Encontrados os restos da mais sangrenta batalha da Idade do Bronze

Crânios golpeados, ossos estilhaçados, setas cravadas em esqueletos: restos encontrados na Alemanha revelam a mais antiga, maior e mais brutal batalha da Idade do Bronze.

Restos humanos encontrados no noroeste da Alemanha traçam o cenário da mais antiga e mais sangrenta batalha da Idade do Bronze jamais descoberta.

Os crânios partidos e ossos fracturados de cerca de uma centena de pessoas foram encontrados no vale do rio Tollense, em Mecklemburgo, na Pomerania Ocidental.

Os arqueólogos responsáveis pela descoberta recuperaram do fundo do rio armas de sílex e bronze, como pontas de setas e lanças, alojadas nos esqueletos, bem como armas de madeira parecidas com bastões e maços rudimentares.

O achado inicial foi feito em 2011 por Detlef JantzenThomas Terberger, investigadores do Centro Alemão de Arqueologia Báltica e Escandinava, e publicado na Antiquity, revista arqueológica da Universidade de Cambridge.

Desde então, a grande quantidade de restos recuperados revelou a dimensão da sangrenta batalha, que os arqueólogos acreditam que terá tido lugar há aproximadamente 3.200 anos.

Segundo os investigadores, os restos indiciam uma violenta batalha corpo-a-corpo, entre duas tribos desconhecidas, que provavelmente não eram oriundas da região.

“Há bastantes indícios do que se passou imediatamente antes de estas pessoas morrerem, e os mortos não estão enterrados de uma forma habitual“, diz ao The Daily Mail o arqueólogo Harald Lubke, um dos autores da descoberta.

Segundo Lubke, a batalha poderá na realidade ter ocorrido a montante do local da descoberta e os restos terem sido arrastados pelo rio.

“É provável que venhamos ainda a encontrar mais restos rio acima“, diz Lubke.

Aparentemente, de facto, uma batalha de proporções épicas.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Idade do Bronze é datada do período entre 4000 a.C. e 1.300 a.C e acredita-se que teve início no Oriente Médio.
      Se estamos em 2017 d.C. e somando 1300 a.C., temos 3317 anos ! Não é um erro assim tão grosseiro !!

  1. e por acaso você acha que já existia a Alemanha???? porque não tenta levar em consideração a historia da Península Ibérica?

RESPONDER

Depois da polémica, Hank Azaria deixa de dar voz a Apu dos "Simpsons"

O ator que dá voz à personagem indiana Apu Nahasapeemapetilon, da série "Os Simpsons", anunciou que vai deixar de o fazer, depois de vários anos de polémica. Segundo a BBC, Hank Azaria anunciou, este fim-de-semana, que …

"Parasite" vence prémio principal do Sindicato dos Atores dos EUA

O filme do realizador sul-coreano Bong Joon-ho venceu, no domingo, o prémio mais importante do Sindicato dos Atores dos Estados Unidos (SAG), tornando-se o primeiro filme em língua estrangeira a receber tal distinção. A comédia negra …

Cientistas criam método inovador para tratamento de lesões agudas da pele

Investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular (CNC) de Coimbra desenvolveram um método “inovador e sensível à luz”, que poderá ser útil no tratamento de lesões agudas da pele. Um grupo de investigadores do CNC …

Elon Musk quer enviar 10 mil pessoas a Marte até 2050

O CEO da Space X, Elon Musk, quer construir cem naves por ano e levar pelo menos dez mil pessoas a Marte até 2050, embora os protótipos das naves espaciais Starship ainda estejam sujeitos a …

Como será um iPhone daqui a um milhão de anos? Artista mostra o impacto de lixo eletrónico

https://vimeo.com/386000590 A exposição The World After Us: Imaging techno-aestethic futures tem instalações onde se pode ver a natureza a tomar conta de telemóveis, computadores, tablets e outros dispositivos, mostrando que dificilmente se desintegrarão nos próximos anos. Os …

Marca japonesa acusada de apropriação cultural por perucas de modelos

A marca japonesa Comme Des Garçons foi acusada de apropriação cultural devido às perucas usadas pelos seus modelos caucasianos num desfile na Paris Fashion Week, em França. De acordo com a BBC, as perucas com tranças …

Índia suspende a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop

As autoridades estatais do estado indiano de Maharashtra decidiram suspender a construção da primeira linha do comboio ultra-rápido Hyperloop, que iria ligar as movimentadas cidades de Bombaim e Pune. O Governo local decidiu não avançar para …

Regina Duarte inicia "período de testes" na Secretaria da Cultura do Brasil

A atriz brasileira afirmou, esta segunda-feira, que iniciou um "período de testes" na Secretaria Especial da Cultura, pasta que foi convidada a liderar após a exoneração de um governante que parafraseou um discurso nazi. "Nós vamos …

Malásia devolve 150 contentores ilegais de lixo a países desenvolvidos

As autoridades da Malásia anunciaram, esta segunda-feira, que devolveram 150 contentores ilegais de lixo para os seus países de origem e afirmaram que não se querem tornar num "aterro sanitário" dos países desenvolvidos. Os países da …

Vietname contorna Huawei ao desenvolver tecnologia própria para o 5G

O maior grupo de telecomunicações do Vietname vai implementar este ano o 5G com recurso à sua própria tecnologia, contornando os chineses da Huawei, num sinal das implicações geopolíticas da rede de quinta geração. A empresa …