ERC condena TVI por rodapé sobre fecho do Banif

Mário Cruz / Lusa

O Diretor de Informação da TVI e da TVI24, Sérgio Figueiredo, durante a sua audição na Comissão Parlamentar de Inquérito ao Banif

O Diretor de Informação da TVI e da TVI24, Sérgio Figueiredo, durante a sua audição na Comissão Parlamentar de Inquérito ao Banif

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já decidiu condenar TVI no caso da notícia sobre fecho iminente do Banif.

O Jornal de Negócios adianta que os membros do conselho regulador da ERC decidiram, por unanimidade, reprovar a estação televisiva. Uma deliberação preliminar obrigava a estação a transmitir em antena as conclusões do regulador.

A decisão ainda não foi divulgada formalmente. Na página da ERC encontra-se um resumo das decisões tomadas na reunião de 31 de agosto, a última do conselho regulador, que confirma que foi tomada uma decisão final.

Em dezembro do ano passado, a TVI24 passou em rodapé, durante um programa de debate futebolístico, a notícia que dava conta do fecho iminente do Banif, banco que viria a ser alvo de uma resolução alguns dias depois. A notícia da estação de Queluz de Baixo foi considerada fundamental na decisão de resolução do Banif, depois vendido ao Banco Santander.

De acordo com o Negócios, o regulador da comunicação social concluiu que a TVI não contactou todas as partes interessadas antes de avançar com a notícia do fecho e resolução do Banif, incluindo o próprio Banif, que segundo os responsáveis do banco terão sido surpreendidos pela notícia.

Ao parlamento, Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI, garantiu que a estação avançou com “informação suficiente, credível e verdadeira”.

Sérgio Figueiredo afirmou ao Jornal de Negócios que ainda não foi informado da decisão e não adiantou comentários.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhosa a actuação da TVI neste caso!
    Para mim perdeu toda a credibilidade que tinha, alias conheço imensas pessoas que partilham da mesma opinião!
    Todos sem excepção condenam o comportamento intolerável da TVI, prejudicaram os portugueses de forma directa!
    Será pelo facto do grupo media capital ser espanhol???
    PALHAÇADA é o que é!

  2. “Será pelo facto do grupo media capital ser espanhol???” Lá vem o parolismo bacoco e saloio!! E que tal questionar a (In)competência do director de informação da TVI Sérgio Figueiredo?!

    • Insulta outros de “parolos”, “bacocos” e saloios, utilizando um argumento que só demonstra ingenuidade infantil. Deve julga que este tipo de coisa que envolve centenas de milhões a bem dos mesmos é coisa de mera incompetência ou de “coincidência”.
      Só mesmo ingénuos é que não conseguem ver que a ESMAGADORA maioria das “notícias” dos “mérdia” são fretes encomendados ou mera propaganda. E na TVI isso é particularmente notório.

    • Não! Não separe as coisas pois há um misto das duas.
      Pense assim, qualquer comprador se tiver acesso a uma informação menos boa sobre o que pretende comprar aproveita logo para desvalorizar e assim comprar mais barato. Há muitos mas, permita-me dar-lhe um exemplo: o meu amigo vai vender a sua casa, num supor, até tem problemas de humidades ora, antesda vender, dá-lhe uma pintura para disfarçar. Quem vai comprar dá 100.000€ (um supor obviamente) mas, se alguém se alguém decide abrir a boca e dizer “ah, essa casa tem problemas de humidade”, aproveitam a informação e, o valor que lhe dão desce logo para 80 ou 90.000€.
      Abordar, de forma leviana como foi feito, este tema, originou fuga de depósitos, levantamento de economias, descapitalização Banco e, naturalmente, falência. O Banco até poderia estar mal mas, que este anúncio leviano e inconsequente da TVI precipitou a falência, disso não tenha duvidas.

  3. Tarde. Muito tarde. Já nem vale a pena, pois neste momento nem levando a TVI à falência pagavam o que os Portugueses perderam …
    Como sempre em Portugal primeiro mata-se e depois esfola-se. E depois de enterrado diz-se que infelizmente morreu com tosse.
    Como sempre e depois de tudo isto ainda vem os abutres do costume.

  4. É por acreditarmos na incompetência de todos os que fazem aparente asneirada que estamos onde estamos. em 99% não há incompetência. Há intencionalidade.

  5. Esta condenação abre portas para que os lesados do Banif possam processar a TVI e assim serem recrescidos das suas perdas. Há que ter força e não ter medo.
    Enquanto não surgirem condenações fortes e e com valores de indeminizações devidamente proporcionais as perdas, a TVI irá andar a brincar com informação em proveito próprio pois mesmo condenada “ri-se” das instituições …

  6. O facto da TVI e o Santader serem dos mesmos “donos” e da esfera do PSOE por acaso não teve nada a ver com isso dizem eles. Sou parolo mas não sou estupido. Alguém aproveitou do lucro que só a compra deu ao banco espanhol, donde são?

  7. CONTINUAM A EXISTIR “MIGUEIS DE VASCONCELOS “. A PADEIRA DE ALJUBARROTA E D.NUNO ÁLVARES PEREIRA, ESTARÃO DISPONÍVEIS? É QUE ALÉM DESTES HÁ MUITOS MAIS.

  8. CONTINUAM A EXISTIR “MIGUEIS DE VASCONCELOS “. A PADEIRA DE ALJUBARROTA E D.NUNO ÁLVARES PEREIRA, ESTARÃO DISPONÍVEIS? É QUE ALÉM DESTES HÁ MUITOS MAIS.

  9. Qual a importancia desta noticia hoje? O que é a ERC?? Para que serve?? O Zé tem que pagar, mai nada!!
    Deus nos livre destas entidades reguladoras e destas televisoes para parolo ver.

RESPONDER

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …

Apple e Google removem das suas lojas de aplicações um dos jogos mais populares do mundo

As gigantes tecnológicas Apple e Google removeram esta semana das suas lojas de aplicações, a App Store e a Google Play Store, respetivamente, o Fortnite, um dos jogos mais populares de todo o mundo. As …

Encontrado tesouro de artefactos nazis no "Covil do Lobo", o quartel-general ultrassecreto de Hitler

Quando os nazis se prepararam para invadir a União Soviética, em 1941, construíram um quartel-general militar secreto na floresta Masúria, na Polónia, ao qual chamaram "Wolfsschanze" ou "Covil do Lobo". Desde a sua descoberta após a …