Erdogan anuncia eleições antecipadas para 24 de junho

Kremlin / Wikimedia

Recep Tayyip Erdogan, Presidente da Turquia

O Presidente turco anunciou, esta quarta-feira, a antecipação das eleições legislativas e presidenciais para 24 de junho, um ano e meio antes da data prevista inicialmente.

“Decidimos que as eleições vão decorrer no domingo, 24 de junho de 2018“, declarou Erdogan em conferência de imprensa depois de um encontro com Devlet Bahçeli, o chefe do ultranacionalista Partido de ação nacionalista (MHP).

Na terça-feira, o partido no poder na Turquia já tinha admitido antecipar as eleições para o próximo verão depois de um apelo do seu aliado ultranacionalista.

Bahçeli, um dos principais apoiantes do líder turco, abalou na terça-feira a cena política turca ao apelar a eleições para o próximo mês de agosto, mais de um ano antes da data prevista de 3 de novembro de 2019.

“O Alto comité eleitoral vai imediatamente começar os preparativos para estas eleições”, declarou Erdogan, que se referiu à “aceleração dos desenvolvimentos na Síria” e a necessidade de tomar rapidamente “decisões importantes” sobre a economia para justificar a antecipação do calendário eleitoral.

Durante um discurso na terça-feira perante o seu grupo parlamentar em Ancara, Bahçeli considerou que “nas condições atuais é impossível a Turquia esperar por 3 de novembro de 2019”.

“O caminho mais razoável é que o povo turco vá às urnas em 26 de agosto para eleições presidenciais e legislativas“, declarou o chefe do MHP, numa referência ao dia da batalha de Manzikert, em 1071, que assinalou a entrada dos turcos na Anatólia após a vitória do sultão seljúcida Alp Arslan sobre as forças bizantinas.

Bahçeli, 70 anos, que já foi muito crítico de Erdogan, é agora um dos principais aliados do Presidente turco, com quem concluiu um acordo eleitoral para os próximos escrutínios.

No entanto, numerosos opositores de Erdogan acusam-no de pretender organizar eleições antecipadas para beneficiar do estado de emergência em vigor há cerca de dois anos e que foi prolongado na terça-feira por mais três meses, e da ofensiva de Ancara no norte da Síria contra uma milícia curda.

Por sua vez, os dirigentes turcos receiam uma degradação da situação económica, que mostra sinais de recuo. As declarações de Bahçeli provocaram uma queda de 0,3% da libra turca face ao dólar.

Diversos partidos da oposição, em particular o Partido Republicano do povo (CHP, social-democrata) afirmaram na terça-feira que se iriam opor a um eventual duplo escrutínio antecipado. O calendário previa eleições presidenciais e legislativas para 3 de novembro de 2019, e um escrutínio municipal prévio, para março do mesmo ano.

O duplo escrutínio presidencial e legislativo é crucial, porque assinalará a entrada em vigor da maioria das medidas que reforçam as prerrogativas do chefe de Estado, adotadas em referendo constitucional em abril de 2017.

Esta revisão constitucional permite ao chefe de Estado cumprir dois novos mandatos de Presidente de cinco anos. Com 64 anos, Erdogan está no poder na Turquia desde 2003, como primeiro-ministro até 2014, e desde então como chefe de Estado.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …