Sevilha veio ao Algarve derrotar o líder da Liga portuguesa. André Almeida voltou a jogar.
As conversas futebolísticas centram-se no Mundial 2022 há algumas semanas.
Nesta fase fala-se sobre a saída de Portugal, o futuro da selecção portuguesa, prevê-se uma final Messi vs. Mbappé, enquanto se chama a atenção para os perigos que vêm de Croácia e Marrocos.
Mas o futebol em Portugal continua. A Taça da Liga arrancou e disputam-se alguns jogos particulares.
Os portugueses ainda estavam a “chorar” a derrota contra Marrocos no dia anterior quando, bem longe do Qatar, surgiu uma novidade no futebol português em 2022/23: o Benfica perdeu.
O líder do campeonato português foi ao Estádio do Algarve disputar um jogo amigável com o Sevilha e a turma espanhola ganhou por 1-0.
Com ausências nos dois plantéis, devido ao Mundial 2022, houve oportunidades de golo ao longo da primeira parte, com Gudelj (ex-Sporting) e Grimaldo em destaque.
No segundo tempo, o único golo do duelo. Aos 60 minutos, Ivan Rakitić – que deixou a selecção da Croácia há dois anos – marcou e fechou o resultado.
Foi a primeira derrota do Benfica em 2022/23. Incluindo jogos amigáveis: venceu todos (cinco), no Verão passado. Em jogos oficiais tem 23 vitórias e quatro empates.
Outro destaque neste jogo no Algarve: André Almeida.
O treinador Roger Schmidt colocou no 11 titular alguns jogadores frequentes na equipa, como Grimaldo, Florentino, Rafa, Chiquinho, Diogo Gonçalves e Musa.
Mas também aproveitou para ver a prestação de futebolistas pouco utilizados. Ou mesmo nunca utilizados – André Almeida, indiscutível noutros tempos e capitão de equipa, não joga em competições oficiais desde Abril.
No último quarto de hora, e devido a lesão de David Neres, entrou em campo João Neves; tem 18 anos, é médio formado no Benfica, e tem jogado pela equipa B.
E, mesmo sendo “amigável”, o treinador do Sevilha irritou-se. Jorge Sampaoli protestou e foi mesmo expulso.