Encontrados os corpos de um amo e o seu servo em Pompeia. Fugiam à erupção do Vesúvio

(h) Luigi Spina / Parco Archeologia / EPA

Uma equipa de arqueólogos encontrou os restos mortais excecionalmente bem preservados de dois homens que morreram carbonizados durante a erupção do Monte Vesúvio, que destruiu a antiga cidade romana de Pompeia em 79.

De acordo com a CNN, que cita o Ministério da Cultura italiano, um dos corpos pertencia provavelmente a um homem de grande estatuto, com idade entre 30 e 40 anos, que ainda trazia vestígios de uma capa de lã sob o pescoço. O segundo era um homem com entre 18 e 23 anos,  estia uma túnica e apresentava várias vértebras esmagadas, indicando que tinha sido um escravo que fazia trabalhos pesados.

Os restos mortais foram encontrados em Civita Giuliana, 700 metros a noroeste do centro da antiga Pompeia, numa câmara subterrânea na área de uma grande vila que estava a ser escavada.

Os dentes e os ossos dos homens estavam preservados e os vazios deixados pelos seus tecidos moles foram preenchidos com gesso que foi deixado para endurecer e depois escavado para mostrar o contorno dos seus corpos.

Os dois homens, deitados próximos um do outro, teriam escapado da fase inicial da erupção, quando a cidade foi coberta por cinzas vulcânicas e pedra-pomes. Porém, terão sido mortos por uma explosão que aconteceu no dia seguinte.

“Essas duas vítimas talvez estivessem a procurar refúgio quando foram arrastadas pela corrente piroclástica por volta das 9 da manhã”, disse Massimo Osanna, diretor do sítio arqueológico. “É uma morte por choque térmico, como também demonstram os seus pés e mãos fechadas.”

Em comunicado, o ministro da Cultura, Dario Franceschini, disse que a descoberta ressalta o estatudo de Pompeia como “um lugar incrível para pesquisa e estudo”.

Esta é a última de uma série de descobertas fascinantes que as escavações em Pompeia produziram nos últimos anos. Os corpos de duas mulheres e três crianças foram descobertos amontoados no quarto de uma villa na área Regio V em outubro de 2018. Uma semana antes, a mesma villa revelou uma inscrição de carvão que sugeria que o Vesúvio entrou em erupção em outubro de 79 – e não em agosto como se pensava anteriormente.

Os restos mortais de um homem, que também se acredita ter sobrevivido à primeira parte da explosão, foram encontrados em maio de 2018. Os arqueólogos acreditam que foi morto pelos gases letais das fases posteriores da erupção.

Pompeia, 23 quilómetros a sudeste de Nápoles, era lar de cerca de 13 mil pessoas quando a erupção a enterrou sob as cinzas, pedras-pomes e poeira, congelando-a no tempo. Os vestígios não foram descobertos até o século XVI e as escavações organizadas começaram por volta de 1750.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal regista mais 10 mortes e 612 novos casos de covid-19

Portugal registou, este sábado, mais 10 mortes e 612 casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 612 novos …

Toda a herança de Rendeiro foi para o "rei dos táxis". MP investiga presidente da ANTRAL e o filho motorista

O Ministério Público está a investigar o ex-motorista de João Rendeiro e o seu pai, o presidente da ANTRAL, a maior associação de táxis portuguesa. Em causa estão suspeitas de lavagem de dinheiro quando se …

Depois do polémico golo de Mbappé, UEFA pondera mudar regra do fora de jogo

A UEFA defendeu uma reformulação da regra do fora de jogo, depois do polémico golo de Kylian Mbappé que, no último domingo, deu a vitória a França na final da Liga das Nações. Apesar da polémica, …

Nova deputada do PSD condenada por falsificação de documento

A nova deputada do PSD, que toma posse na Assembleia da República na próxima terça-feira, já foi condenada por falsificação de documento há dois anos. Segundo avança o Jornal de Notícias, Eugénia Duarte vai substituir Carla …

Presidente avisou partidos sobre cenário de eleições antecipadas: "Se tiver de ser, é"

Em caso de chumbo do Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), o Presidente da República prefere não perder tempo e "matar o mal pela raiz". Findas as audiências com os partidos no Palácio de Belém, a …

"A maior descida de sempre". Galamba sublinha redução dos preços da luz para empresas e famílias

As tarifas de electricidade propostas pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) para 2022 representam uma descida nos preços da ordem dos 3,4%. O Secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba, fala de …

Administração Biden vai reativar programa anti-imigração de Trump

A Administração Biden anunciou, esta sexta-feira, que vai reativar a política anti-imigração nas fronteiras da era Trump, que forçou milhares de requerentes de asilo a aguardarem a conclusão dos seus processos no México, muitas vezes …

José Sena Goulão / Lusa

"Rangel fez o roteiro da carne assada" (e Rio pode não sobreviver à "golpada")

Rui Rio ainda não desfez o tabu sobre a sua recandidatura, ou não, à presidência do PSD, mas está pressionado a tomar uma decisão. No seio do partido, e mesmo entre os seus apoiantes, só …

Bolsonaro será acusado de 11 crimes na gestão da pandemia, entre os quais homicídio

O senador Renan Calheiros, relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a gestão da pandemia, anunciou que Jair Bolsonaro deverá ser indiciado de 11 crimes, entre os quais o de homicídio. O relator da …

Nuno Melo arranca campanha interna para a liderança do CDS

O candidato à liderança do CDS-PP arranca, este fim-de-semana, a sua campanha interna até ao congresso de final de novembro, tendo como objetivo privilegiar o diálogo com os militantes por todo o país. Fonte da candidatura …