Há sinais romanos na cidade bíblica que Josué destruiu ao som de trombetas

archaeolog.ru

Uma equipa de cientistas russos descobriu que algumas partes da cidade bíblica de Jericó, na atual Palestina, se estabeleceram muito antes do que se pensava, revelou o Instituto de Arqueologia da Academia Russa de Ciências.

De acordo com a mesma investigação, foram encontrados novos achados na região, algumas das quais podem ser associados aos romanos.

A equipa de especialistas russos escavou, entre 2010 e 2013, a parte bizantina da cidade, cujas parede, segundo se lê na Bíblia, foram demolidas por Josué com a ajuda do som de trombetas. Em 2019, os cientistas voltaram às escavações, tendo desenterrado por completo e pela primeira vez toda a área arqueológica.

Em comunicado citado pela RT, o instituto revela que as primeiras camadas do local apresentam sinais que podem corresponder ao tempo dos romanos.

“Estamos convencidos de que, ocultado sob o monumento da época binzantina tardia, há um prédio escondido, com boas e largas paredes de tijolo, que são, provavelmente, parte de um mosteiro ou de uma grande casa”, explicou o líder da expedição arqueológica, Leonid Belyaev.

“Talvez o local tenha sido construído na época romana, mas a hipótese requer mais pesquisas para ser validada”, acrescentou Belyaev.

Segundo explicaram os cientistas, na parte residencial da cidade foram encontrados vários tipos de moedas datados entre os séculos I e IV d.C. Quanto ao mosteiro ou ao grande palácio, os especialistas precisaram que a construção tinham paredes de pedra e salas ornamentas com mosaicos.

No complexo industrial, os cientistas descobriram ainda um sistema de tanques e locais específicos para a produção de cerâmicas e metalurgia.

Jericó é uma antiga cidade da Palestina, situada às margens do rio Jordão, a cerca de 8 quilómetros da costa setentrional da parte seca do Mar Morto e 27 km de Jerusalém. É citada na bíblia cristã como uma importante cidade no vale do Jordão, na costa ocidental do rio Jordão.

Descrita no Velho Testamento como a “Cidade das Palmeiras”, é conhecida na Tradição judaico-cristã como o local do regresso dos israelitas da sua escravidão no Egipto, liderados por Josué, o sucessor de Moisés. É considerada a cidade mais antiga ainda existente, com mais de 10.000 anos.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.