Físicos produziram um entrelaçamento “quente e confuso” de 15 biliões de átomos

(dr) ICFO

Uma equipa de físicos produziu um estado de entrelaçamento gigante de 15 biliões de átomos, que pode ajudar os investigadores da área da medicina a detetar sinais magnéticos muito fracos no cérebro.

Os investigadores do ICFO, em Espanha, conseguiram a proeza de aquecer um conjunto de átomos a 450 graus Kelvin, uma temperatura milhões de vezes mais quente do que a utilizada pela maioria dos átomos das tecnologias quânticas. Cada átomo foi isolado: colidiram uns com os outros a cada poucos microssegundos, e cada colisão fez com que os eletrões girassem em direções aleatórias.

Usando um laser para controlar a magnetização do gás quente e caótico, a equipa observou algo surpreendente: um grande número de átomos entrelaçados, cerca de 100 vezes mais emaranhados do que o observado até hoje. Além disso, os físicos detetaram que o entrelaçamento não foi local: em vez disso, envolveu átomos que não estão próximos uns dos outros.

“Se pararmos a medição, o entrelaçamento permanece durante cerca de um milissegundo, o que significa que um novo lote de 15 biliões de átomos é entrelaçado 1000 vezes por segundo”, explicou Jia Kong, principal autor do artigo científico, publicado a 15 de maio na Nature Communications.

“Um milissegundo é um período muito longo para os átomos, tempo suficiente para ocorrerem cerca de cinquenta colisões aleatórias. Isto prova que estes eventos aleatórios não destroem o entrelaçamento, e é talvez o resultado mais surpreendente desta investigação”, acrescentou, citado pelo Tech Explorist.

Este estado “quente e confuso” abre caminho para a deteção de campo magnético ultra-sensível. “Na magnetoencefalografia (imagem magnética do cérebro), uma nova geração de sensores usa estes mesmos gases atómicos quentes e de alta densidade para detetar os campos magnéticos produzidos pela atividade cerebral.”

Este entrelaçamento gigante pode mesmo levar a um melhor desempenho do sensor em aplicações que podem variar de imagens cerebrais, carros autónomos ou investigações em torno do mistério da matéria escura.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Abundância de metais raros aponta para uma estrela companheira desaparecida da supernova Cassiopeia A

Uma análise espectroscópica por astrofísicos do instituto RIKEN (Japão) sugere que a estrela massiva que explodiu para formar a supernova conhecida como Cassiopeia A provavelmente tinha uma estrela companheira que ainda não foi descoberta. Isto …

BMW vai começar a cobrar mensalidade pelo smart cruise e aquecedores de assentos

A BMW vai começar a cobrar uma mensalidade ou anuidade aos condutores por várias funcionalidades opcionais dos seus automóveis. Smart cruise, faróis inteligentes e aquecedores de assentos são algumas funções que passarão a ser cobradas periodicamente …

Uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19. Os especialistas explicam porquê

Especialistas espanhóis defendem que uma boa higiene oral ajuda a travar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus se concentra inicialmente no nariz e boca, sendo também expelido através destas vias. "Na fase inicial …

"Muito angustiado". Papa diz sofrer com a transformação de Santa Sofia em mesquita

O Papa Francisco afirmou este domingo estar "muito angustiado" com a conversão, decidida pela Turquia, da antiga basílica de Santa Sofia numa mesquita, após a oração dominical do Angelus. “O mar leva o meu pensamento um …

Gestor de ativos norte-americano diz que o ouro é o "verdadeiro bitcoin" (e explica porquê)

Um gestor de ativos norte-americano disse, em entrevista à CNBC, que acredita que o outro é o "verdadeiro bitcoin" - e explicou porquê. O preço do ouro, "investimento-refúgio" racional para investidores em tempos de crise …

Fortuna de Jeff Bezos não pára de engordar. Acabou de atingir um novo recorde

A fortuna do fundador e CEO da Amazon, Jeff Bezzos, acaba de quebrar um novo recorde ao atingir os 182,6 mi milhões de dólares. Os números foram avançados esta semana pela revista Forbes, que detalha que …

Portugal não pode chegar ao inverno com a situação atual, alerta epidemiologista

Portugal corre o risco de não conseguir responder a um ressurgimento de casos de covid-19 no inverno, afirmou este sábado o médico de Saúde Pública Ricardo Mexia, considerando que o país não pode chegar a …

Pela primeira vez, nasceu um raro par de elefantes gémeos no Sri Lanka

Um raro par de elefantes gémeos foi encontrado num parque nacional no Sri Lanka. É a primeira vez que o país regista crias gémeas, que são extremamente raros em elefantes. Os dois animais, que terão entre …

Teste aos forcados e lotação reduzida. Publicadas as novas regras para as touradas

A temporada taurina retoma com praças com lotação de 50%, uma reivindicação do sector que viu este sábado ser publicada pela Inspeção-Geral das Atividades Culturais (IGAC) uma acualização às normas discutidas com a DGS. “O que …

Trump propôs "vender" Porto Rico após a passagem do furacão Maria, revela ex-funcionária

Elaine Duke, ex-secretária adjunta de Segurança Interna do presidente dos EUA disse que Donald Trump propôs "alienar" ou "vender" a Comunidade de Porto Rico depois de a ilha ser atingida pelo furação Maria, em 2017. "As …