/

Equipas que cheguem às “meias” da Champions podem garantir presença na próxima edição

Olaf Kraak / EPA

O brasileiro Lucas Moura foi o herói do jogo

Aleksander Ceferin, deixou em aberto a hipótese de as equipas que cheguem às meias-finais da Liga dos Campeões garantam automaticamente a presença na edição seguinte. O presidente da UEFA também propôs uma nova competição de seleções.

Em entrevista ao jornal britânico The Times, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin admitiu que estão a ser pensadas uma série de reformas à Liga dos Campeões. Uma delas passa por as equipas que cheguem às meias-finais da Liga dos Campeões garantam automaticamente a qualificação para a edição seguinte.

O esloveno deu mesmo o exemplo do Ajax, que chegou às “meias” da Champions. “Gostaríamos de proteger equipas como o Ajax, este ano, ou Mónaco e Leicester City, de anos anteriores”, explicou. Segundo Ceferin, isto seria importante porque agora o clube holandês terá de vender os seus jogadores porque não sabe se consegue garantir a presença na edição seguinte.

“Não penso que devamos proteger demasiados clubes, porque senão fica demasiado fechado, mas penso que temos de proteger alguns clubes”, disse o presidente da UEFA. A ideia será debatida em setembro, numa reunião com ligas e clubes europeus.

De acordo com a Rádio Renascença, Ceferin disse também que enquanto for presidente, a Superliga Europeia, uma proposta para uma liga que reúna os clubes mais poderosos da Europa, “nunca acontecerá“.

Durante a sua entrevista, o líder do órgão máximo do futebol europeu revelou os planos para a criação de um novo troféu. O “Campeão dos Campeões” seria disputado entre o vencedor do EURO e o da Copa América.

“Existem conversas avançadas neste sentido e estamos a ver todos os cenários. Somos duas confederações parceiras que não precisam de autorização da FIFA para avançar com isto, por isso é muito provável que venha a acontecer“, realçou Ceferin.

Neste caso, Portugal, que é o atual vencedor do Campeonato Europeu de 2016 iria defrontar a seleção vitoriosa do duelo entre Brasil e Peru, que definirá o vencedor da Copa América deste ano.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.