Encontrados os corpos de um amo e o seu servo em Pompeia. Fugiam à erupção do Vesúvio

(h) Luigi Spina / Parco Archeologia / EPA

Uma equipa de arqueólogos encontrou os restos mortais excecionalmente bem preservados de dois homens que morreram carbonizados durante a erupção do Monte Vesúvio, que destruiu a antiga cidade romana de Pompeia em 79.

De acordo com a CNN, que cita o Ministério da Cultura italiano, um dos corpos pertencia provavelmente a um homem de grande estatuto, com idade entre 30 e 40 anos, que ainda trazia vestígios de uma capa de lã sob o pescoço. O segundo era um homem com entre 18 e 23 anos,  estia uma túnica e apresentava várias vértebras esmagadas, indicando que tinha sido um escravo que fazia trabalhos pesados.

Os restos mortais foram encontrados em Civita Giuliana, 700 metros a noroeste do centro da antiga Pompeia, numa câmara subterrânea na área de uma grande vila que estava a ser escavada.

Os dentes e os ossos dos homens estavam preservados e os vazios deixados pelos seus tecidos moles foram preenchidos com gesso que foi deixado para endurecer e depois escavado para mostrar o contorno dos seus corpos.

Os dois homens, deitados próximos um do outro, teriam escapado da fase inicial da erupção, quando a cidade foi coberta por cinzas vulcânicas e pedra-pomes. Porém, terão sido mortos por uma explosão que aconteceu no dia seguinte.

“Essas duas vítimas talvez estivessem a procurar refúgio quando foram arrastadas pela corrente piroclástica por volta das 9 da manhã”, disse Massimo Osanna, diretor do sítio arqueológico. “É uma morte por choque térmico, como também demonstram os seus pés e mãos fechadas.”

Em comunicado, o ministro da Cultura, Dario Franceschini, disse que a descoberta ressalta o estatudo de Pompeia como “um lugar incrível para pesquisa e estudo”.

Esta é a última de uma série de descobertas fascinantes que as escavações em Pompeia produziram nos últimos anos. Os corpos de duas mulheres e três crianças foram descobertos amontoados no quarto de uma villa na área Regio V em outubro de 2018. Uma semana antes, a mesma villa revelou uma inscrição de carvão que sugeria que o Vesúvio entrou em erupção em outubro de 79 – e não em agosto como se pensava anteriormente.

Os restos mortais de um homem, que também se acredita ter sobrevivido à primeira parte da explosão, foram encontrados em maio de 2018. Os arqueólogos acreditam que foi morto pelos gases letais das fases posteriores da erupção.

Pompeia, 23 quilómetros a sudeste de Nápoles, era lar de cerca de 13 mil pessoas quando a erupção a enterrou sob as cinzas, pedras-pomes e poeira, congelando-a no tempo. Os vestígios não foram descobertos até o século XVI e as escavações organizadas começaram por volta de 1750.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Um ano após o confinamento de Wuhan o mundo continua em crise devido à covid-19

Quase um ano depois da imposição do confinamento na cidade de Wuhan para travar o vírus SARS-CoV-2, que se assinala este sábado, o mundo continua em luta contra a pandemia, apesar do aparecimento de vacinas. A …

Pessoas com certas características podem ser mais suscetíveis a "ouvir" os mortos

Uma equipa de cientistas identificou certas características que podem tornar as pessoas mais suscetíveis a alegar que “ouvem” os mortos. Um novo estudo sugere que as pessoas que se descrevem como "clariaudientes" - em oposição a …

Sporting 1 - 0 SC Braga | Leões conquistam Taça da Liga com golo de Porro (e algum sofrimento)

O Sporting reconquistou hoje a Taça da Liga de futebol, ao vencer na final o Sporting de Braga, por 1-0, em Leiria, com um golo de Pedro Porro e enorme resistência durante a segunda parte. O …

Estados Unidos querem rever o acordo com rebeldes talibãs no Afeganistão

Os Estados Unidos indicaram hoje às autoridades afegãs o seu desejo de rever o acordo entre o Governo norte-americano e os talibãs, assinado em fevereiro de 2020, particularmente para "avaliar" o respeito dos rebeldes pelos …

"Excedeu todas as expetativas". Implante de córnea artificial devolve visão a homem cego

Um homem de 78 anos que estava cego dos dois olhos há 10 anos recuperou a visão após receber o primeiro implante de uma córnea artificial desenvolvida pela startup israelita CorNeat Vision. O implante CorNeat KPro …

Tenista João Sousa falha Open da Austrália após ter estado infetado

João Sousa vai falhar o Open da Austrália depois de ter estado infetado com o novo coronavírus, por determinação das autoridades australianas, anunciou hoje o tenista português. "É com muita tristeza que vos dou a conhecer …

Cientistas criam nova forma de produzir carne em laboratório (e prometem manter o sabor e a textura)

Uma equipa da McMaster desenvolveu uma nova forma de carne cultivada, através do uso de um método que promete manter o sabor e a textura mais naturais do que as outras alternativas à carne tradicional. Os …

Papa pede "jornalismo corajoso" e controlo de notícias falsas na Internet

O papa Francisco pediu hoje um "jornalismo corajoso" que venha ao encontro das pessoas e histórias, propondo ainda o controlo das notícias falsas na Internet, especialmente neste período de pandemia da covid-19. “Opiniões atentas lamentam, há …

A cidade mais antiga das Américas está sob ameaça de invasão (e a culpa é da pandemia)

Tendo sobrevivido durante cinco mil anos, o sítio arqueológico mais antigo das Américas está sob a ameaça de invasores que afirmam que a pandemia de covid-19 os deixou sem outra opção a não ser ocupar …

Suspeito do homicídio de Bruno Candé nega ter agido impulsionado por racismo

Evaristo Marinho disparou vários insultos racistas contra Bruno Candé: “Vai para a tua terra, preto, tens a família toda na sanzala e também devias lá estar”, foi um deles. Três dias depois acabou por matá-lo, …