Consumidores recebem faturas da EDP com milhares de euros a mais por erros na leitura

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A elétrica não nega que as leituras feitas pela empresa apresentem valores excessivos, mas garante que o número de reclamações é reduzido.

O Jornal de Notícias avança que os clientes da EDP estão a reportar erros nas leituras de contadores feitas pela empresa.

As contagens estão erradas e são excessivas, acabando por se traduzir em faturas que ultrapassam o valor habitual em cinco ou seis vezes. A fornecedora de eletricidade não nega, mas garante que as reclamações são em número reduzido. Além disso, “não foi registado um aumento no número de reclamações por erro de leitura nos últimos meses”, esclarece a empresa.

O jornal apresenta casos concretos de clientes surpreendidos com faturas de milhares de euros para pagar, como o o proprietário de uma pastelaria, que costuma pagar 700 euros por mês e no mês passado recebeu uma fatura de quase quatro mil euros.

A Deco também recolheu reclamações de consumidores que dão conta que a EDP “conseguiu ler, a 11 de dezembro, valores muito superiores aos que constam hoje – dia 17 de dezembro”. Depois de indicar os valores concretos, o cliente concluiu que “o valor faturado subiu e muito”.

Para a EDP, a melhor solução passa por serem os clientes a “dar a contagem”, como fizeram saber a uma cliente que, ao contactar a empresa, ficou a saber que “é uma empresa à parte que faz as leituras e que eles simplesmente aceitam os valores que lhes são transmitidos”.

Segundo a Renascença, no final de Dezembro, o secretário de Estado da Energia anunciou que, a partir de Janeiro, os consumidores podem regressar ao mercado regulado se considerarem que o preço é mais vantajoso.

ZAP //

14 Comments

  1. EStas grandes empresas que são sempre beneficiadas pelo Estado ainda não estão contentes e arranjam sempre artimanhas p/ tentar SACAR ainda mais ao Lorpa do povo… isto cada vez está pior e ninguém faz nada!

  2. Ora bem! Vejamos…
    Porque será os ditos “erros” de leitura resultam em valores a PAGAR pelos consumidores e não o inverso?!?
    Ele há coisas….

  3. Todos os anos a EDP, faz esta brincadeira em Dezembro, para os resultados do ano serem bons, depois devolve o dinheiro no próximo mês, é o que temos…

  4. Atá talvez a EDP tenha alguma razão com o sucedido, por um lado as pessoas saem das escolas pouco mais que analfabetos, daí poder haver o perigo de qualquer funcionário nem capacidade ter para ler a leitura do contador, por outro lado está cada vez mais na moda o alcoolismo coisa que foi muito badalada pelos esquerdistas como sendo um sinal de atraso no regime de Salazar, agora talvez seja a altura de perguntar a esses revolucionários espertos se este é agora um sinal de evolução.

  5. Decadência o Senhor esta errado,não é ao cliente a enviar as leituras,só se vê isso em
    Portugal, é a empresa ela mesmo a fazer esse serviço. Mas como querem poupar
    Para engordar graças ao povo é assim.

    • A Vieira: Pois precisamente o senhor está a falar ao contrário do meu comentário que se refere precisamente a funcionários da empresa que pelos vistos fazem a contagem errada da leitura dos contadores o que parece ser essa a razão da queixa de alguns lesados, quanto ao envio ou não pelo cliente da contagem da luz devo dizer-lhe que eu optei pelo envio pela minha parte precisamente por não confiar muito na contagem feita pela empresa, portanto o senhor terá as duas possibilidades e optará por aquela que melhor entender!.

  6. Eu fui um dos que queriam roubar enviaram uma fatura de 139,68€. Depois eu ter reclamado á ERSE a Edp acabou por retificar a factura para 41,97€ dizendo que a culpa não é deles,
    “a entidade responsável pela gestão das leituras e manutenção dos equipamentos de contagem é o ORD, pelo que, deverá dirigir-se ao mesmo para se pronunciar. ”

    “Bom dia , a mim não me interessa quem faz o serviço de gestão de leituras nem quem vem contar, porque é a vocês que eu pago o serviço por isso é da vossa inteira responsabilidade fazer o que é correto, não é mandar para pagar 139.68€ quando na verdade só tenho para pagar 41.97€ e no vosso site não deixar enviar a contagem porque a tal empresa já enviou o que lhes apeteceu uns dias mais cedo que o previsto.”
    Processo: ERSE:0001006160
    Processo Edp : ROR00000000000045520

    • Exactamente!
      Era só o que faltava: a EDP passa a factura, mas depois encaminha os clientes para reclamarem noutra empresa!!
      Empresa essa que ninguém conhece e com a qual o cliente não tem qualquer interacção!!
      Isto é o cumulo do capitalismo selvagem e a EDP, agora na mão dos chineses, pensa que pode fazer o que lhe apetece!…

  7. Em minha casa só vivemos três, sendo eu, minha esposa e a minha filha de 1 ano… no mês de janeiro recebi uma fatura no valor de 125, 99 e no fevereiro 88,70… portanto essa empresa só está mesmo para roubar e mais nda.

  8. Já me enganei numa leitura que dei. Telefonei para a EDP comercial e eles fizeram o crédito nas faturas seguintes. Não tive problema. No futuro serão os novos contadores trihorários digitais ligados em rede a transmitir as leituras.

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