Encontrado o túmulo de um guerreiro morto há mais de 3500 anos (e o seu tesouro)

University of Cincinnati

Um espelho de bronze com um cabo me marfim encontrado no túmulo de  um guerreiro emPylos, Grécia

Um espelho de bronze com um cabo me marfim encontrado no túmulo de um guerreiro emPylos, Grécia

Arqueólogos norte-americanos encontraram o túmulo inviolado de um guerreiro do período micénico, morto há mais de 3.500 anos e que continha um enorme tesouro, no sudoeste do Peloponeso, anunciou hoje o Ministério da Cultura grego.

Na urna de madeira, o guerreiro, presumivelmente uma figura pública do seu tempo, foi encontrado no sítio arqueológico do Palácio de Nestor, um dos reis da Guerra de Troia, precisa o comunicado.

O homem foi sepultado com jóias em ouro, entre as quais uma corrente ornada por pérolas e anéis com insígnias gravadas, uma espada de bronze com o punho em ouro e marfim, copos de prata e pentes de marfim.

Este tesouro pré-histórico, decorado à moda Minoica, com figuras de divindades e motivos florais e animais – touros, leões e águias – “é o maior descoberto nos últimos 65 anos” na Grécia Continental, salientou o comunicado.

University of Cincinnati

Uma corrente de ouro encontrada no tesouro do guerreiro grego

Uma corrente de ouro encontrada no tesouro do guerreiro grego

Os arqueólogos contabilizaram mais de 1.400 peças, “cuja qualidade atesta a influência minoica” vinda da ilha de Creta na civilização micénica, que se desenvolvia do Peloponeso a todo o Mediterrâneo oriental durante o II milénio antes da era cristã, prossegue o comunicado.

Com 2,4 metros de comprimento e 1,5 de largura, o túmulo foi descoberto durante as escavações iniciadas em maio, perto de Pylos, no sítio do Palácio de Nestor, construído entre 1300 e 1200 a.C. e cujas ruínas foram descobertas em 1939.

A Civilização Minoica surgiu durante a Idade do Bronze Grega em Creta, a maior ilha do Mar Egeu, e floresceu aproximadamente entre os século XXX e XV a.C.

Foi redescoberta no início do século XX, durante as expedições arqueológicas do britânico Arthur Evans. Os historiadorest referem-se-lhe como “o primeiro elo da cadeia europeia“.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …