/

Portugueses criam boné que faz electroencefalogramas

Athit Perawongmetha / World Bank

Um boné que faz electroencefalogramas e pode ser usado nos condutores de longa duração para prevenir o cansaço e um dispositivo que activa as endoscopias pela voz são algumas das soluções tecnológicas que vão ser apresentadas esta sexta-feira, em Coimbra.

Trata-se do resultado do projecto Do IT – Desenvolvimento e Operacionalização da Investigação de Trasladação, financiado pelo Programa Operacional Factores de Competitividade (COMPETE), e que tem como objectivo colocar a tecnologia ao dispor da Saúde.

Depois do desafio lançado pelo Health Cluster Portugal, e mediante um investimento de 6,8 milhões de euros, 21 instituições, como hospitais, universidades e empresas, trabalharam em projectos ao longo dos últimos três anos, cujos resultados serão agora conhecidos.

Os vários projectos de diagnóstico e prognóstico foram desenvolvidos por investigadores, empresários e profissionais de saúde portugueses nas áreas do cancro, doenças neuro degenerativas e diabetes.

Nuno Sousa, docente da Universidade do Minho, explicou que os projectos – alguns ainda em fase de melhoramento – poderão vir a ser comercializados e que têm como objectivo principal melhorar a vida das pessoas.

Como exemplo, Nuno Sousa disse que a sua universidade desenvolveu um boné que contém um dispositivo que permite realizar electroencefalogramas sem fios, recorrendo ao sistema wireless.

A possibilidade do exame ser feito “em qualquer lado” e “com grande rigor científico” levou os investigadores a ponderarem a sua utilização para outros fins.

Nesse sentido, este boné poderá vir a ser usado por condutores de longa distância, a quem emitirão sinais sempre que o cérebro destes revelar cansaço.

Segundo Nuno Sousa, este protótipo já mereceu a atenção de algumas empresas, embora ainda não esteja em fase de comercialização.

Outros projectos que serão apresentados são uma cinta que permite fazer um electrocardiograma fetal ou um dispositivo que permite ao médico que consulta um exame endoscópico ir para a parte que lhe interessa através de uma palavra.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.