Encontrado na Galiza submarino nazi desaparecido há 75 anos

USAF

O submarino alemão U-966 Gut Holz no dia 10 de novembro de 1943

Depois de muitos anos de busca, um grupo de mergulhadores encontrou finalmente os restos de um submarino nazi da Segunda Guerra Mundial. A embarcação foi encontrada na costa da Galiza, no noroeste da Espanha.

O submarino U-966 Gut Holz, que significa literalmente “boa madeira”, afundou-se em novembro de 1943 durante um ataque aéreo das forças aliadas.

A 10 de novembro de 1943, a marinha americana e a força aérea britânica atacaram o U-966 Gut Holz durante todo o dia. Os alemães defenderam-se e derrubaram um avião britânico. Porém, depois de conseguir escapar por algum tempo, o submarino alemão foi atingido por um bombardeiro da força aérea britânica.

A embarcação, que tinha quase 70 metros de comprimento, ficou seriamente danificada no bombardeamento. A tripulação alemã instalou então bombas-relógio e abandonou o submarino para que se afundasse. Oito tripulantes alemães morreram na operação. Outras 52 pessoas, o resto da tripulação, conseguiu chegar a terra firme.

Quase 75 anos depois, mergulhadores espanhóis encontraram os restos da embarcação alemã, a cerca de 25 metros de profundidade, próximo de uma área conhecida como Estaca de Bares. Segundo a imprensa local, os mergulhadores encontraram peças soltas e o que seria um pedaço do casco.

Depois de vários anos de busca, numa zona de acesso muito difícil por causa das condições marítimas, do clima e do solo rochoso, três mergulhadores espanhóis conseguiram avistar pela primeira vez os restos do submarino perdido.

“Os alemães afundaram o submarino porque estavam desesperados, sabiam que tinham as horas contadas. Os aviões dos Aliados estavam a atacar de todos os lados. Foi uma situação de emergência”, explicou Yago Abilleira, mergulhador e pesquisador de história naval, ao jornal La Voz de Galicia.

La Voz de Galicia

A equipa de mergulhadores que encontrou o submarino alemão U-966 Gut Holz

Abilleira explica que os restos do submarino estão totalmente dispersos por causa das explosões e da acção do mar. Antes de ser abatido, o U-966 voltava de uma operação na costa dos Estados Unidos, quando foi detectado pelas forças aliadas.

Esse tipo de submarino infligiu enormes danos às forças de combate aliadas durante a guerra, atacando comboios de suprimentos e navios. O Gut Holz era praticamente novo quando se afundou: tinha sido inaugurado nesse mesmo ano de 1943, e foi utilizado durante apenas 10 meses.

Na altura, a Espanha era uma ditadura comandada pelo general Francisco Franco. Oficialmente, o país manteve-se neutro na guerra, mas ofereceu ajuda à Alemanha nazi de várias formas. Essa relação de amizade permitiu que a tripulação alemã que sobreviveu ao naufrágio do U-966 regressasse com vida ao país natal.

De acordo com uma página alemã de história naval, a ubootarchiv.de, três barcos pesqueiros locais resgataram os 44 membros da tripulação, que se mantiveram a salvo na costa da Galiza. O site revela que o comandante do submarino, Eckehard Wolf, voltou para a Alemanha um ano mais tarde, em novembro de 1944, com um nome falso.

ZAP // BBC

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Também por cá temos um “bicharoco” (o U-1277) destes a descansar nas nossas águas, nomeadamente ao largo do Porto de Leixões. Outro caso interessante é o do U-977 que na sua fuga, no fim da 2ª Guerra Mundial, para a Argentina, parou na Ilha portuguesa (á data) de Cabo Verde para se reabastecer de diesel e mantimentos.

RESPONDER

Benfica - Aves | Triunfo de águia exuberante e perdulária

O Benfica respondeu ao triunfo do FC Porto no sábado com uma vitória caseira sobre o Desportivo das Aves, por 2-0. O resultado pode indicar algumas dificuldades por parte da formação “encarnada”, mas pode-se dizer, sem …

Aquecimento global no Pleistoceno elevou nível do mar até 13 metros

O aquecimento global no final do período do Pleistoceno, com temperaturas similares às previstas para este século, reduziu a camada de gelo da Antártida oriental e elevou o nível do mar até 13 metros acima …

Autor dos mais famosos estudos sobre comida viu 13 artigos retirados

O famoso investigador norte-americano está envolvido numa polémica, depois de 13 dos seus estudos científicos terem sido retirados de algumas publicações. É provável que nunca tenha ouvido falar de Brian Wansink mas, tal como recorda o …

NASA observa movimentos tectónicos recentes em Marte

A sonda Mars Express da NASA observou fissuras proeminentes em Marte causadas devido à ação de falhas tectónicas que atingiram a superfície do planeta há menos de dez milhões de anos. As imagens foram capturadas …

Mulher que acusa de abuso juiz nomeado por Trump para o Supremo aceita depor

Christine Blasey Ford, a mulher que acusou de agressão sexual o juiz Brett Kavanaugh, nomeado por Donald Trump para o Supremo Tribunal dos Estados Unidos, aceitou testemunhar perante o Senado, na próxima semana, disse neste …

Hubble deteta radiação nunca antes vista numa estrela de neutrões

Uma invulgar emissão de radiação infravermelha, de uma estrela de neutrões próxima, detetada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA, pode indicar novas características nunca antes vistas. Uma possibilidade é que exista um disco poeirento em redor …

Sócrates acusa direita de estar "empenhada" no processo Marquês

O antigo primeiro-ministro José Sócrates acusou este sábado a direita política portuguesa de estar "empenhada no processo Marquês através da manutenção da procuradora-geral da República". O ex-governante, que esteve neste sábado em Vila do Conde, distrito …

André Ventura vai lançar movimento para destituir Rui Rio

O vereador do PSD em Loures André Ventura vai lançar na próxima semana o movimento Chega, para substituir Rui Rio na liderança e colocar o partido no “espetro ideológico do centro-direita português”. Em comunicado, André Ventura …

Universidade brasileira cria gelado que reduz efeitos colaterais da quimioterapia

Foi criado no Brasil um gelado que ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com cancro. Desenvolvido por investigadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o gelado tem três sabores: morango, …

Irmãos portugueses que combatiam pelo Daesh dados como mortos na Síria

Os irmãos Celso e Edgar foram dados como mortos na Síria, revela o jornal Expresso neste sábado. Os dois portugueses eram jiadistas que combatiam pelo autodenominado Estado Islâmico (Daesh). Em Raqqa eram conhecidos pelo seu nome …