/

Cientistas de Harvard resolvem um dos maiores enigmas da ciência: um cachorro é uma sande?

3

Desde sempre, cientistas debatem-se com algumas das questões mais fraturantes da ciência: qual é a origem da vida, qual a natureza da consciência humana e… um cachorro é uma sande?

Foi a esta última pergunta que Madelyn Leembruggen e Caroline Martin, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, se propuseram a responder. E a resposta chegou provavelmente da forma mais inesperada, graças a uma abordagem baseada na física estatística das transições de fase.

“Para acabar com qualquer incerteza persistente do leitor: sim, um cachorro-quente é uma sanduíche”, concluem as investigadoras.

As autoras do estudo classificaram a comida em três categorias/fases: sopa, salada ou sande. Depois, exploraram as transições de uma fase para outra, construindo o diagrama.

As investigadoras distinguiram entre sopa e salada com base no tamanho dos poros e na profundidade de penetração da matriz de incorporação, explica a Discover Magazine.

Por exemplo, o mesmo conjunto de ingredientes pode existir como uma salada, uma salsa ou um gaspacho, dependendo de quão finamente são cortados em cubos. Isso demonstra uma transição completa da fase de salada para a fase de sopa.

O gráfico abaixo mostra as diferentes classificações entre tipos de comida distintos.

Por exemplo, o eixo sande exige que a comida esteja cercada de hidratos de carbono, por cima e por baixo.

Esta abordagem permite mapear o espaço completo da fase sopa-salada-sande ao longo de vários eixos. Desta forma, as investigadoras conseguem resolver o enigma do cachorro.

“A questão do estudo é: você consegue pegá-lo pelos hidratos de carbono e comê-lo? Nesse caso, o prato é uma sanduíche”, dizem Leembruggen e Martin.

O estudo científico foi publicado no dia 1 de abril. O dia é da mentiras, mas os resultados são verídicos e foram publicados no repositório online ArXiv.

  ZAP //

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.