Stephanee Beggs era uma jovem estudante de enfermagem quando a pandemia de covid-19 chegou aos EUA. Obrigada a ter aulas online, começou a fazer vídeos com o seu processo de aprendizagem e, sem querer, iniciou um negócio milionário.
Estávamos em 2020, quando a pandemia de covid-19 estragou os planos a meio mundo. Stephanee Beggs estava, na altura, a estudar para realizar o complicado Exame de Licenciamento do Conselho Nacional para Enfermeiros Registados (NCLEX).
Quando se viu forçada a continuar os estudos em casa, através da formação online, começou a registar o seu processo de aprendizagem, a pensar, sobretudo, numa forma de auto-motivação para não perder o gás para o NCLEX.
Foi assim que resolveu começar a partilhar vídeos nas redes sociais com os seus apontamentos de estudo.
Sem que o esperasse, os conteúdos fizeram um enorme sucesso, tanto que a jovem acabou por criar uma plataforma de conteúdo educacional, a RNExplained, que vende materiais de estudo e também merchandising para futuros enfermeiros, incluindo camisolas.
“As pessoas começaram a enviar-me mensagens a perguntar se podiam comprar as folhas de estudo dos meus vídeos“, contou Stephanee Beggs à Business Insider.
Foi, então, que criou uma loja online na plataforma Etsy a pensar que poderia vender “o suficiente para poder comprar o almoço todos os dias“, revela na mesma publicação.
“Acabei a vender mais de 64 mil itens nos últimos dois anos, gerando uma receita de cerca de 2 milhões de dólares [cerca de 1,8 milhões de euros]“, constata ainda a jovem.
Criou uma empresa milionária quase sem querer
O projecto de auto-motivação de Stephanee Beggs acabou por se transformar numa empresa milionária.
E, em 2023, a jovem enfermeira entrou na lista da Forbes “30 Under 30” que distingue os jovens líderes mais brilhantes e revolucionários com menos de 30 anos de idade.
A enfermeira que, entretanto, conseguiu passar no NCLEX e já se tornou enfermeira certificada, vende uma única folha de apontamentos por uns singelos dois dólares (cerca de 1,80 euros), ou pacotes completos de anotações sobre tópicos específicos que podem custar entre 30 a 40 dólares (entre 27 a 37 euros).
Muitos dos seus clientes são estudantes de enfermagem, mas também há enfermeiros já certificados e até médicos e assistentes médicos que vêem os seus vídeos para ficarem actualizados sobre as informações médicas que divulga na rede social TikTok.
@stephbegg Pathway of blood through the heart!❤️ #fyp #foryou #foryoupage #nursingstudent #nursingschool #nurse #nursesoftiktok #nurselife #nursetok #medsurg #newgradnurse #bloodflow #pathway #blood #anatomy #nursingnotes #nursenotes #nclexrn #nclextips #cardiacnurse ♬ Aesthetic – Tollan Kim
A enfermeira também publica dicas de como usar equipamentos de enfermagem, como colocar cateteres ou garrafas de soro,ou de outros produtos, em pacientes.
@stephbegg Pt. 9284 of what they didnt teach you in nursing school #fyp #foryou #nursingstudent #nursingschool #nurse #nursesoftiktok #nurselife #newgradnurse #newgrad #ernurse #icunurse #primingmedication #rn #bsn ♬ Aesthetic – Tollan Kim
“Emocionante”, mas também “esmagador”
Falta sublinhar que os apontamentos de Stephanee Beggs são do prestigiado programa de “Bacharelado Acelerado em Enfermagem” da Universidade Mount Saint Mary em Los Angeles, na Califórnia, que prepara os alunos num único ano ao invés dos quatro habituais dos cursos de enfermagem. Por isso mesmo, é uma formação especialmente exigente.
Neste processo, a jovem acabou por descobrir a sua verdadeira paixão – o ensino – e acabou por voltar à mesma Universidade, mas para dar aulas como professora de Farmacologia no ano passado.
Agora, está a frequentar um mestrado em Educação em Enfermagem na Universidade de Providence para se tornar instrutora clínica.
Entretanto, continua a publicar vídeos no TikTok com dicas e ensinamentos preciosos para estudantes de enfermagem, enquanto trabalha como enfermeira nas urgências do hospital UCLA Health em Los Angeles.
“Faço turnos de 12 horas no hospital e quando isso acaba, vou para casa e trabalho para ser influenciadora e para o meu negócio”, relatou Stephanee à Business Insider.
“Há momentos em que pode parecer esmagador porque sei que centenas de milhares de pessoas recorrem a mim para vídeos”, mas “também é emocionante ver quantas pessoas gravitam em torno dos meus vídeos e notas de estudo do TikTok”, sublinhou ainda.