Erro em equação de Schrödinger está a mudar tudo o que sabemos sobre perceção de cores

4

Los Alamos National Laboratory

Esta visualização capta o espaço matemático 3D usado para mapear a perceção humana de cores.

Investigadores do Laboratório Nacional de Los Alamos, nos Estados Unidos, descobriram um erro matemático numa equação que explica como é que os nosso olhos percecionam diferentes cores.

O físico Erwin Schrödinger, considerado um dos “pais” da Mecânica Quântica, é muitas vezes recordado pela sua famosa teoria sobre o gato de Schrödinger — que, enquanto não se observa o destino a que teve direito numa caixa com veneno, está morto e está vivo.

Há mais de 100 anos, o cientista galardoado com o Nobel da Física criou o espaço matemático 3D para explicar como o olho pode diferenciar uma cor de outra.

A forma como os humanos percecionam as cores ajudou imensamente no processamento de imagens de gráficos de computador e tarefas de visualização. Esta nova descoberta pode ajudar as indústrias de televisão e pintura a reformatar a forma como criam imagens e cores.

“A forma assumida do espaço de cores requer uma mudança de paradigma”, explica Roxana Bujack, cientista da computação no Laboratório Nacional de Los Alamos, num comunicado enviado à imprensa.

Embora o objetivo da equipa de investigadores não fosse desmentir uma teoria fundamental da matemática, “provar que uma delas estava errada é praticamente o sonho de um cientista”, salientou Bujack.

A ideia de Bujack e companhia era criar algoritmos matemáticos para aprimorar mapas de cores para visualização de dados com o objetivo de torná-los mais fáceis de entender.

Para percecionar cores diferentes, é preciso usar espaços euclidianos – o tipo de formas geométricas que provavelmente aprendeu na escola. Modelos mais avançados usam geometria Riemanniana.

Os cientistas descobriram que a geometria Riemanniana sobrestima muito a perceção de grandes diferenças de cores. Isso acontece porque as pessoas percecionam uma grande diferença de cor como sendo menor do que a soma que você obteria se somasse pequenas diferenças de cor entre dois tons.

A geometria Riemanniana não consegue explicar esse efeito.

Os resultados do estudo foram publicados recentemente na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences.

ZAP //

4 Comments

  1. Mentira. Erwin Schrodinger não é o pai da Física Quântica, ele na verdade foi um dos que ajudaram a desenvolver a chamada Mecânica Quântica. O pai da Física Quântica era o físico Max Planck (1858-1947).

    • Caro leitor,
      Obrigado pelo reparo.
      Na realidade, Planck é considerado quer o pai da Física Quântica, quer da Mecânica Quântica dela derivada.
      Mas podemos considerar que Schrödinger é “um dos pais”.
      Está corrigido.

  2. Casa vez me convenço que neste mundo que os génios da matemática etc não sabem ser pessoas normais e cá canta mais um para o rol dos antissociais e pessoas que só por serem génios ou lhes subir ao “umbigo” a genialidade já pensam que tudo podem contra o seu semelhante, para mim valem zero quando provocam dor, seja ela física ou psicológica aos outros e pela história se vê que não faltam….basta pesquisar e de nada lhes vale terem feito descobertas!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.