/

Grupo de enfermeiros apresenta participação disciplinar contra a bastonária e pede expulsão

7

Mário Cruz / Lusa

Ana Rita Cavaco, Bastonária da Ordem dos Enfermeiros

Um grupo de enfermeiros enviou esta quinta-feira uma participação disciplinar contra a bastonária Ana Rita Cavaco ao Conselho Jurisdicional da Ordem dos Enfermeiros, na qual exigem o seu afastamento.

A participação deve-se às declarações da bastonária após a vacinação da presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes, que esta justificou ao Observador com o facto de ser “obesa” e “hipertensa”. No Facebook, Ana Rita Cavaco comentou: “Presidente da Câmara de Portimão. A gorda fura filas. Malvada a hora que nasci magra”.

“O que está em causa são comportamentos de pessoas que exercem funções numa associação profissional de direito público que tem como principal função a defesa dos cidadãos”, explicou ao Público o primeiro signatário da participação, Manuel Lopes.

“Ninguém exerce funções deste tipo apenas das nove às cinco e jamais se pode exercer recorrendo a argumentos que podem atentar contra a dignidade de seja quem for”, disse.

Na participação, a que o jornal diário teve acesso, é pedida a instauração de procedimento disciplinar com vista à sanção, “pela verificação de fortes indícios de violação dolosa de diversas normas legais enunciadoras de deveres deontológicos dos enfermeiros”.

“A violação de tais deveres deontológicos é de tal forma grave e danosa da imagem e reputação públicas da Ordem e da profissão de enfermeiro, que, no entendimento dos signatários justifica a aplicação da pena disciplinar máxima, isto é, a expulsão”, frisaram.

Na mesma participação, os signatários expuseram outros comentários que Ana Rita Cavaco fez Facebook, onde criticava, entre outros, o presidente da Assembleia Municipal de Arcos de Valdevez, Francisco Rodrigues Aráujo, o colunista Daniel Oliveira, e a ministra da Justiça, Francisca Van Dunem.

“O vernáculo de que a senhora enfermeira Ana Rita Cavaco usa nas suas publicações no Facebook, em página que a identifica como bastonária da OE, é indigna de um dirigente máximo de uma associação pública profissional, degradando gravemente a sua reputação e perceção públicas”, apontaram.

Taísa Pagno //

7 Comments

  1. Péssima bastonária. Não se entende como ainda lá está. Abordar estes assuntos, como se fossem conversa de café, não faz qq sentido e só degradam a imagem dos enfermeiros. Sendo que os enfermeiros são bem mais sérios e inteligentes que a sua bastonária.

  2. O linguajar desta “dita bastonária” faz-me lembrar o do ex-presidente do Sporting e, tal como lhe aconteceu a ele, ela não tem condições para continuar no cargo. Felicito os enfermeiros que, com toda a dignidade que a profissão exige, se indignaram com a falta de ética da pessoa que diz representá-los. A senhora não ficará muito tempo desempregada porque haverá, com certeza, algumas instituições, talvez de cariz político, muito interessadas no seu currículo.

  3. Os bois devem ser chamados pelos nomes. E se alguém pisa tudo e todos para passar à frente de idosos, profissionais de saúde, pessoas com todo o tipo de patologias na ordem de vacinação colocam-se a jeito para serem insultados. Chega de aceitar tudo de ânimo leve. As pessoas reles, execráveis que tiveram esse tipo de comportamento não merecem qualquer tipo de respeito. É RELES. É RASCO! É praticamente o mesmo que condenar alguém à morte por não ter tomado atempadamente a vacina, porque suas excelências fazem o que bem querem do povo e estão-se literalmente a cagar para o próximo. Repito: SÃO PESSOAS RELES, SEM QUAISQUER PRINCÍPIOS. GENTE RASCA! Deviam ser presos!

  4. O facto desta vigarista (que praticamente nunca foi enfermeira), mesmo depois dos vários processos em que está envolvida (e de ter aumentado o seu ordenado com efeitos retroativos!), ter ganho novamente as eleições para a OE foi mesmo muito estranho… a ver se é desta que os enfermeiros se livram desta parasita arruaceira amiga do Ventura e que passa o tempo metida em problemas e envergonhar os enfermeiros!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.