Escândalo de fuga de informação confidencial provoca crise no Governo sueco

Socialdemokrater / Flickr

O primeiro-ministro da Suécia, Stefan Löfven

O primeiro-ministro da Suécia, o social-democrata Stefan Löfven, anunciou esta quinta-feira que os ministros do Interior, Anders Ygeman, e Infraestruturas, Anna Johhansson, vão deixar o Executivo após o escândalo provocado no país pela fuga de dados confidenciais de uma agência governamental.

Löfven convocou os meios de comunicação para anunciar a remodelação do gabinete depois da opositora Aliança de Centro-Direita ter confirmado a apresentação de uma moção de censura contra esses dois ministros e o titular de Defesa, Peter Hultqvist, informou a agência “TT”.

Na segunda-feira passada, o primeiro-ministro sueco já tinha reconhecido a “gravidade” do caso no qual se tinha visto envolvida a Agência Sueca de Transportes ao terceirizar a sua gestão informática em 2015.

Segundo a imprensa sueca, o trabalho foi assumido pela IBM e, através dessa empresa, funcionários da República Checa sem as necessárias autorizações tiveram acesso à base de dados da agência, que conta com informação sobre todos os veículos na Suécia.

Essa base de dados inclui informação de veículos policiais e militares, bem como identidades protegidas, registos policiais e rotas de, por exemplo, carros blindados que transportam grandes quantias de dinheiro.

Löfven negou esta quinta-feira que irá levar o país a uma “crise política”, defendeu as mudanças no seu gabinete e mostrou o seu apoio ao titular de Defesa frente às críticas da oposição, que também exige a sua demissão.

No novo governo, a pasta de Infraestruturas passará para as mãos de Tomas Eneroth, enquanto a de Interior será assumida pelo ministro de Justiça, Morgan Johansson. Os assuntos de Imigração, no entanto, sairão da Justiça e passarão a ser geridos por um novo ministério que será assumido por Heléne Fritzon.

O primeiro-ministro sueco anunciou também que o ministro da Saúde, Gabriel Wikström, deixará o cargo por motivos pessoais e que as suas competências passarão a ser assumidas pela ministra da Segurança Social, Annika Strandhäll.

Löfven promoveu as mudanças no Executivo depois dos quatro partidos que formam a Aliança de Centro-Direita terem anunciado que iriam apresentar uma moção de censura contra os ministros por considerar que tinham cometido crime de responsabilidade ao permitir a fuga de informação confidencial.

A agência afetada e as autoridades suecas garantiram que, por enquanto, não há indícios que apontem que a informação tenha passado para as mãos de terceiros ou tenha sido utilizada de maneira inadequada.

ZAP // EFE

PARTILHAR

RESPONDER

Benfica perto de garantir Taremi e Helton Leite para a próxima época

O SL Benfica está perto de assegurar as contratações do avançado do Rio Ave, Mehdi Taremi, e do guarda-redes do Boavista, Helton Leite, para a próxima temporada. Mehdi Taremi e Helton Leite deverão ser reforços do …

Operação Marquês. Ivo Rosa não marca data de início do julgamento

O juiz de instrução Ivo Rosa optou por não marcar data de início do julgamento dada a complexidade do processo da Operação Marquês. O anúncio foi feito no final do debate instrutório, esta sexta-feira. "É manifesta …

Bolsonaro veta obrigatoriedade do uso de máscaras em lojas e igrejas

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, vetou hoje parte de uma lei que estipulava o uso obrigatório de máscaras em órgãos públicos, lojas, indústrias, templos religiosos e locais fechados em que haja concentrações de pessoas. O …

Benfica insiste em Jorge Jesus e está disposto a esperar pelo treinador

Jorge Jesus continua a ser a principal ambição de Luís Filipe Vieira para o cargo de treinador do SL Benfica. Tanto que o presidente das 'águias' mostra-se disponível para esperar. Não é segredo para ninguém que …

Wigan declara falência devido à covid-19. Há sete anos venceu a Taça de Inglaterra

O Wigan Athletic declarou falência, esta quarta-feira, apenas um mês depois de um consórcio de Hong Kong ter assumido o clube. Em causa está o impacto económico que a pandemia de covid-19 teve nas contas …

China parece ter controlado segunda vaga de coronavírus em 21 dias, sem registar mortes

A China parece ter controlado a segunda vaga de covid-19 após um surto que começou num mercado de Pequim, em junho, e que levou a pelo menos 328 novos casos e ao encerramento parcial da …

Guerra aberta pelo ouro da Venezuela em Inglaterra. Maduro ordena investigação ao "roubo"

Nicolás Maduro, Presidente da Venezuela, ordenou uma "investigação penal" ao que denomina "o roubo de ouro venezuelano" que está depositado no Banco Central de Inglaterra. Esta é a resposta do governante depois de o Tribunal …

Hospitais da Papua-Nova Guiné recusam atender grávidas. Médico aconselha mulheres a evitar gravidez

Um obstetra da Papua-Nova Guiné aconselhou as mulheres daquele país a não engravidarem nos próximos dois anos, revelando que o medo de transmissão do coronavírus tem levado os hospitais a recusarem atender grávidas. Segundo noticiou esta …

China vai encerrar gradualmente todos os mercados de aves vivas

A China vai fechar gradualmente todos os mercados onde aves vivas são vendidas, visando reduzir os riscos para a saúde pública, informou hoje a imprensa oficial. Chen Xu, alto funcionário da Administração Estatal de Regulação do …

Em 33 anos, Amazónia perdeu 72,4 milhões de hectares de floresta. O equivalente ao território do Chile

A floresta amazónica, presente em nove países da América do Sul, perdeu 72,4 milhões de hectares de cobertura vegetal entre 1985 e 2018, uma área equivalente ao território do Chile, segundo dados divulgados na quinta-feira …