ERC condena TVI por rodapé sobre fecho do Banif

Mário Cruz / Lusa

O Diretor de Informação da TVI e da TVI24, Sérgio Figueiredo, durante a sua audição na Comissão Parlamentar de Inquérito ao Banif

O Diretor de Informação da TVI e da TVI24, Sérgio Figueiredo, durante a sua audição na Comissão Parlamentar de Inquérito ao Banif

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) já decidiu condenar TVI no caso da notícia sobre fecho iminente do Banif.

O Jornal de Negócios adianta que os membros do conselho regulador da ERC decidiram, por unanimidade, reprovar a estação televisiva. Uma deliberação preliminar obrigava a estação a transmitir em antena as conclusões do regulador.

A decisão ainda não foi divulgada formalmente. Na página da ERC encontra-se um resumo das decisões tomadas na reunião de 31 de agosto, a última do conselho regulador, que confirma que foi tomada uma decisão final.

Em dezembro do ano passado, a TVI24 passou em rodapé, durante um programa de debate futebolístico, a notícia que dava conta do fecho iminente do Banif, banco que viria a ser alvo de uma resolução alguns dias depois. A notícia da estação de Queluz de Baixo foi considerada fundamental na decisão de resolução do Banif, depois vendido ao Banco Santander.

De acordo com o Negócios, o regulador da comunicação social concluiu que a TVI não contactou todas as partes interessadas antes de avançar com a notícia do fecho e resolução do Banif, incluindo o próprio Banif, que segundo os responsáveis do banco terão sido surpreendidos pela notícia.

Ao parlamento, Sérgio Figueiredo, diretor de informação da TVI, garantiu que a estação avançou com “informação suficiente, credível e verdadeira”.

Sérgio Figueiredo afirmou ao Jornal de Negócios que ainda não foi informado da decisão e não adiantou comentários.

ZAP

PARTILHAR

12 COMENTÁRIOS

  1. Vergonhosa a actuação da TVI neste caso!
    Para mim perdeu toda a credibilidade que tinha, alias conheço imensas pessoas que partilham da mesma opinião!
    Todos sem excepção condenam o comportamento intolerável da TVI, prejudicaram os portugueses de forma directa!
    Será pelo facto do grupo media capital ser espanhol???
    PALHAÇADA é o que é!

  2. “Será pelo facto do grupo media capital ser espanhol???” Lá vem o parolismo bacoco e saloio!! E que tal questionar a (In)competência do director de informação da TVI Sérgio Figueiredo?!

    • Insulta outros de “parolos”, “bacocos” e saloios, utilizando um argumento que só demonstra ingenuidade infantil. Deve julga que este tipo de coisa que envolve centenas de milhões a bem dos mesmos é coisa de mera incompetência ou de “coincidência”.
      Só mesmo ingénuos é que não conseguem ver que a ESMAGADORA maioria das “notícias” dos “mérdia” são fretes encomendados ou mera propaganda. E na TVI isso é particularmente notório.

    • Não! Não separe as coisas pois há um misto das duas.
      Pense assim, qualquer comprador se tiver acesso a uma informação menos boa sobre o que pretende comprar aproveita logo para desvalorizar e assim comprar mais barato. Há muitos mas, permita-me dar-lhe um exemplo: o meu amigo vai vender a sua casa, num supor, até tem problemas de humidades ora, antesda vender, dá-lhe uma pintura para disfarçar. Quem vai comprar dá 100.000€ (um supor obviamente) mas, se alguém se alguém decide abrir a boca e dizer “ah, essa casa tem problemas de humidade”, aproveitam a informação e, o valor que lhe dão desce logo para 80 ou 90.000€.
      Abordar, de forma leviana como foi feito, este tema, originou fuga de depósitos, levantamento de economias, descapitalização Banco e, naturalmente, falência. O Banco até poderia estar mal mas, que este anúncio leviano e inconsequente da TVI precipitou a falência, disso não tenha duvidas.

  3. Tarde. Muito tarde. Já nem vale a pena, pois neste momento nem levando a TVI à falência pagavam o que os Portugueses perderam …
    Como sempre em Portugal primeiro mata-se e depois esfola-se. E depois de enterrado diz-se que infelizmente morreu com tosse.
    Como sempre e depois de tudo isto ainda vem os abutres do costume.

  4. É por acreditarmos na incompetência de todos os que fazem aparente asneirada que estamos onde estamos. em 99% não há incompetência. Há intencionalidade.

