Enorme sarcófago negro descoberto no Egito (e ninguém sabe quem está lá dentro)

(dr) Ministério de Antiguidades do Egito

Arqueólogos descobriram um enorme sarcófago de granito preto numa escavação em Alexandria. O túmulo tem 1,85 metros de altura, 2,65 metros de comprimento e 1,65 metros de largura – é o maior já encontrado na costa norte do Egito.

No túmulo subterrâneo também foi descoberta uma grande cabeça de alabastro, que os especialistas assumem que represente a figura que está enterrada no sarcófago, embora esta ligação ainda não tenha sido confirmada.

De acordo com Ayman Ashmawy, do Ministério de Antiguidades do Egito, a camada de argamassa entre a tampa e o caixão ainda se encontra intacta, o que indica que o túmulo não foi aberto desde que foi lacrado, há mais de 2.000 anos.

(dr) Ministério de Antiguidades do Egito

Esta situação é particularmente rara num local como este. Os túmulos do Antigo Egito são frequentemente saqueados e danificados ao longo dos séculos. Os arqueólogos dificilmente conseguem encontrar um sarcófago totalmente intacto.

O local remonta ao período Ptolomaico entre 305 a.C e 30 a.C. O túmulo, cinco metros abaixo do solo, está agora guardado, enquanto os cientistas tentam desvendar o que está exatamente dentro do sarcófago.

Os cientistas não conseguiram confirmar a identidade do egípcio enterrado, nem se sabe se algum dia poderá ser desvendada mas, um túmulo deste tamanho pode significar alguém com grande estatuto social.

PARTILHAR

RESPONDER

"Fechaduras", testemunha do julgamento de Tancos, está em parte incerta

Paulo Lemos, conhecido como "Fechaduras", testemunha da acusação e da defesa no caso de Tancos, não compareceu em 08 de março à audiência e voltou a não aparecer esta quinta-feira, com o Tribunal de Santarém …

General que lidera o SIRESP apresenta demissão

O Diário de Notícias avança, esta quinta-feira, que o general que lidera o SIRESP apresentou demissão, tendo invocado "razões pessoais". De acordo com o Diário de Notícias, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, já recebeu …

Agente que matou Daunte Wright vai ser acusada por homicídio de segundo grau

A polícia que matou a tiro, no domingo, um jovem afro-americano em Brooklyn Center, no Minnesota, Estados Unidos, vai ser acusada por homicídio de segundo grau. Depois de ter apresentado a demissão da polícia de Brooklyn …

Sócrates acusa juiz de ir "além do seu poder" e PS de "profunda canalhice"

O ex-primeiro-ministro afirmou que o juiz de instrução "não tem o direito" de o indiciar "de crimes novos" e acusou o "mandante" de Fernando Medina na liderança do PS de "profunda canalhice". Foi a primeira entrevista …

Ana Gomes critica "silêncio ensurdecedor" do PS (e teme que ainda exista "o culto de Sócrates")

A ex-candidata à Presidência da República Ana Gomes criticou esta quinta-feira António Costa e outros dirigentes do PS por se manterem em silêncio relativamente ao caso Operação Marquês e responsabilizou vários governos pela ineficácia no …

Líder do CDS/Madeira recebeu 30 mil euros do financiador do Chega, a seis semanas das regionais

Rui Barreto, líder do CDS na Madeira, recebeu um total de 29.880 euros de César do Paço, o conhecido financiador do Chega. O "empréstimo" foi concedido a poucas semanas das eleições regionais que levaram o …

Autarcas e bombeiros exigem que Governo mantenha SIRESP a funcionar

As declarações do presidente da Altice Portugal de que o SIRESP ia "acabar a 30 de junho" fizeram soar os alarmes. Autarcas e bombeiros querem que o Governo mantenha a rede de emergência. Na quarta-feira, em …

Pela primeira vez, Japão admite cancelar Jogos Olímpicos

O Japão admitiu pela primeira vez esta quinta-feira que o cancelamento dos Jogos Olímpicos, adiados desde o verão passado e com arranque marcado para 23 de julho, continua a ser uma hipótese em cima da …

Carlos Carreiras anuncia "vacina portuguesa" e causa mal-estar no Governo

O presidente da Câmara de Cascais afirmou que, "em completa articulação com o Governo", garantiu a compra e inclusive a cedência da patente de uma vacina para produzir na Área Metropolitana de Lisboa. Esta quarta-feira, num …

Ataque de Sócrates ao PS é uma "tremenda injustiça". Costa não é um "traidor", diz Ana Catarina Mendes

A líder parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, criticou as declarações de José Sócrates que, em resposta a Fernando Medina, atacou a direção do partido. Em entrevista à TVI, na noite desta quarta-feira, José Sócrates respondeu …