A enfermeira super-heroína de Banksy foi leiloada por um valor recorde de 19,4 milhões

DR

“Game Changer”, obra de Banksy

A obra do artista britânico foi vendida em leilão, esta terça-feira, pelo valor recorde de 19,4 milhões de euros, com a verba arrecadada a ser canalizada para organizações de solidariedade e ligadas à Saúde.

A obra, que tinha um valor base de licitação de dois milhões de euros, intitula-se “Game Changer” e mostra uma criança a segurar uma pequena boneca que representa uma enfermeira com máscara e capa de super-heroína.

Com a venda na leiloeira Christie’s, esta terça-feira, por 19,4 milhões de euros (16,7 milhões de libras), fixa-se um novo recorde de um leilão de uma obra deste artista de rua.



Banksy tinha oferecido a obra, em maio de 2020, ao hospital de Southampton, no Reino Unido, durante a primeira vaga da pandemia da covid-19, como forma de agradecimento e valorização do trabalho dos médicos e enfermeiros no acompanhamento dos doentes infetados.

Obrigada por tudo o que estão a fazer. Espero que isto traga alguma luz, mesmo que seja a preto e branco”, escreveu Bansky numa nota de agradecimento juntamente com a obra de arte.

“Aqui em Southampton, a nossa equipa hospitalar foi diretamente afetada pela trágica perda de funcionários e de amigos muitos queridos e respeitados. O facto de Banksy nos ter escolhido para reconhecer a extraordinária contribuição do NHS, nestes tempos sem precedentes, é uma grande honra”, afirmou Paula Head, diretora executiva do hospital.

Em comunicado, Katherine Arnold, da leiloeira Christie’s, sublinha a importância do recorde do leilão, numa altura em que o Reino Unido assinala um ano desde o primeiro confinamento e depois de “se terem perdido tantas vidas”.

Banksy “é um artista extraordinário, é um barómetro do sentimento nacional“, afirmou ainda.

Já o responsável pelo hospital de Southampton, David French, citado pela agência EFE, considerou que o dinheiro conseguido com o leilão é “um presente incrível”, que ajudará a promover o bem-estar dos trabalhadores perante todo o esforço realizado ao longo do último ano.

O recorde anterior de um leilão de uma obra de Bansky tinha sido atingido em outubro de 2019, quando foi vendida a obra “Devolved Parliament”, que representava o Parlamento britânico ocupado por chimpanzés, por 11,3 milhões de euros.

De acordo com a leiloeira Sotheby’s, que levou a obra à praça, o quadro a óleo foi pintado em 2009 e “oferece uma visão premonitória da cada vez mais tumultuosa vida política no Reino Unido contemporâneo”.

Banksy, cuja identidade permanece desconhecida, distinguiu-se pelos seus graffiti em stencil que começaram a surgir em Bristol, no final dos anos de 1990.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

EUA trocaram "guerra implacável" por "diplomacia implacável" no Afeganistão, diz Biden

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, disse esta terça-feira à Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) que o país se está a concentrar na "diplomacia implacável" e no encerramento de uma era de …

Presidente de El Salvador autodenomina-se "Ditador de El Salvador"

O Presidente de El Salvador, Nayib Bukele, alterou no domingo a descrição do seu perfil no Twitter para "Ditador de El Salvador", passando depois para "Ditador mais 'cool' do mundo mundial", situação registada após os …

Ordem dos Médicos abre processo disciplinar contra Fernando Nobre

O Conselho Disciplinar Regional do Sul da Ordem dos Médicos abriu um processo contra Fernando Nobre, por causa das suas declarações numa manifestação de negacionistas em frente à Assembleia da República. A Ordem dos Médicos (OM) …

Crise da energia obriga UE a enfrentar dependência do gás natural

Os países europeus estão a tentar proteger os consumidores de energia, numa região onde, desde o início do ano, os preços do gás aumentaram 250%, resultado de uma série de forças económicas, naturais e políticas.  Na …

Companhia de aviação privada oferece voo de 20 mil dólares para reunir uma família separada pela pandemia

A empresa de aviação privada Tradewind Aviation está a comemorar o seu 20.º aniversário de uma forma original: vai dar um voo no valor de 20 mil dólares (cerca de 17 mil euros) para reunir …

Mais de 60 pinguins morrem na África do Sul após ataque de abelhas

Dezenas de pinguins-africanos ameaçados de extinção foram mortos por um enxame de abelhas na África do Sul, na passada sexta-feira. Segundo a CNN, 63 pinguins-africanos, uma espécie ameaçada de extinção, foram encontrados mortos na sexta-feira numa …

Macron e Modi manifestam vontade de "agir em conjunto" após disputa submarina

O Presidente Emmanuel Macron discutiu a cooperação na região Indo-Pacífico com o primeiro-ministro indiano Narendra Modi, esta terça-feira. O Presidente francês, Emmanuel Macron, e o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, conversaram esta terça-feira, em plena crise dos …

Académica treme: salários, último lugar e treinador de saída

Clube de Coimbra, tal como o Boavista, terá de comprovar que tem cumprido no pagamento dos salários. Em campo, mais uma derrota complicou a situação de Rui Borges. Ainda não há muitos anos, a Académica apareceu …

Marcelo discursou na ONU, lembrou Sampaio e mostrou total sintonia com Guterres

Marcelo Rebelo de Sousa lembrou nas Nações Unidas o antigo Presidente da República Jorge Sampaio, que morreu no dia 10 deste mês, aos 81 anos, pela sua atividade no acolhimento de refugiados. O chefe de …

Governo promete que preço da eletricidade não vai aumentar (e anuncia pacote de 430 milhões)

Esta terça-feira, João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, anunciou um pacote de medidas no valor de 430 milhões de euros que visam travar a subida do preço da eletricidade no mercado …