  5. Esta condenação abre portas para que os lesados do Banif possam processar a TVI e assim serem recrescidos das suas perdas. Há que ter força e não ter medo.
    Enquanto não surgirem condenações fortes e e com valores de indeminizações devidamente proporcionais as perdas, a TVI irá andar a brincar com informação em proveito próprio pois mesmo condenada “ri-se” das instituições …

  6. O facto da TVI e o Santader serem dos mesmos “donos” e da esfera do PSOE por acaso não teve nada a ver com isso dizem eles. Sou parolo mas não sou estupido. Alguém aproveitou do lucro que só a compra deu ao banco espanhol, donde são?

  7. CONTINUAM A EXISTIR “MIGUEIS DE VASCONCELOS “. A PADEIRA DE ALJUBARROTA E D.NUNO ÁLVARES PEREIRA, ESTARÃO DISPONÍVEIS? É QUE ALÉM DESTES HÁ MUITOS MAIS.

  8. CONTINUAM A EXISTIR “MIGUEIS DE VASCONCELOS “. A PADEIRA DE ALJUBARROTA E D.NUNO ÁLVARES PEREIRA, ESTARÃO DISPONÍVEIS? É QUE ALÉM DESTES HÁ MUITOS MAIS.

  9. Qual a importancia desta noticia hoje? O que é a ERC?? Para que serve?? O Zé tem que pagar, mai nada!!
    Deus nos livre destas entidades reguladoras e destas televisoes para parolo ver.

RESPONDER

CDS pede ao Governo "um plano de desconfinamento controlado, à inglesa"

Francisco Rodrigues dos Santos quer que o Executivo apresente um plano de desconfinamento que permita a retoma da atividade de alguns setores. Esta sexta-feira, o presidente do CDS-PP insistiu na necessidade de o Governo apresentar um …

Para os idosos que estão em lares, visitar a família sem isolamento poderá acontecer em maio

A CNIS estima que, com todos os idosos residentes em lares vacinados, maio possa ser o mês da libertação depois de mais de um ano de pandemia, confinamentos e restrições apertadas. DGS diz que orientações …

UE retalia e declara chefe da missão venezuelana "persona non grata"

A União Europeia (UE) decidiu, esta quinta-feira, declarar a chefe da missão venezuelana em Bruxelas persona non grata, respondendo ao anúncio feito por Caracas de dar 72 horas à embaixadora comunitária para abandonar o país. "Por …

Novo problema num Boeing 777 leva a aterragem de emergência na Rússia

Um Boeing 777 da companhia aérea russa Rossiya fez uma aterragem de emergência em Moscovo, esta sexta-feira, devido a um problema de motor, uma semana depois de um incidente semelhante com um aparelho do mesmo …

Covid-19. Mais 1.027 casos e 58 mortes em Portugal

Portugal registou hoje 58 mortes e 1.027 novos casos de infeção nas últimas 24 horas, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). O boletim epidemiológico desta sexta-feira, divulgado pela Direção-Geral da Saúde, dá conta de 1.027 novos …

Costa anuncia "passaporte sanitário" para circulação na UE (e aposta em novos modelos económicos)

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta sexta-feira que a Comissão Europeia vai preparar um documento para facilitar a circulação entre países da União Europeia (UE). Segundo avançou o Correio da Manhã, este "passaporte sanitário", que estará …

Vírus já circulava "de forma silenciosa" em Portugal em fevereiro (e veio principalmente do Reino Unido)

O Reino Unido, com mais casos, e a Itália, com mais peso na transmissão comunitária, foram os países com maior impacto no início da pandemia de covid-19 em Portugal, revela esta sexta-feira um estudo do …

Morreu Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol do FC Porto, faleceu esta sexta-feira, aos 32 anos. O internacional português sofreu uma paragem cardiorrespiratória no treino de segunda-feira. Alfredo Quintana, guarda-redes da equipa de andebol do FC Porto e …

Rainha de Inglaterra encoraja população a ser vacinada. Processo é "inofensivo"

A rainha de Inglaterra, Isabel II, encorajou esta sexta-feira as pessoas a serem vacinadas contra a covid-19, garantindo que a injeção é rápida, inofensiva e vai ajudar a proteger todos os cidadãos contra a doença. Numa …

Oposição interna do BE critica direção e "perda de influência política" (e prepara moção)

O Movimento Convergência, uma fação informal do Bloco de Esquerda, está a preparar uma moção para levar a debate na XII Convenção Nacional do partido.  Em causa estão, de acordo com o jornal Público, a insatisfação …