Encontrados os restos da mais sangrenta batalha da Idade do Bronze

Crânios golpeados, ossos estilhaçados, setas cravadas em esqueletos: restos encontrados na Alemanha revelam a mais antiga, maior e mais brutal batalha da Idade do Bronze.

Restos humanos encontrados no noroeste da Alemanha traçam o cenário da mais antiga e mais sangrenta batalha da Idade do Bronze jamais descoberta.

Os crânios partidos e ossos fracturados de cerca de uma centena de pessoas foram encontrados no vale do rio Tollense, em Mecklemburgo, na Pomerania Ocidental.

Os arqueólogos responsáveis pela descoberta recuperaram do fundo do rio armas de sílex e bronze, como pontas de setas e lanças, alojadas nos esqueletos, bem como armas de madeira parecidas com bastões e maços rudimentares.

O achado inicial foi feito em 2011 por Detlef JantzenThomas Terberger, investigadores do Centro Alemão de Arqueologia Báltica e Escandinava, e publicado na Antiquity, revista arqueológica da Universidade de Cambridge.

Desde então, a grande quantidade de restos recuperados revelou a dimensão da sangrenta batalha, que os arqueólogos acreditam que terá tido lugar há aproximadamente 3.200 anos.

Segundo os investigadores, os restos indiciam uma violenta batalha corpo-a-corpo, entre duas tribos desconhecidas, que provavelmente não eram oriundas da região.

“Há bastantes indícios do que se passou imediatamente antes de estas pessoas morrerem, e os mortos não estão enterrados de uma forma habitual“, diz ao The Daily Mail o arqueólogo Harald Lubke, um dos autores da descoberta.

Segundo Lubke, a batalha poderá na realidade ter ocorrido a montante do local da descoberta e os restos terem sido arrastados pelo rio.

“É provável que venhamos ainda a encontrar mais restos rio acima“, diz Lubke.

Aparentemente, de facto, uma batalha de proporções épicas.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Idade do Bronze é datada do período entre 4000 a.C. e 1.300 a.C e acredita-se que teve início no Oriente Médio.
      Se estamos em 2017 d.C. e somando 1300 a.C., temos 3317 anos ! Não é um erro assim tão grosseiro !!

  1. e por acaso você acha que já existia a Alemanha???? porque não tenta levar em consideração a historia da Península Ibérica?

RESPONDER

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …