Há sinais romanos na cidade bíblica que Josué destruiu ao som de trombetas

archaeolog.ru

Uma equipa de cientistas russos descobriu que algumas partes da cidade bíblica de Jericó, na atual Palestina, se estabeleceram muito antes do que se pensava, revelou o Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências.

De acordo com a mesma investigação, foram encontrados novos achados na região, algumas das quais podem ser associados aos romanos.

A equipa de especialistas russos escavou, entre 2010 e 2013, a parte bizantina da cidade, cujas parede, segundo se lê na Bíblia, foram demolidas por Josué com a ajuda do som de trombetas. Em 2019, os cientistas voltaram às escavações, tendo desenterrado por completo e pela primeira vez toda a área arqueológica.

Em comunicado citado pela RT, o instituto revela que as primeiras camadas do local apresentam sinais que podem corresponder ao tempo dos romanos.

“Estamos convencidos de que, ocultado sob o monumento da época binzantina tardia, há um prédio escondido, com boas e largas paredes de tijolo, que são, provavelmente, parte de um mosteiro ou de uma grande casa”, explicou o líder da expedição arqueológica, Leonid Belyaev.

“Talvez o local tenha sido construído na época romana, mas a hipótese requer mais pesquisas para ser validada”, acrescentou Belyaev.

Segundo explicaram os cientistas, na parte residencial da cidade foram encontrados vários tipos de moedas datados entre os séculos I e IV d.C. Quanto ao mosteiro ou ao grande palácio, os especialistas precisaram que a construção tinham paredes de pedra e salas ornamentas com mosaicos.

No complexo industrial, os cientistas descobriram ainda um sistema de tanques e locais específicos para a produção de cerâmicas e metalurgia.

Jericó é uma antiga cidade da Palestina, situada às margens do rio Jordão, a cerca de 8 quilómetros da costa setentrional da parte seca do Mar Morto e 27 km de Jerusalém. É citada na bíblia cristã como uma importante cidade no vale do Jordão, na costa ocidental do rio Jordão.

Descrita no Velho Testamento como a “Cidade das Palmeiras”, é conhecida na Tradição judaico-cristã como o local do regresso dos israelitas da sua escravidão no Egipto, liderados por Josué, o sucessor de Moisés. É considerada a cidade mais antiga ainda existente, com mais de 10.000 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Albânia demoliu restaurante do homem que perseguiu turistas no capô do carro

O dono de um restaurante ilegal na Albânia meteu-se em sérios apuros depois de ter perseguido uma família de turistas espanhóis, colocando-se no capô do carro onde seguiam e partindo o pára-brisas. O restaurante que …

Sensores de radiação da Rússia desligaram-se misteriosamente após recente explosão nuclear

Nas semanas após um acidente nuclear fatal num campo de tiro de armas navais em Nyonoksa, quatro sensores de partículas radioativas que enviavam dados do território russo para uma rede de monitorização internacional desligaram-se misteriosamente. As …

Zumba. O negócio milionário que começou com uma distracção de um colombiano

Foi uma distracção que levou o bailarino colombiano Beto Pérez a criar a zumba e a construir um dos negócios actuais com mais sucesso em todo o mundo, avaliado em mais de 450 milhões de …

Ligações a Jeffrey Epstein abalam um dos mais prestigiados laboratórios de tecnologia do mundo

O MIT Media Lab junta áreas que vão do design à robótica e é responsável pelas mais vanguardistas inovações do Massachusetts Institute of Technology, uma das mais reputadas universidades do mundo na área da tecnologia. Agora, …

Choveu água preta em São Paulo

Na tarde de segunda-feira um fenómeno climático transformou o dia em noite na cidade de São Paulo em plena tarde. E choveu água preta. Nas redes sociais há inúmeras imagens de copos, garrafas e baldes que …

Macron vai encontrar-se com iranianos para debater acordo nuclear

O Presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou na quarta-feira que vai encontrar-se com representantes do Irão antes da reunião do G7, que decorre no próximo fim de semana, para trabalhar em propostas que salvaguardem o …

Pentágono confirma morte do filho de Osama bin Laden

O secretário de Defesa dos Estados Unidos (EUA), Mark Esper, confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho e herdeiro do fundador da Al-Qaeda, Osama bin Laden. "Esse é o meu entendimento", disse Mark Esper, numa …

Homem detido por filmar por baixo das saias de mais de 550 mulheres no metro de Madrid

Um colombiano de 53 anos foi detido e ficou em prisão preventiva nesta quarta-feira, em Madrid, acusado de filmar vídeos por baixo das saias de mais de 550 mulheres — algumas menores — e publicá-los …

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …