Encontrado o túmulo de um guerreiro morto há mais de 3500 anos (e o seu tesouro)

University of Cincinnati

Um espelho de bronze com um cabo me marfim encontrado no túmulo de  um guerreiro emPylos, Grécia

Um espelho de bronze com um cabo me marfim encontrado no túmulo de um guerreiro emPylos, Grécia

Arqueólogos norte-americanos encontraram o túmulo inviolado de um guerreiro do período micénico, morto há mais de 3.500 anos e que continha um enorme tesouro, no sudoeste do Peloponeso, anunciou hoje o Ministério da Cultura grego.

Na urna de madeira, o guerreiro, presumivelmente uma figura pública do seu tempo, foi encontrado no sítio arqueológico do Palácio de Nestor, um dos reis da Guerra de Troia, precisa o comunicado.

O homem foi sepultado com jóias em ouro, entre as quais uma corrente ornada por pérolas e anéis com insígnias gravadas, uma espada de bronze com o punho em ouro e marfim, copos de prata e pentes de marfim.

Este tesouro pré-histórico, decorado à moda Minoica, com figuras de divindades e motivos florais e animais – touros, leões e águias – “é o maior descoberto nos últimos 65 anos” na Grécia Continental, salientou o comunicado.

University of Cincinnati

Uma corrente de ouro encontrada no tesouro do guerreiro grego

Uma corrente de ouro encontrada no tesouro do guerreiro grego

Os arqueólogos contabilizaram mais de 1.400 peças, “cuja qualidade atesta a influência minoica” vinda da ilha de Creta na civilização micénica, que se desenvolvia do Peloponeso a todo o Mediterrâneo oriental durante o II milénio antes da era cristã, prossegue o comunicado.

Com 2,4 metros de comprimento e 1,5 de largura, o túmulo foi descoberto durante as escavações iniciadas em maio, perto de Pylos, no sítio do Palácio de Nestor, construído entre 1300 e 1200 a.C. e cujas ruínas foram descobertas em 1939.

A Civilização Minoica surgiu durante a Idade do Bronze Grega em Creta, a maior ilha do Mar Egeu, e floresceu aproximadamente entre os século XXX e XV a.C.

Foi redescoberta no início do século XX, durante as expedições arqueológicas do britânico Arthur Evans. Os historiadorest referem-se-lhe como “o primeiro elo da cadeia europeia“.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …