/

Enorme sarcófago negro descoberto no Egito (e ninguém sabe quem está lá dentro)

(dr) Ministério de Antiguidades do Egito

Arqueólogos descobriram um enorme sarcófago de granito preto numa escavação em Alexandria. O túmulo tem 1,85 metros de altura, 2,65 metros de comprimento e 1,65 metros de largura – é o maior já encontrado na costa norte do Egito.

No túmulo subterrâneo também foi descoberta uma grande cabeça de alabastro, que os especialistas assumem que represente a figura que está enterrada no sarcófago, embora esta ligação ainda não tenha sido confirmada.

De acordo com Ayman Ashmawy, do Ministério de Antiguidades do Egito, a camada de argamassa entre a tampa e o caixão ainda se encontra intacta, o que indica que o túmulo não foi aberto desde que foi lacrado, há mais de 2.000 anos.

(dr) Ministério de Antiguidades do Egito

Esta situação é particularmente rara num local como este. Os túmulos do Antigo Egito são frequentemente saqueados e danificados ao longo dos séculos. Os arqueólogos dificilmente conseguem encontrar um sarcófago totalmente intacto.

O local remonta ao período Ptolomaico entre 305 a.C e 30 a.C. O túmulo, cinco metros abaixo do solo, está agora guardado, enquanto os cientistas tentam desvendar o que está exatamente dentro do sarcófago.

Os cientistas não conseguiram confirmar a identidade do egípcio enterrado, nem se sabe se algum dia poderá ser desvendada mas, um túmulo deste tamanho pode significar alguém com grande estatuto social.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.