Encontrados os restos da mais sangrenta batalha da Idade do Bronze

Crânios golpeados, ossos estilhaçados, setas cravadas em esqueletos: restos encontrados na Alemanha revelam a mais antiga, maior e mais brutal batalha da Idade do Bronze.

Restos humanos encontrados no noroeste da Alemanha traçam o cenário da mais antiga e mais sangrenta batalha da Idade do Bronze jamais descoberta.

Os crânios partidos e ossos fracturados de cerca de uma centena de pessoas foram encontrados no vale do rio Tollense, em Mecklemburgo, na Pomerania Ocidental.

Os arqueólogos responsáveis pela descoberta recuperaram do fundo do rio armas de sílex e bronze, como pontas de setas e lanças, alojadas nos esqueletos, bem como armas de madeira parecidas com bastões e maços rudimentares.

O achado inicial foi feito em 2011 por Detlef JantzenThomas Terberger, investigadores do Centro Alemão de Arqueologia Báltica e Escandinava, e publicado na Antiquity, revista arqueológica da Universidade de Cambridge.

Desde então, a grande quantidade de restos recuperados revelou a dimensão da sangrenta batalha, que os arqueólogos acreditam que terá tido lugar há aproximadamente 3.200 anos.

Segundo os investigadores, os restos indiciam uma violenta batalha corpo-a-corpo, entre duas tribos desconhecidas, que provavelmente não eram oriundas da região.

“Há bastantes indícios do que se passou imediatamente antes de estas pessoas morrerem, e os mortos não estão enterrados de uma forma habitual“, diz ao The Daily Mail o arqueólogo Harald Lubke, um dos autores da descoberta.

Segundo Lubke, a batalha poderá na realidade ter ocorrido a montante do local da descoberta e os restos terem sido arrastados pelo rio.

“É provável que venhamos ainda a encontrar mais restos rio acima“, diz Lubke.

Aparentemente, de facto, uma batalha de proporções épicas.

ZAP

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

    • Idade do Bronze é datada do período entre 4000 a.C. e 1.300 a.C e acredita-se que teve início no Oriente Médio.
      Se estamos em 2017 d.C. e somando 1300 a.C., temos 3317 anos ! Não é um erro assim tão grosseiro !!

  1. e por acaso você acha que já existia a Alemanha???? porque não tenta levar em consideração a historia da Península Ibérica?

RESPONDER

Paços 0-2 Sporting | “Leão” competente estreia-se com triunfo

Após o adiamento do jogo da primeira jornada ante o Gil Vicente, devido a vários casos de Covid-19 nas duas equipas, o Sporting estreou-se na Liga NOS 2020/21 e não vacilou. Na visita ao Paços de …

Medicamentos para a tensão arterial diminuem mortalidade em doentes com covid-19

Um estudo de meta-análise concluiu que medicamentos para a tensão arterial, ao contrário do que se pensava, reduzem a mortalidade em pacientes com covid-19. No início da pandemia, havia a preocupação de que certos medicamentos para …

A ilha mais povoada do Hawai pode perder 40% das suas praias até 2050

A subida do nível das águas do mar pode fazer com que a ilha mais povoada do Havai perca 40% das suas praias, alerta uma nova investigação. Em causa está a ilha de Oahu, a …

Pela primeira vez em 10 anos, a Wikipédia vai mudar de aparência

A icónica Wikipédia vai, pela primeira vez em 10 anos, ser modificada para tornar o site mais acessível - e menos "assustador" - para novos utilizadores. A Wikipédia tem sido parte integrante da cultura da web …

Encontrados medicamentos ilegais em suplementos para o cérebro

Cientistas encontraram medicamentos ilegais, não aprovados nos Estados Unidos, em suplementos que alegadamente melhoram o desempenho cognitivo. Clareza mental, criatividade aprimorada e uma memória extremamente nítida são algumas das promessas feitas a quem compra suplementos de …

Voluntários oferecem-se para cumprir pena de jovem acusado de blasfémia

Num ato de solidariedade, 120 voluntários pediram para cumprir a pena de um jovem nigeriano condenado a 12 anos de prisão por blasfémia. Entre os voluntários está o diretor do Memorial de Auschwitz. Ao todo, 120 …

ADN ajuda a identificar assassino em série num dos mais infames casos da Austrália

Uma amostra de ADN ajudou a justiça australiana a considerar um homem como culpado pelo assassinato de duas mulheres na década de 1990, encerrando um caso que permaneceu sem solução durante quase 25 anos. Durante quase …

Mais 665 casos e nove mortes por covid-19 em Portugal

Portugal regista, este domingo, mais 665 novos casos positivos e nove mortes por covid-19, segundo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Assim, desde o início da pandemia, Portugal conta com 73.604 infetados e 1.953 …

De guerreiros a anciões. Grupo étnico no Quénia faz cerimónia única de "transformação"

Milhares de homens Maasai vestidos com xales vermelhos e roxos e com as suas cabeças revestidas de ocre vermelho reuniram-se esta semana para uma cerimónia que os transforma de Moran (guerreiros) em Mzee (anciãos). De acordo …

Há 60 anos, Richard Nixon tricou uma sanduíche (e este homem guardou-a desde então)

Há 60 anos, o então vice-Presidente dos Estados Unidos, Richard Nixon, trincou uma sanduíche - e Steve Jenne, um homem que vive em Illinois, guardou-a os restos desde então. De acordo com o The New York …