ESA derrete parte de um satélite para testar “entrada perigosa” na Terra

Um grupo de investigadores colocou uma das partes mais densas de um satélite dentro de um túnel de vento de plasma, com o objetivo de o derreter em nome da Ciência.

Investigadores da Agência Espacial Europeia (ESA) colocaram uma das partes mais densas de um satélite em órbita da Terra num túnel de vento de plasma. O objetivo era derretê-lo para compreender como os satélites ardem durante o processo de reentrada na atmosfera, para minimizar o risco de colocar alguém em perigo na superfície.

Segundo o Science Alert, o teste faz parte da iniciativa Clean Space da ESA e decorreu no Centro Aeroespacial Alemão, em Colónia.

Um magnetotorquer, projetado para interagir magneticamente com o campo magnético da Terra para mudar a orientação do satélite, foi aquecido a vários milhares de graus Celsius dentro do plasma hipersónico.

Tiago Soares, cientista do Clean Space, explicou que toda a equipa observou o comportamento do equipamento em diferentes configurações de fluxo de calor para o túnel de vento de plasma, “de modo a obter mais informações sobre as propriedades dos materiais e a sua capacidade de resistência”. O magnetotorquer “atingiu um fim completo no nível de alto fluxo de calor”, completou.

Teoricamente, o equipamento é completamente queimado assim que mergulha na atmosfera. No entanto, na prática, algumas peças podem chegar à Terra, sendo algumas delas suficientemente grandes para causar danos.

Estudos realizados anteriormente pela agência espacial identificaram alguns elementos dos satélites que são mais propensos a sobreviver ao processo de reentrada, entre eles os magnetotorquers, instrumentos óticos, propulsores e tanques de pressão, mecanismos que operam painéis solares e giroscópios usados para mudar a direção de um satélite.

Quer em órbita, quer na Terra, o lixo espacial é uma das grandes preocupações das agências mundiais. Com a entrada de empresas privadas no setor das viagens espaciais, a necessidade de encontrar uma solução para este problema é ainda mais emergente.

Além do espetáculo de uma peça de satélite queimada, o trabalho realizado por esta equipa da ESA mostra que estamos um passo mais perto de encontrar a tal desejada solução.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Alguém aí da acredita que os satélites existem ?!
    Pesquisem os cabos e antenas no mar e terra.
    GPS internet telefónico etc..
    Não sei porque insistem nesta farsa.

    • Irra que não há pachorra para estes pseudo-iluminados com as suas falsas verdades, todos inchados na sua ignorância!
      Sim, “algumas pessoas” ainda acreditam que os satélites existem. Eu, por exemplo.
      Dizer que os satélites não existem porque há cabos de internet no mar é o mesmo que dizer que os aviões não existem porque há barcos no mar. Os aviões existem, já andei em muitos, sabes?
      GPS? Que tem o GPS? Por acaso é uma das coisas que apenas é possível porque existem satélites. Ou o GPS funciona por … magia ?? Ou percebi mal e achas que o GPS não existe?
      Já agora, quando não havia TV cabo no meu prédio e eu via televisão da Turquia e de outros confins usando um prato parabólico na varanda, isso era o quê? Magia, também?
      O satélite existe desde que em 1957 a Rússia lançou o Sputnik. Há dezenas de países em todo o mundo que já lançaram milhares de satélites. Até Portugal já lançou um, o PO-SAT. Dizer que dezenas de países de vários pontos do mundo, com vários sistemas políticos e religiões, que em outros assuntos se guerreiam e contradizem, todos eles são comparsas numa farsa para fazer de conta que há satélites, é uma alucinação esquizofrénica. Trata-te, se faz favor.
      E não, a Terra não é plana. Sorry.

    • “Acreditar em satélites”?!
      Hahahaaaaa….
      Eu já vi/li muitas palermices escritas pelos crentes ignorantes brasileiros apalermados pelas religiões, mas alguém questionar se “acredita em satélites” foi mesmo a maior do ano!
      “Quem estuda, sabe; quem não estuda, acredita”!!

RESPONDER

Peritos da Ordem admitem práticas ilícitas na venda de produtos no BES e Banif

Os peritos da Ordem dos Advogados que analisaram as reclamações de lesados do BES e do Banif disseram esta segunda-feira aos jornalistas que encontraram indícios de práticas ilícitas na venda de produtos financeiros por aqueles …

Já há rascunho do acordo da COP25 (mas nada está ainda totalmente fechado)

Esta segunda-feira arranca a semana decisiva, depois de uma semana de trabalho técnico ara definir as linhas que vão dar origem ao documento final da 25.ª Convenção das Partes (COP25) da Convenção-Quadro das Nações Unidas …

Novos escalões de IRS só serão criados "a meio da legislatura"

Esta segunda-feira, o Governo disse aos parceiros sociais que só deverão acontecer "mexidas no IRS", nomeadamente a criação de novos escalões, a meio desta legislatura. O Governo de António Costa confirmou aos parceiros sociais que a …

Navios em Portugal poluem tanto quanto as oito cidades com mais carros

O transporte marítimo deve integrar o regime de comércio de licenças de emissão da União Europeia (UE), defendeu, esta segunda-feira, a associação ambientalista ZERO, exigindo limites de emissão de dióxido de carbono (CO2) para navios …

Já são conhecidos os nomeados aos Globos de Ouro. Netflix lidera com "O Irlandês" e "Marriage Story"

A cerimónia de entrega de prémios realiza-se a 5 de janeiro de 2020 no hotel Beverly Hilton, em Los Angeles, e será apresentada por Ricky Gervais. Já são conhecidos os nomeados à 77ª edição dos Globos …

Falhas na formação de médicos levam ministra a criar grupo de trabalho

A ministra da Saúde determinou a constituição de um grupo de trabalho para criar um manual de regras e procedimentos para a avaliação das capacidades de formação de médicos no SNS, depois de falhas apontadas …

Surto de sarampo leva Samoa a fechar escolas e serviços. Ativista anti-vacinação detido

Com o objetivo de conter o surto de sarampo que já matou 60 pessoas, o governo de Samoa está a pedir à população que coloque uma bandeira vermelha em frente às casas nais as pessoas …

Poluição do ar leva Sarajevo a cancelar todos os eventos públicos

As autoridades bósnias consideram que a poluição na capital do país, Sarajevo, atingiu níveis perigosos nos últimos dias. Perante a densa nuvem de nevoeiro que paira na cidade, o governo regional decidiu cancelar todos os …

A banana colada à parede que custou 108 mil euros foi comida

A banana mais cara do mundo, presa a uma parede com fita adesiva, foi descascada e comida por um artista que visitava o stand da galeria Perrotin, na feira de arte contemporânea Art Basel, nos …

Empresas norte-americanas reforçam domínio na venda global de armas

O Instituto Internacional de Estudos de Paz de Estocolmo (SIPRI) revelou esta segunda-feira que as empresas norte-americanas aumentaram o domínio no comércio global de armas em 2018, para 59% do volume total entre as 100 …