Encontrados em Espanha anéis “milagrosos”. Pertenciam a bispos com poderes de cura

(dr)

Quatro anéis de prata “milagrosos” que terão pertencido a nove bispos foram encontrados durante trabalhos de restauro no Mosteiro de Santo Estevo de Ribas de Sil, em Nogueira de Ramuin, no município espanhol de Ourense.

A notícia é avançada esta semana pela imprensa espanhola, que frisa que as jóias terão ainda de ser autenticadas oficialmente pela Delegação do Património da Xunta de Galicia e pelas equipas de restauração do Museu do Vaticano.

Os anéis foram encontrados durante trabalhos de restauro no retábulo do mosteiro.

A equipa de especialistas responsável pelas obras encontrou uma urna com os restos mortais de nove bispos e, no seu interior, estava também uma bolsa com os anéis, que se acredita que tenham pertencido aos bispos ali sepultados, que eram considerados santos e a quem se atribuíam poderes de cura milagrosos.

De acordo com a Diocese de Ourense, citada pela revista norte-americana Newsweek, os nove bispos foram tão importantes e conceituados pelos milagres que realizaram ao ponto de o mosteiro guardar os seus vestígios mortais.

Até agora, acreditava-se que os anéis estavam perdidos.

Juntamente com os anéis, no interior da mesma bolsa, estavam também pedras e dois documentos, nos quais se podia ler: “Estes quatro anéis são dos que restam dos nove Bispos Santos. São os que ficaram. Os outros desapareceram. Água era passada através [destes anéis] para os enfermos e curava muitas pessoas”.

Curiosamente, os quatro anéis foram encontrados no mesmo lugar que é apontado no romance de María Oruña El Bosque De Los Cuatro Vientos, onde a personagem principal, Amelia, parte em busca das jóias. “Ninguém acredito na lenda, mas o facto é que as antigas relíquias que agora apareceram legitimam o trabalho de documentação por detrás dela”, afirmou a autora, citada pelo jornal local La Region.

Recorrendo à rede social Twitter, Oruña acrescentou: “Todos sabíamos que os nove bispos repousavam em Santo Estevo. Poucos acreditaram na lenda dos seus anéis milagrosos (…) Agora, completando o círculo que começou há 1.000 anos, a lenda surge“.

ZAP //

 

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Um medicamento comum utilizado para tratar a diarreia pode ajudar a combater células cancerígenas agressivas

Um fármaco comum prescrito para tratar a diarreia pode ajudar a combater um tipo agressivo de cancro cerebral (glioblastoma), sugere uma nova investigação levada a cabo pela Universidade de Frankfurt, na Alemanha. Em causa está …

"Bola de fogo" cruzou o céu sobre o Mediterrâneo a 105 mil quilómetros por hora

Uma "bola de fogo" atravessou o mar Mediterrâneo e o norte de Marrocos na noite de quarta-feira, a 105.000 quilómetros por hora. A bola de fogo foi observada por um projeto científico espanhol a uma velocidade …

Duterte rejeita que a filha o vá suceder na liderança das Filipinas. "Isto não é para mulheres"

O líder das Filipinas, Rodrigo Duterte, descartou, na quarta-feira, a hipótese de a filha o vir a suceder no próximo ano, acrescentando que a presidência não é tarefa para uma mulher por causa das …

"Uma memória a flutuar no oceano." Encontrada, dois anos depois, uma mensagem numa garrafa

Uma mensagem no interior de uma garrafa sobreviveu a uma viagem de dois anos pelo oceano. Recentemente, chegou às mãos de um ativista ecológico, enquanto limpava uma praia da Papua Nova Guiné. Em novembro do ano …

As células imortais de Henrietta Lacks revolucionaram a Ciência

O ano de 1951 foi muito importante no campo da biotecnologia e, surpreendentemente, tudo começou com a chegada de Henrietta Lacks a um hospital norte-americano. Descendente de escravos, Loretta Pleasant nasceu a 1 de agosto de …

Humanidade não será capaz de controlar máquinas superinteligentes, avisam cientistas

Uma equipa de investigadores do Instituto Max Planck para o Desenvolvimento Humano sugere que seria impossível controlar máquinas superinteligentes. A tecnologia de Inteligência Artificial (IA) continua a evoluir de vento em popa, enquanto alguns cientistas e …

Em 1950, a vacinação em massa salvou a Escócia

Em 1950, Glasgow, na Escócia, viu-se a braços com um surto de varíola e o cenário era muito semelhante ao que vivemos hoje: as autoridades sanitárias tentavam rastrear todos os contactos de pessoas portadoras do vírus, …

Japonês aluga-se a si próprio "para não fazer nada". E tem milhares de clientes

Um homem japonês que ganha a vida a alugar-se a si próprio “para não fazer nada” atraiu milhares de clientes. O negócio começou em 2018. Por 10.000 ienes (cerca de 79 euros) - mais despesas com …

Documentos de vacinas roubados por hackers também foram "manipulados"

A Agência Europeia do Medicamento, entidade reguladora da União Europeia (UE), informou este sábado que os documentos da vacina contra a covid-19 roubados e colocados na Internet por hackers foram também "manipulados". A manipulação aconteceu depois …

Há 11 anos que não se consumia tanta eletricidade num só dia. A culpa é do frio

O país está a bater recordes de energia, tanto em termos de pico como de consumo diário. A culpa é da vaga de frio que assolou Portugal neste Inverno. O consumo de eletricidade bateu, na quarta-feira, …