Encontrados os restos da mais sangrenta batalha da Idade do Bronze

Crânios golpeados, ossos estilhaçados, setas cravadas em esqueletos: restos encontrados na Alemanha revelam a mais antiga, maior e mais brutal batalha da Idade do Bronze.

Restos humanos encontrados no noroeste da Alemanha traçam o cenário da mais antiga e mais sangrenta batalha da Idade do Bronze jamais descoberta.

Os crânios partidos e ossos fracturados de cerca de uma centena de pessoas foram encontrados no vale do rio Tollense, em Mecklemburgo, na Pomerania Ocidental.

Os arqueólogos responsáveis pela descoberta recuperaram do fundo do rio armas de sílex e bronze, como pontas de setas e lanças, alojadas nos esqueletos, bem como armas de madeira parecidas com bastões e maços rudimentares.

O achado inicial foi feito em 2011 por Detlef JantzenThomas Terberger, investigadores do Centro Alemão de Arqueologia Báltica e Escandinava, e publicado na Antiquity, revista arqueológica da Universidade de Cambridge.

Desde então, a grande quantidade de restos recuperados revelou a dimensão da sangrenta batalha, que os arqueólogos acreditam que terá tido lugar há aproximadamente 3.200 anos.

Segundo os investigadores, os restos indiciam uma violenta batalha corpo-a-corpo, entre duas tribos desconhecidas, que provavelmente não eram oriundas da região.

“Há bastantes indícios do que se passou imediatamente antes de estas pessoas morrerem, e os mortos não estão enterrados de uma forma habitual“, diz ao The Daily Mail o arqueólogo Harald Lubke, um dos autores da descoberta.

Segundo Lubke, a batalha poderá na realidade ter ocorrido a montante do local da descoberta e os restos terem sido arrastados pelo rio.

“É provável que venhamos ainda a encontrar mais restos rio acima“, diz Lubke.

Aparentemente, de facto, uma batalha de proporções épicas.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Idade do Bronze é datada do período entre 4000 a.C. e 1.300 a.C e acredita-se que teve início no Oriente Médio.
      Se estamos em 2017 d.C. e somando 1300 a.C., temos 3317 anos ! Não é um erro assim tão grosseiro !!

  1. e por acaso você acha que já existia a Alemanha???? porque não tenta levar em consideração a historia da Península Ibérica?

RESPONDER

China diz que detidos em Xinjiang estão "formados" e "vivem felizes"

Um alto quadro do regime chinês afirmou, esta segunda-feira, que os membros de minorias étnicas chinesas de origem muçulmana mantidos em "centros de treino vocacional" no extremo oeste do país já se "formaram" e levam …

Greve geral volta a parar França. Filas de trânsito chegam aos 620 quilómetros

Os acessos a Paris estão, esta manhã, muito complicados devido ao quinto dia de greve contra a reforma das pensões e que afeta sobretudo a rede de transportes na capital francesa. De acordo com as autoridades, …

"Mário Centeno está a perder influência no Governo". Os (maus) sinais para o Orçamento de Estado 2020

A proposta de Orçamento do Estado para 2020 [OE 2020] vai ser apresentada daqui a uma semana e alguns economistas antecipam os riscos do documento, falando de uma "situação potencialmente perigosa para as contas públicas" …

Utilizadores russos do Reddit terão divulgado documentos comprometedores sobre o Brexit

A rede social Reddit anunciou ter concluído que utilizadores russos estiveram na origem da divulgação de documentos confidenciais do governo britânico sobre as negociações comerciais do Brexit. O Reddit anunciou, num comunicado citado pela Associated Press, …

Concorrência quer novas regras para fidelizações nas telecomunicações

A Autoridade da Concorrência (AdC) quer mudanças nas regras impostas pelas operadoras de telecomunicações nos contratos de fidelização. Segundo um relatório da AdC, ao qual o Jornal de Negócios teve acesso e que será esta segunda-feira …

Se Trump fosse julgado perante um júri, seria condenado "em três minutos"

Caso o processo de impeachment avance, e Trump seja apresentado perante um júri, Jerry Nadler acredita que o presidente norte-americano seria considerado culpado "em três minutos". O presidente da comissão de Justiça da Câmara dos Representantes, …

Sangue, lágrimas e crianças escoltadas na primeira despromoção da história do Cruzeiro

O Cruzeiro desceu de divisão pela primeira vez na sua história. O último jogo do campeonato, que selou a despromoção, ficou marcado por episódios violentos entre adeptos e polícia. O cenário vivido no 'Mineirão', este domingo, …

Movimento "Convergência" prepara moção para convenção do Bloco (mas rejeita cisão)

Largas dezenas de elementos do Bloco de Esquerda (BE) estiveram reunidos para preparar uma moção para apresentar na próxima convenção do partido, mas rejeitam estar a criar uma nova tendência ou a preparar uma cisão. João …

Empresário lesou Fisco em 60 milhões, mas não tem de devolver nada

Um empresário do setor do ouro condenado a sete anos de prisão por fraude fiscal agravada não terá de devolver nenhuma parte dos 60 milhões de euros de prejuízo que deu ao Estado por não …

Maioria das pistolas Glock roubadas da PSP pode ter estado sempre com a polícia

Luís Gaiba defende que a contagem do armamento não estava atualizada e que, por isso, a maioria das armas alegadamente desaparecidas pode nunca ter saído da posse da polícia. O agente Luís Gaiba, suspeito do roubo …