ESA derrete parte de um satélite para testar “entrada perigosa” na Terra

Um grupo de investigadores colocou uma das partes mais densas de um satélite dentro de um túnel de vento de plasma, com o objetivo de o derreter em nome da Ciência.

Investigadores da Agência Espacial Europeia (ESA) colocaram uma das partes mais densas de um satélite em órbita da Terra num túnel de vento de plasma. O objetivo era derretê-lo para compreender como os satélites ardem durante o processo de reentrada na atmosfera, para minimizar o risco de colocar alguém em perigo na superfície.

Segundo o Science Alert, o teste faz parte da iniciativa Clean Space da ESA e decorreu no Centro Aeroespacial Alemão, em Colónia.

Um magnetotorquer, projetado para interagir magneticamente com o campo magnético da Terra para mudar a orientação do satélite, foi aquecido a vários milhares de graus Celsius dentro do plasma hipersónico.

Tiago Soares, cientista do Clean Space, explicou que toda a equipa observou o comportamento do equipamento em diferentes configurações de fluxo de calor para o túnel de vento de plasma, “de modo a obter mais informações sobre as propriedades dos materiais e a sua capacidade de resistência”. O magnetotorquer “atingiu um fim completo no nível de alto fluxo de calor”, completou.

Teoricamente, o equipamento é completamente queimado assim que mergulha na atmosfera. No entanto, na prática, algumas peças podem chegar à Terra, sendo algumas delas suficientemente grandes para causar danos.

Estudos realizados anteriormente pela agência espacial identificaram alguns elementos dos satélites que são mais propensos a sobreviver ao processo de reentrada, entre eles os magnetotorquers, instrumentos óticos, propulsores e tanques de pressão, mecanismos que operam painéis solares e giroscópios usados para mudar a direção de um satélite.

Quer em órbita, quer na Terra, o lixo espacial é uma das grandes preocupações das agências mundiais. Com a entrada de empresas privadas no setor das viagens espaciais, a necessidade de encontrar uma solução para este problema é ainda mais emergente.

Além do espetáculo de uma peça de satélite queimada, o trabalho realizado por esta equipa da ESA mostra que estamos um passo mais perto de encontrar a tal desejada solução.

  ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Alguém aí da acredita que os satélites existem ?!
    Pesquisem os cabos e antenas no mar e terra.
    GPS internet telefónico etc..
    Não sei porque insistem nesta farsa.

    • Irra que não há pachorra para estes pseudo-iluminados com as suas falsas verdades, todos inchados na sua ignorância!
      Sim, “algumas pessoas” ainda acreditam que os satélites existem. Eu, por exemplo.
      Dizer que os satélites não existem porque há cabos de internet no mar é o mesmo que dizer que os aviões não existem porque há barcos no mar. Os aviões existem, já andei em muitos, sabes?
      GPS? Que tem o GPS? Por acaso é uma das coisas que apenas é possível porque existem satélites. Ou o GPS funciona por … magia ?? Ou percebi mal e achas que o GPS não existe?
      Já agora, quando não havia TV cabo no meu prédio e eu via televisão da Turquia e de outros confins usando um prato parabólico na varanda, isso era o quê? Magia, também?
      O satélite existe desde que em 1957 a Rússia lançou o Sputnik. Há dezenas de países em todo o mundo que já lançaram milhares de satélites. Até Portugal já lançou um, o PO-SAT. Dizer que dezenas de países de vários pontos do mundo, com vários sistemas políticos e religiões, que em outros assuntos se guerreiam e contradizem, todos eles são comparsas numa farsa para fazer de conta que há satélites, é uma alucinação esquizofrénica. Trata-te, se faz favor.
      E não, a Terra não é plana. Sorry.

    • “Acreditar em satélites”?!
      Hahahaaaaa….
      Eu já vi/li muitas palermices escritas pelos crentes ignorantes brasileiros apalermados pelas religiões, mas alguém questionar se “acredita em satélites” foi mesmo a maior do ano!
      “Quem estuda, sabe; quem não estuda, acredita”!!

RESPONDER

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa

"Não houve proibição nenhuma" de cânticos no Dia do Exército, foi recomendação sanitária

O Presidente da República foi questionado sobre o incidente que levou a que, nas celebrações do Dia do Exército, o ministro da Defesa tenha sido vaiado e pedida a sua demissão por centenas de ex-paraquedistas. …

Até 2030, o plástico irá emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão

Um novo relatório mostra que, até 2030, os plásticos irão emitir mais gases de efeito de estufa do que o carvão, caso a indústria norte-americana mantenha os planos futuros. O aumento contínuo da produção de plástico …

Titã pode estar condenada a chocar contra Saturno

A maior lua de Saturno, Titã, tem um enorme efeito na inclinação do planeta, e o seu afastamento do planeta pode derrubá-lo e condenar a própria Titã. A cada ano que passa, Titã afasta-se 11 centímetros …

É um cenário de filme de ficção científica - mas será possível a Lua colidir contra a Terra?

Está sempre aparentemente calma no céu, mas será que a Lua pode algum dia vir a chocar com a Terra? Há simulações que ajudam a ter uma ideia do que aconteceria neste cenário. Um novo filme …

O segredo da Coreia do Sul para combater a covid-19? Tecnologia de ponta e toque humano

O sucesso da Coreia do Sul a combater a pandemia de covid-19 não assentou apenas no recurso à tecnologia de ponta — também envolveu o tradicional toque humano. De acordo com um recente relatório da Câmara …

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …