ESA derrete parte de um satélite para testar “entrada perigosa” na Terra

Um grupo de investigadores colocou uma das partes mais densas de um satélite dentro de um túnel de vento de plasma, com o objetivo de o derreter em nome da Ciência.

Investigadores da Agência Espacial Europeia (ESA) colocaram uma das partes mais densas de um satélite em órbita da Terra num túnel de vento de plasma. O objetivo era derretê-lo para compreender como os satélites ardem durante o processo de reentrada na atmosfera, para minimizar o risco de colocar alguém em perigo na superfície.

Segundo o Science Alert, o teste faz parte da iniciativa Clean Space da ESA e decorreu no Centro Aeroespacial Alemão, em Colónia.

Um magnetotorquer, projetado para interagir magneticamente com o campo magnético da Terra para mudar a orientação do satélite, foi aquecido a vários milhares de graus Celsius dentro do plasma hipersónico.

Tiago Soares, cientista do Clean Space, explicou que toda a equipa observou o comportamento do equipamento em diferentes configurações de fluxo de calor para o túnel de vento de plasma, “de modo a obter mais informações sobre as propriedades dos materiais e a sua capacidade de resistência”. O magnetotorquer “atingiu um fim completo no nível de alto fluxo de calor”, completou.

Teoricamente, o equipamento é completamente queimado assim que mergulha na atmosfera. No entanto, na prática, algumas peças podem chegar à Terra, sendo algumas delas suficientemente grandes para causar danos.

Estudos realizados anteriormente pela agência espacial identificaram alguns elementos dos satélites que são mais propensos a sobreviver ao processo de reentrada, entre eles os magnetotorquers, instrumentos óticos, propulsores e tanques de pressão, mecanismos que operam painéis solares e giroscópios usados para mudar a direção de um satélite.

Quer em órbita, quer na Terra, o lixo espacial é uma das grandes preocupações das agências mundiais. Com a entrada de empresas privadas no setor das viagens espaciais, a necessidade de encontrar uma solução para este problema é ainda mais emergente.

Além do espetáculo de uma peça de satélite queimada, o trabalho realizado por esta equipa da ESA mostra que estamos um passo mais perto de encontrar a tal desejada solução.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Alguém aí da acredita que os satélites existem ?!
    Pesquisem os cabos e antenas no mar e terra.
    GPS internet telefónico etc..
    Não sei porque insistem nesta farsa.

    • Irra que não há pachorra para estes pseudo-iluminados com as suas falsas verdades, todos inchados na sua ignorância!
      Sim, “algumas pessoas” ainda acreditam que os satélites existem. Eu, por exemplo.
      Dizer que os satélites não existem porque há cabos de internet no mar é o mesmo que dizer que os aviões não existem porque há barcos no mar. Os aviões existem, já andei em muitos, sabes?
      GPS? Que tem o GPS? Por acaso é uma das coisas que apenas é possível porque existem satélites. Ou o GPS funciona por … magia ?? Ou percebi mal e achas que o GPS não existe?
      Já agora, quando não havia TV cabo no meu prédio e eu via televisão da Turquia e de outros confins usando um prato parabólico na varanda, isso era o quê? Magia, também?
      O satélite existe desde que em 1957 a Rússia lançou o Sputnik. Há dezenas de países em todo o mundo que já lançaram milhares de satélites. Até Portugal já lançou um, o PO-SAT. Dizer que dezenas de países de vários pontos do mundo, com vários sistemas políticos e religiões, que em outros assuntos se guerreiam e contradizem, todos eles são comparsas numa farsa para fazer de conta que há satélites, é uma alucinação esquizofrénica. Trata-te, se faz favor.
      E não, a Terra não é plana. Sorry.

    • “Acreditar em satélites”?!
      Hahahaaaaa….
      Eu já vi/li muitas palermices escritas pelos crentes ignorantes brasileiros apalermados pelas religiões, mas alguém questionar se “acredita em satélites” foi mesmo a maior do ano!
      “Quem estuda, sabe; quem não estuda, acredita”!!

RESPONDER

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …

Em Inglaterra, há crianças de 16 anos que vão passar a viver em alojamentos não regulamentados

A 9 de setembro, foi aprovada uma nova lei em Inglaterra, segundo a qual as crianças com 16 e 17 anos podem ser colocadas em alojamentos não regulamentados. O sistema de acolhimento de crianças inglês está …

Suspeitos numa mota sem matrícula dispararam na direcção de candidata do CDS

A candidata do CDS à Junta de Freguesia de Palmela, em Setúbal, foi surpreendida, na noite de sexta-feira, por disparos de caçadeira, protagonizados por "duas pessoas sem capacete", numa mota sem luzes, nem matrícula. O incidente …

Jerónimo diz que conquista de Guimarães só é possível "milho a milho"

O secretário-geral do PCP defendeu, esta sexta-feira, que a presença da CDU na autarquia de Guimarães só pode ser reconquistada “milho a milho”, na noite em que a dirigente do PEV Heloísa Apolónia integrou a …

Parlamento aprovou Constitucional em Coimbra (mas PS ainda pode chumbar a saída de Lisboa)

O Parlamento aprovou, na generalidade, a proposta do PSD para transferir o Tribunal Constitucional (TC) e o Supremo Tribunal Administrativo (STA) de Lisboa para Coimbra. Mas a mudança só poderá ser concretizada depois da votação …