Entrou em funcionamento o maior Sol artificial do mundo

DLR (CC-BY 3.0)

Synlight, o maior Sol artificial do mundo no Centro Aeroespacial da Alemanha.

Synlight, o maior Sol artificial do mundo no Centro Aeroespacial da Alemanha.

O Centro Aeroespacial da Alemanha inaugurou aquele que é definido como “o maior sol artificial do mundo”, um mecanismo semelhante a um favo de mel gigante com 149 holofotes que simula a radiação solar natural.

Este “sol artificial”, designado por Synlight, está a ser usado pelos cientistas do Centro Aeroespacial da Alemanha, DLR, para encontrar novas formas de produzir combustível amigo do ambiente.

A estrutura, que foi oficialmente inaugurada nesta terça-feira, 23 de Março, situa-se em Juelich, a cerca de 30 quilómetros de Colónia, na Alemanha, e usa 149 lâmpadas de arco curto de xénon de alta performance para simular a radiação solar natural, revela o DLR no seu site.

Estes holofotes são normalmente usados nos cinemas, e quando focados numa área de 20 por 20 centímetros, “com a matriz de 350 quilowatts do Synlight”, produz 10 mil vezes a intensidade da radiação solar na superfície da Terra, explica o Centro Aeroespacial alemão.

Este tipo de ambiente de calor brutal, com temperaturas de até 3.000 graus Celsius, pode ser usado para produzir combustíveis, nomeadamente hidrogénio, explicam os investigadores germânicos.

O hidrogénio é considerado por muitos investigadores o combustível do futuro, uma vez que não emite emissões de carbono quando é queimado, mas, não sendo um fenómeno natural, requer uma quantidade enorme de electricidade para ser produzido.

Os cientistas do DLR esperam ultrapassar esse problema com este “sol artificial”. Mas o objectivo final é acabar por conseguir usar a luz real do sol, em vez deste mecanismo que gasta “em quatro horas, tanta electricidade como uma casa de quatro pessoas gastaria num ano”, adianta a revista Time.

“As energias renováveis vão ser o pilar da fonte de alimentação global do futuro“, diz Karsten Lemmer, membro do Comité Executivo para a Energia e o Transporte do DLR.

“Os propulsores e os combustíveis adquiridos usando energia solar oferecem imenso potencial para armazenamento de longo prazo, para produção de matérias-primas químicas e para a redução das emissões de dióxido de carbono”, acrescenta Lemmer.

A expectativa é que o Synlight dê uma grande ajuda nesta senda por novas formas de combustível mais amigas do ambiente.

SV, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Trump cancela visita à Dinamarca por Gronelândia não estar à venda

Donald Trump cancelou a visita que tinha agendada à Dinamarca depois de a primeira-ministra dinamarquesa se ter recusado a vender a Gronelândia aos Estados Unidos. Apesar de ter admitido anteriormente que a sua visita à Dinamarca …

Supremo Tribunal recusa recurso de George Pell. Cardeal continua a cumprir pena de prisão por abuso de menores

O Supremo Tribunal do estado australiano de Victoria decidiu recusar o recurso que foi interposto pelos advogados do cardeal australiano George Pell contra a sua condenação a seis anos de prisão por pedofilia. De acordo com …

Já sabemos como era o rosto de Hilda, uma das druidas mais antigas da Escócia

Uma estudante da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou o rosto de um dos druidas mais antigos do país através de uma reconstrução 3D super detalhada. Hilda foi uma mulher druida que viveu durante a Idade …

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …