Há sinais romanos na cidade bíblica que Josué destruiu ao som de trombetas

archaeolog.ru

Uma equipa de cientistas russos descobriu que algumas partes da cidade bíblica de Jericó, na atual Palestina, se estabeleceram muito antes do que se pensava, revelou o Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências.

De acordo com a mesma investigação, foram encontrados novos achados na região, algumas das quais podem ser associados aos romanos.

A equipa de especialistas russos escavou, entre 2010 e 2013, a parte bizantina da cidade, cujas parede, segundo se lê na Bíblia, foram demolidas por Josué com a ajuda do som de trombetas. Em 2019, os cientistas voltaram às escavações, tendo desenterrado por completo e pela primeira vez toda a área arqueológica.

Em comunicado citado pela RT, o instituto revela que as primeiras camadas do local apresentam sinais que podem corresponder ao tempo dos romanos.

“Estamos convencidos de que, ocultado sob o monumento da época binzantina tardia, há um prédio escondido, com boas e largas paredes de tijolo, que são, provavelmente, parte de um mosteiro ou de uma grande casa”, explicou o líder da expedição arqueológica, Leonid Belyaev.

“Talvez o local tenha sido construído na época romana, mas a hipótese requer mais pesquisas para ser validada”, acrescentou Belyaev.

Segundo explicaram os cientistas, na parte residencial da cidade foram encontrados vários tipos de moedas datados entre os séculos I e IV d.C. Quanto ao mosteiro ou ao grande palácio, os especialistas precisaram que a construção tinham paredes de pedra e salas ornamentas com mosaicos.

No complexo industrial, os cientistas descobriram ainda um sistema de tanques e locais específicos para a produção de cerâmicas e metalurgia.

Jericó é uma antiga cidade da Palestina, situada às margens do rio Jordão, a cerca de 8 quilómetros da costa setentrional da parte seca do Mar Morto e 27 km de Jerusalém. É citada na bíblia cristã como uma importante cidade no vale do Jordão, na costa ocidental do rio Jordão.

Descrita no Velho Testamento como a “Cidade das Palmeiras”, é conhecida na Tradição judaico-cristã como o local do regresso dos israelitas da sua escravidão no Egipto, liderados por Josué, o sucessor de Moisés. É considerada a cidade mais antiga ainda existente, com mais de 10.000 anos.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vibrações provocadas por "estrelamotos" permitem precisar a idade da Via Láctea

Os tremores estelares registados pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, ajudaram a responder a um antigo enigma sobre a idade do "disco espesso" da Via Láctea. Uma equipa de cientistas, liderada por investigadores do Centro de …

Este casaco foi desenhado para nos ajudar a dormir em qualquer lado

A britânica Vollebak lançou um casaco, inspirado nos astronautas, que facilita a ideia de poder dormir, literalmente, em qualquer lado. A pensar em todas aquelas pessoas que gostam de fazer uma sesta ou outra, independentemente do …

DJ Juice WRLD morre aos 21 anos

A estrela do hip-hop norte-americano Juice WRLD faleceu este domingo (8), depois de sofrer convulsões no Aeroporto de Midway, em Chicago, avança o TMZ. O rapper tinha feito 21 anos a 2 de dezembro. De acordo …

"A Favorita" arrebata prémios do cinema europeu

O filme "A Favorita", do realizador grego Yorgos Lanthimos, arrecadou oito prémios da Academia de Cinema Europeu, numa cerimónia realizada em Berlim. "A Favorita" conquistou, entre outros, os prémios de Melhor Filme Europeu, Melhor Comédia, Realização …

Belenenses 1-1 Porto | "Dragão" escorrega e deixa fugir líder

O FC Porto não foi além de um empate na visita ao Jamor, ante o Belenenses. André Santos abriu as “hostilidades” e Alex Telles, na marcação de uma grande penalidade, fixou o resultado final. Com esta …

Caligrafia desleixada de Isabel I denuncia-a como a tradutora anónima de um livro romano

A rainha Isabel I de Inglaterra foi identificada como a tradutora anónima do livro "Anais" de Tácito. As idiossincrasias da sua caligrafia acabaram por ser fundamentais para a descoberta. Na análise a uma tradução de século …

Hashtags políticas como #MeToo tornam as pessoas menos propensas a acreditar em notícias

Tendem a passarem despercebidas, mas as hashtags são mais importantes do que julgamos. A questão que se impõe é: serão benéficas para a saúde democrática da Internet? Uma hashtag (#) é uma marca funcional, amplamente usada …

Sporting 1-0 Moreirense | "Leão" resolve à cabeçada

O Sporting regressou às vitórias na Liga NOS, embora não sem sentir algumas dificuldades, em especial no ataque. Os "leões" bateram o Moreirense por 1-0, numa partida em que remataram muito (28, máximo na Liga até …

Orçamento do Estado. "Sentido de voto do BE está completamente em aberto"

A coordenadora do BE afirmou, este domingo, que o sentido de voto do partido sobre o Orçamento do Estado para 2020 está "completamente em aberto", desejando que o Governo socialista atenda às reivindicações bloquistas. "Fizemos uma …

João Cotrim Figueiredo eleito presidente da Iniciativa Liberal com 96% dos votos

João Cotrim Figueiredo foi eleito, este domingo, presidente da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal, uma candidatura única que recolheu 96% dos votos na III Convenção Nacional do partido. A III Convenção Nacional do partido decorre hoje …