Equipas que cheguem às “meias” da Champions podem garantir presença na próxima edição

Olaf Kraak / EPA

O brasileiro Lucas Moura foi o herói do jogo

Aleksander Ceferin, deixou em aberto a hipótese de as equipas que cheguem às meias-finais da Liga dos Campeões garantam automaticamente a presença na edição seguinte. O presidente da UEFA também propôs uma nova competição de seleções.

Em entrevista ao jornal britânico The Times, o presidente da UEFA, Aleksander Ceferin admitiu que estão a ser pensadas uma série de reformas à Liga dos Campeões. Uma delas passa por as equipas que cheguem às meias-finais da Liga dos Campeões garantam automaticamente a qualificação para a edição seguinte.

O esloveno deu mesmo o exemplo do Ajax, que chegou às “meias” da Champions. “Gostaríamos de proteger equipas como o Ajax, este ano, ou Mónaco e Leicester City, de anos anteriores”, explicou. Segundo Ceferin, isto seria importante porque agora o clube holandês terá de vender os seus jogadores porque não sabe se consegue garantir a presença na edição seguinte.

“Não penso que devamos proteger demasiados clubes, porque senão fica demasiado fechado, mas penso que temos de proteger alguns clubes”, disse o presidente da UEFA. A ideia será debatida em setembro, numa reunião com ligas e clubes europeus.

De acordo com a Rádio Renascença, Ceferin disse também que enquanto for presidente, a Superliga Europeia, uma proposta para uma liga que reúna os clubes mais poderosos da Europa, “nunca acontecerá“.

Durante a sua entrevista, o líder do órgão máximo do futebol europeu revelou os planos para a criação de um novo troféu. O “Campeão dos Campeões” seria disputado entre o vencedor do EURO e o da Copa América.

“Existem conversas avançadas neste sentido e estamos a ver todos os cenários. Somos duas confederações parceiras que não precisam de autorização da FIFA para avançar com isto, por isso é muito provável que venha a acontecer“, realçou Ceferin.

Neste caso, Portugal, que é o atual vencedor do Campeonato Europeu de 2016 iria defrontar a seleção vitoriosa do duelo entre Brasil e Peru, que definirá o vencedor da Copa América deste ano.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Reino Unido inicia nova etapa de desconfinamento com viagens para Portugal

O Reino Unido inicia hoje uma nova etapa do plano de desconfinamento, incluindo autorização para viajar de férias para o estrangeiro, mas apenas alguns países, entre os quais Portugal, permitem a entrada a britânicos. Dos 12 …

Sporting campeão da Europa de hóquei em patins pela terceira vez

O Sporting conquistou, este domingo, a Liga Europeia de hóquei em patins pela terceira vez, a segunda consecutiva, ao vencer o FC Porto, por 4-3, após prolongamento, na final disputada no Luso. Os leões revalidaram o …

Romanos tinham um sistema para manter o seu maior aqueduto limpo

Cientistas conseguiram perceber qual foi o sistema usado pelos Romanos no Aqueduto de Valente, situado na atual Turquia, para manter esta poderosa infraestrutura tão limpa. O Aqueduto de Valente, em Istambul, na Turquia, já foi uma …

PS reforça liderança. PSD abaixo do resultado das legislativas de 2019

A mais recente sondagem da Intercampus para o CM/CMTV e Jornal de Negócios mostra que o PS continua a subir nas intenções de voto (e o PSD a descer). Segundo o Correio da Manhã, o fosso …

Costa deve remodelar o Governo em outubro (e "Eduardo Cabrita vai sair nessa ocasião")

No seu habitual espaço de comentário na SIC, Luís Marques Mendes antecipou que António Costa se prepara para fazer uma remodelação do Governo após as eleições autárquicas. O conselheiro de Estado disse também que o …

Ataque mais mortífero. Aviões israelitas lançam novos ataques em Gaza

Este domingo foi o dia mais mortal do conflito. O exército israelita voltou a fazer dezenas de ataques na Faixa de Gaza, enquanto grupos armados disparavam foguetes contra Israel. Este domingo, ataques aéreos israelitas à cidade …

Dos ecossistemas à economia. Vespas são mais importantes do que se pensa

As vespas trazem grandes benefícios para os ecossistemas, a nossa saúde e até a economia mundial, mostra um novo estudo feito por investigadores britânicos. Ao ver uma vespa, o instinto da grande maioria das pessoas é …

Portugal com um recorde de 200 mil vacinados este fim-de-semana

A task force que coordena o programa de vacinação contra a covid-19 em Portugal previu que este fim-de-semana tenham sido vacinadas 200 mil pessoas. "De acordo com dados provisórios, neste fim-de-semana foram, até às 18h00, …

Gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera

Um novo estudo mostra que as enormes emissões de gases de efeito de estufa estão a fazer encolher a estratosfera. Tal como explica o jornal The Guardian, os investigadores descobriram que a espessura desta camada atmosférica …

Morreu Luís Nunes da Ponte, fundador do PS

Luís Nunes da Ponte morreu aos 75 anos. O PS manifestou “profundo pesar” e agradeceu o seu trabalho “em prol da luta pela liberdade e pela democracia”. Luís Nunes da Ponte, um dos fundadores do PS, …