aéreo na Faixa de Gaza

O cessar-fogo entre Israel e Hamas foi quebrado na madrugada desta quarta-feira. Os israelitas lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza depois de, segundo dizem, terem sido lançados balões incendiários a partir deste território. …

"Síndrome de Maria Antonieta". Condição que torna o cabelo branco repentinamente pode ter explicação

Os últimos meses da vida de Maria Antonieta foram extremamente desgastantes, sendo que a onda de acontecimento negros culminou com a sua morte. Os livros de história contam que este cenário fez com que a …

Von der Leyen vem a Lisboa dar "luz verde" ao PRR. Plano é “ambicioso e robusto” (e pode avançar já na próxima semana)

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, vai estar hoje em Lisboa para anunciar formalmente a aprovação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de Portugal. Von der Leyen vai “entregar pessoalmente ao primeiro-ministro, …

Biden e Putin reúnem-se em Genebra em busca de relação "estável e previsível"

A Ucrânia, a Bielorrússia, o destino do opositor russo detido Alexei Navalny, e os ciberataques são os temas da cimeira e o debate prevê-se áspero e difícil. A cimeira vai decorrer na cidade suíça de Genebra …

Testes recomendados em casamentos e batizados, eventos desportivos e empresas

Os testes à covid-19 passam a ser recomendados em eventos familiares com mais de dez pessoas, como casamentos e batizados, eventos culturais e desportivos, serviços públicos e empresas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). A norma, …

"Terramotos lentos" podem ajudar a ciência a prever grandes tremores

Prever um terramoto é impossível com o conhecimento e a tecnologia atuais, mas várias pesquisas realizadas nos últimos anos permitiram aos especialistas chegar mais perto de identificar certas condições para que ocorra um abalo. Os especialistas …

Filhotes espaciais. Espermatozoides de ratos armazenados na EEI geram crias saudáveis

Investigadores japoneses descobriram que espermatozoides de ratos expostos a altos níveis de radiação cósmica, durante quase seis anos, criaram uma grande ninhada de "filhotes espaciais" saudáveis ​​e normais. De acordo com o novo estudo, publicado na …

"Exoplanetas desonestos" à espreita no espaço podem ter luas habitáveis

As evidências sugerem a existência de uma vasta população de "exoplanetas desonestos" à deriva - que não estão presos a nenhuma estrela. Os cientistas acreditam que esses exoplanetas não serão habitáveis, mas o mesmo não …